Categories: EconomiaEUA/Canadá

Analistas dizem que medidas do Fed ainda são uma incógnita para o mercado

Jornal GGN – A ata da reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) divulgada pelo Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) precisa ser observada com mais atenção em três pontos específicos, segundo avaliação realizada por analistas consultados pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.

A primeira questão a ser avaliada é de que é bastante provável que o Fed realize suas primeiras reduções de compra de ações, já que seu conselho está bastante inclinado a isso e deve anunciar as primeiras modificações em sua política monetária já em setembro. O comunicado do final de julho deus poucas explicações a respeito. Entretanto, se a economia continuar dando sinais de recuperação (como vem dando nos últimos meses), a instituição deve segurar o gatilho. O que falta é consenso entre suas vozes votantes – que, se não forem unânimes, podem adiar o processo.

O jornal também pede atenção para a estratégia a ser apresentada, caso exista mesmo a intenção de reduzir a compra de títulos. Na última semana, o presidente do Fed de St Louis, James Bullard, sinalizou que a mudança pode ser feita de forma gradativa, para que os mercados não sintam este peso. Atualmente, o Fed compra US$ 45 bilhões por mês em treasuries e outros US$ 40 bilhões em títulos hipotecários. Economistas são favoráveis ao corte inicial do primeiro, já que a compra de títulos lastreados em hipotecas podem impulsionar a economia, empurrando as taxas para baixo.

Como terceiro ponto importante, é preciso lançar luz sobre um determinado debate: a possibilidade de o Fed rever a sua orientação e a comunicação – as declarações independentes dadas por seus executivos sempre mexem com o futuro da política e da economia no mundo inteiro. Afirmar que pretende manter as taxas de juros próximas de zero, a curto prazo, até que a taxa de desemprego caia para a margem de 6,5%, muda completamente os rumos dos negócios. O movimento mexe diretamente na inflação que, se abaixo do objetivo de 2%, poderia representar um risco para o desempenho econômico.

 

 

Com informações do Wall Street Journal

Redação

Redação

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

30 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

1 hora ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

2 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago