O ranking de reclamações no comércio eletrônico

Jornal GNN – Segundo o ranking elaborado pelo Procon-SP, com as empresas de comércio eletrônicos mais reclamadas entre janeiro e agosto deste ano, a Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, lidera o levantamento com 4.960 reclamações registradas, mostrando um aumento de cerca 75% em relação ao mesmo período do ano passado, quando teve 2.827 reclamações.

A B2W Companhia Digital, dos sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, ficou em segundo lugar, dobrando os números de reclamações em relação ao ano passado, que passou de 580 registros para 1.174. Na sequência aparecem o Magazine Luiza, em terceiro lugar; Walmart, em quarto; e NS2.com Internet S/A, dos sites Netshoes e Zattini, em quinto.

O atraso na entrega do produto está entre as principais reclamações dos consumidores. A média de seguimento para este tipo de problema é de 36%, enquanto a Cnova tem 61%. Ainda, sobre a não solução dos problemas, a Cnova e B2W lideram o índice com 73% de satisfação, considerado baixo, já que a porcentagem mais próxima do desejado é do Walmart, com 90%; seguido pelo Magazine Luiza, com 89%; e NS2.com, com 86%.

Orientação ao consumidor

O Procon-SP ressalta que o cliente, no ato da compra, deve receber as informações com o prazo de entrega emitido no pedido e na nota fiscal. Em São Paulo, com a Lei 13.747/2009, as empresas são obrigadas a estabelecerem data e turno de entrega ou a realização de serviço ao consumidor. E, caso o produto não for entregue no prazo estipulado, o cliente pode cancelar a compra e receber de volta o valor pago. Para saber mais sobre esses direitor consulte o Guia do Comércio Eletrônico.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • Parece ser um ranking

    Parece ser um ranking mequetrefe provávelmente sem critérios de elaboração. A impressão é que ranqueiam por número de reclamações sem levarem em consideração o número de clientes atendidos (númerc de vendas). Se for isso, de cara já podemos afirmar que wall mart e talvez a netshoes tambem, aparecem como 4º e 5º lugares, o que provávelmente não condiz com a realidade proporcional, em que aí seriam os piores como 1º e 2º colocados. Essa é a primeira impressão, e acreditamos que num grande universo de ranqueados, esses cinco apontados como os piores sequer apareceriam aí se levassem em consideração a proporcionalidade nº ocorrencias/nº total de vendas 

    • Genésio !!!   É mesmo, pode

      Genésio !!!   É mesmo, pode ser até que esses caras sejam os maiores "inocentes e santos " do com ércio Brasileiro. É uma maldade...

       

    • Genésio !!!   É mesmo, pode

      Genésio !!!   É mesmo, pode ser até que esses caras sejam os maiores "inocentes e santos " do com ércio Brasileiro. É uma maldade...

       

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago