Destaque Secundário

Crescem as manifestações em todo o Brasil: Fora Bolsonaro!

do Portal Favelas

Crescem as manifestações em todo o Brasil: Fora Bolsonaro!

Neste 03 de julho o povo brasileiro voltou a ocupar as ruas, por todo o país, com centenas de atos de protesto, passeatas e carreatas da campanha Fora Bolsonaro. Os atos reuniram mais de 800 mil cidadãos e cidadãs em 312 manifestações em cidades brasileiras e outras 35 no exterior. Faixas, cartazes, panfletos e falas das principais lideranças nos carros de som deixaram claro o foco principal deste movimento: Basta de Genocídio! O povo não aguenta mais! Fora Bolsonaro!O ato no Centro do Rio reuniu mais de 70 mil pessoas, num alto astral de garra e animação. Outros 21 atos aconteceram em outros Municípios do nosso Estado.

Mas também ficou claro que os manifestantes não se contentam apenas em apear do Governo central da República o capetão negacionista e fascista que lidera o atual Governo Federal. Palavras de ordem comoVacina no Braço e Comida no Prato! Auxílio Emergencial de 600,00! Não aos Cortes na Educação! Fora Bolsonaro e Mourão! Fora Guedes Vendilhão! Em Defesa da Soberania Nacional! Em Defesa da Amazônia! Parem de nos Matar! Vidas Negras Importam! Não à Reforma Administrativa! Impeachment Já! Não às Privatizações!dialogavam o tempo todo com o mote principal da campanha, na miríade de cartazes, faixas e adesivos que enfeitavam os atos.

Diversidade de atores políticos e sociais, pluralidade de vozes e movimentos, mescla de cores e nuances de tons coloridos nas bandeiras e camisetas, muito vermelho, de vários partidos de esquerda, misturado com o azul da UNE, com o verde dos ambientalistas, com o amarelo do MNU, as cores do arco-íris do movimento lgbtqi+, o lilás das feministas, o branco, o preto, o laranja, o rosa, o rôxo,tudo junto e misturado. Forte protagonismo da classe trabalhadora, da juventude, das mulheres, dos coletivos lgbtqi+, mas também do movimento negro anti racista e de moradores de favelas. A onipresença da liderança de Lula aparecia estampada em várias camisetas, adesivos e bandeiras.

No ato do Centro do Rio poemas foram declamados e músicas foram cantadas, do alto dos carros de som. O clímax da manifestação aconteceu quando as cantoras Teresa Cristina e Marina Íris cantaram o samba enredo da Mangueira de 2019, ‘História pra Ninar Gente Grande’, fazendo os manifestantes cantarem junto a plenos pulmões.

Continue lendo no Portal Favelas.

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

Brasil registra 4,4 milhões de casos prováveis de dengue

Número de mortes confirmadas pela doença chegou a 2.246. Desde janeiro, nove Estados e o…

22 minutos ago

Haddad se encanta com o neoliberalismo, por Fernando Castilho

O ministro já vem se movimentando no sentido de reduzir o déficit da Previdência começando…

29 minutos ago

Com previsão de temporal, Inmet alerta “grande perigo” no sul do RS

Subiu para 90 o número de mortos pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas no estado,…

42 minutos ago

Madonna, 1º de Maio e RS: espasmos da realidade, por Wilson Ferreira

Seria como se o cosmos, em seus movimentos de pulsação e ressonâncias, quisesse nos alertar…

55 minutos ago

Gestão do RS colocou estado à venda e permitiu deterioração ambiental

Os efeitos do aquecimento global são uma realidade e tendem a ser cada vez mais…

1 hora ago

Tartaruga nadando de braçada, por Heraldo Campos

Pode acontecer que ligações clandestinas de esgoto doméstico sejam conectadas nas tubulações subterrâneas de coleta…

2 horas ago