A disputa no mercado dos tablets

Do Diário do Centro do Mundo

A guerra dos tablets 

de Pedro Cohn  

Como a briga entre Apple, Microsoft, Google e outras companhias neste mercado pode nos beneficiar

Vi uma entrevista com o Steve Jobs, alguns anos atrás, em que ele faz uma analogia entre computadores, smartphones e tablets. Segundo ele, em um futuro próximo os computadores pessoais serão como caminhões; já iPhones e iPads, como carros. “Alguns terão que usar caminhões para serviços mais pesados”, disse Jobs, “mas a maioria irá usar carros, mais leves e mais versáteis.” Essa frase do ex-CEO da Apple me atingiu como um raio. Sem dúvida nenhuma, foi a analogia mais bem colocada que já ouvi.

Partindo do principio que, no futuro, todos nossos leitores estarão lendo o El Hombre em tablets ou telefones, me sinto na obrigação de abrir a cortina de uma guerra que está acontecendo nos bastidores do mundo da tecnologia. Durante muito tempo, várias empresas tentaram criar um computador portátil com touch screen; só a Apple conseguiu. Hoje se contarmos o iPad como um PC, a Apple é a maior vendedora de computadores do mundo. E todas as empresas querem uma fatia desse mercado: Google, Amazon e Microsoft são apenas algumas das companhias que já lançaram ou vão lançar tablets este ano.

Vamos falar um pouco, agora, dos integrantes na guerra que já está acontecendo.

Nexus

O Nexus é marca que a Google criou para seus dispositivos móveis: tivemos alguns celulares fabricados pela HTC e pela Samsung, mas a empresa escolhida para produzir o Nexus 7 (tablet de 7”) foi a Asus. Ele não vem com câmera traseira, mas quem tira fotos em um trambolho desses? Por ser menor que os atuais, ele é mais portátil e mais leve, fazendo dele um bom companheiro. Ele roda no Android 4.1 Jelly Bean, que sem dúvida melhorou muito seu desempenho. Mas o grande atrativo dele é o preço: somente US$ 199. Um belo atrativo para quem quer estar preparado para o futuro.

Kindle Fire

O Kindle Fire foi o primeiro tablet com 7” polegadas, fabricado pela Amazon, e está sendo ameaçado pelo lançamento do Nexus. O preço dos dois é o mesmo, mas o Fire é de longe mais lento e não tem uma câmera frontal, para videoconferências. A Amazon tem planos para o Fire 2, mas nada de concreto ainda foi mostrado.

Surface

A Microsoft está fazendo um jogo arriscado ao entrar neste mercado. Esta semana algumas fontes relataram que o Surface virá com um preço bem acessível, abaixo dos US$ 200. Pela quantidade de características inovadoras, aposto que a venda não é visada ao lucro; com sorte terão um break even. A estratégia é se infiltrar em um mercado dominado pela sua arqui-inimiga, a Apple, e assim incentivar outras fabricantes a licenciar seu novo software, o Windows 8.

Galaxy

A Samsung já esta nessa guerra há algum tempo, mas ainda não abocanhou uma fatia grande do mercado, como conseguiu com seus smartphones. Com um tablet de 10.1” e outro de 7”, está colocando muitas fichas nessa indústria, mas nenhum dos dois aparelhos vêm com novidades substanciais. Eles são rápidos e têm caraterísticas técnicas bacanas, mas nada que agarre o consumidor. Os preços não são tão baixos, deixando assim a empresa coreana em um terreno perigoso. Mas podemos esperar que ela não durma no ponto, e lance em pouco tempo novos e mais atrativos tablets.

iPad

O iPad detém 68% do mercado e é de longe o mais procurado em lojas, fazendo dele o inimigo a ser batido por todo mundo. Seu preço é alto: o mais em conta custa US$ 399. Mas o sistema operacional descomplicado e o design fazem valer a pena. E por ter sido o primeiro tablet, o iPad tem uma vantagem mercadológica sobre seus concorrentes. Como a Apple não é cega, viu nesses novos tablets de preço baixo uma ameaça a sua hegemonia. Alguns especialistas dão como certo o lançamento do iPad mini, que traria uma tela de 7” e a um preço mais acessível, algo abaixo de US$ 300.

Mas o fato é o seguinte: essa briga entre gigantes é ótima para nós. Quanto mais as marcas se digladiam para conquistar consumidores, melhores serão seus produtos e menores seus preços. Independente do tablet que você escolha, portanto, pode ter certeza de que terá um aparelho de qualidade, muito útil para funções profissionais e para passar o tempo livre.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

10 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

10 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

11 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

11 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

12 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

12 horas ago