Economia

As Amazônias e o futuro do Brasil

Por Paulo Kliass*

As crises mais recentes que a humanidade tem enfrentado parecem apontar para a necessidade de algumas mudanças significativas nos paradigmas que norteiam o processo civilizatório atualmente. E nesse movimento para a busca de novas referências para as necessárias formas de organização social, econômica, diplomática, cultural e ambiental, o Brasil pode oferecer sua valiosa contribuição.

No entanto, para que isso ocorra é fundamental que nosso governo seja ocupado por representantes da civilização e não mais da barbárie, como corre atualmente.

Os eventos de 2008 e 2009 associados à grande crise econômica e financeira colocaram em xeque o modelo hegemônico no mundo capitalista, onde a obediência cega aos ditames do receituário neoliberal só fizeram aprofundar a concentração de poder e de riqueza.

A partir das dificuldades impostas pela situação inesperada de caos nos mercados globais, percebeu-se a importância de uma ação articulada e coordenada dos Estados para impedir a continuidade da devastação. A espera passiva por uma solução que viesse apenas como resultado da combinação das forças de oferta e demanda talvez provocasse consequências ainda mais trágicas, colocando em risco a própria sobrevivência do sistema.

Assim, aquela experiência vivida pelas sociedades do centro do capitalismo levou a uma flexibilização das políticas de austeridade e à recuperação de um certo protagonismo do setor público no âmbito da economia, fato considerado impensável até à antevéspera do início da quebradeira das grandes instituições financeiras nos Estados Unidos.

A realidade da dinâmica ditada pelo movimento especulativo dos capitais e a ausência de instrumentos de regulação eficientes levaram a economia global à beira do precipício e as próprias instituições multilaterais, a exemplo do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), iniciaram um processo de revisão autocrítica das políticas implementadas nas décadas anteriores.

NASSIF: Sem Transportes, IPCA de 0,42%; com Transportes, de -0,68

Crise 2008/9 e pandemia: oportunidades perdidas

No Brasil, porém, a conjugação orgânica dos interesses do financismo tupiniquim com a ortodoxia ultrapassada do superministro da economia impediram que essas flexibilizações no modelo, levadas a cabo em todos os continentes, fossem adotadas aqui internamente.

Na verdade, desde 2015 o País prosseguiu na linha do austericídio em termos da política econômica e com a tentativa tresloucada de destruir o Estado, bem como promovendo o desmonte das políticas públicas. Além disso, a manutenção obsessiva do programa de privatização ia na contramão das necessidades de nossa sociedade e de tudo aquilo que era colocado em prática nos países ditos desenvolvidos.

A emergência da pandemia do Covid, em 2020, converteu-se em outro desafio para o modelo global, uma vez que os instrumentos necessários para combater o vírus, para desenvolver as vacinas e para implementar medidas do inevitável isolamento social exigiam vultosos aportes de recursos públicos nos países diretamente atingidos, bem como linhas de apoio a mecanismos de ação coordenada e solidária no plano global.

Pois também nesse momento a contribuição do Brasil deu-se no sentido contrário à sua tradição e às exigências da conjuntura. O negacionismo do governo Bolsonaro articulou-se à estratégia adotada pelo então presidente norte-americano, Donald Trump. Assim, o isolamento diplomático do nosso país dificultou ainda mais a busca por soluções efetivas de redução da gravidade e minoração das consequências da doença.

O Brasil só conseguiu evitar que a tragédia fosse mais acentuada do que os quase 700 mil mortos em razão das iniciativas da oposição para aprovar o auxílio emergencial no Congresso Nacional e pela disposição de atores ligados aos governos estaduais e às entidades de saúde e de pesquisa científica. Caso dependesse exclusivamente do desejo de Bolsonaro e de seus inúmeros ministros da saúde, os efeitos teriam sido ainda mais desastrosos.

Mas o fato é que o país perdeu a oportunidade de se apresentar ao mundo com toda a sua experiência passada e bem-sucedida na área da saúde pública, como bem atestam os programas de vacinação por meio do SUS, a campanha contra o HIV, o desenvolvimento de vacinas pelos laboratórios públicos, dentre tantas outras políticas exitosas no setor.

A questão energética e a guerra Rússia x Ucrânia: Brasil segue no erro

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia colocou as questões relativas à soberania nacional e à busca de alternativas energéticas no centro do debate do futuro da humanidade. Para além da busca urgente de soluções pacíficas para as disputas internacionais, o conflito expôs a precariedade do sistema de abastecimento com base em combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo e do gás.

Por outro lado, ficou exposta a fragilidade de um modelo concentrador das fontes de tais recursos e a extrema dependência da grande maioria dos países do mundo em relação aos detentores da exploração e do fornecimento de tais produtos. Mas também nesse quesito, percebemos o tamanho do equívoco que foi a alteração da política de preços da Petrobras, introduzida em 2016 pelo governo Temer & Meirelles, mantida posteriormente por Bolsonaro & Guedes.

A política “preço de paridade de importação” (PPI) atrelou as definições de preços internos dos derivados de petróleo à variação dos preços do óleo bruto no mercado internacional. Além dos efeitos nefastos e desnecessários sobre os custos de tais combustíveis, o governo tem levado a cabo uma total inversão na matriz de produção e distribuição dos mesmos.

Isso significa que foi abandonada a estratégia de o Brasil buscar sua soberania energética e aprofundada nossa dependência com relação à importação de tais derivados. Por outro lado, o congelamento de despesas públicas para atender às metas da austeridade fiscal tem provocado enorme atraso nos programas de pesquisa e desenvolvimento de energias alternativas. Some-se a tudo isso a intenção de privatizar a Petrobras, principal empresa estatal de energia no país.

 Esse quadro mais geral recoloca a questão estratégica da necessidade da inserção do Brasil no cenário internacional em outras bases e a urgência de implementação de um plano nacional de desenvolvimento. Nosso país conta com um potencial representado por duas imensas reservas naturais, as Amazônias verde e azul.

Apesar de todo o atraso em relação ao estudo e preservação de tais biomas, existe um grande consenso entre especialistas no mundo todo a respeito da importância dos mesmos para o futuro da sociedade humana. Neles estão presentes indícios da maior biodiversidade existente no planeta.

Amazônias verde e azul: o salto para o futuro

O bioma amazônico ocupa atualmente por volta de 4,2 milhões de km2, algo como 40% do território nacional. O reconhecimento de sua importância para o equilíbrio ecológico global tem ganho cada vez espaço. Ali estão presentes uma massa considerável de cobertura florestal de alta complexidade, além de cursos de água estratégicos. Já a Amazônia azul ocupa 3,6 km2 em razão da aplicação de uma faixa de 200 milhas náuticas de nossas costas marítimas.

Além disso, o Brasil pleiteia nas esferas internacionais da ONU a ampliação dessa zona econômica exclusiva em mais 2,1 km2. Em ambos os casos existe um vasto campo a descobrir no que se refere a espécies de flora e fauna, bem como as inter-relações entre elas.   

Assim, o conhecimento e a pesquisa voltados para uma exploração consciente e soberana de tais espaços devem nos assegurar um papel de destaque no debate global a respeito de alternativas para o futuro do planeta. Mas isso vai exigir um grande esforço de coordenação do Estado e um vultoso programa de despesas e investimentos públicos. Esta é uma grande oportunidade para que consigamos dar um verdadeiro salto para a frente, por meio de um avanço necessário nos domínios de ciência, tecnologia e inovação, por exemplo.

Guardadas as devidas proporções, esse passo pode ter significado semelhante aos efeitos trazidos pela corrida espacial para economia norte-americana. A criação da NASA em 1958 e os programas criados e desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos foram fundamentais para o grande salto tecnológico a partir de então. No caso das nossas amazônias verde e azul, trata-se também de um universo a ser desbravado e reconhecido, com consequências para todas as esferas da vida econômica, social, cultural e ambiental.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

Por inúmeras oportunidades, nossa sociedade esteve face a situações em que o famoso dito “o Brasil é o país do futuro” tinha todas as condições para se se concretizar. Mas alguma maldição não explicada parecia fazer o jogo daqueles que adicionavam a triste frase “e sempre o será”.

A exploração consciente, responsável e sustentável das duas Amazônias que temos à nossa disposição pode ser uma das últimas vezes em que o cavalo vai passar selado por aqui. Desperdiçá-lo mais uma vez seria a demonstração de uma enorme irresponsabilidade para com nosso povo e seu porvir.

*Paulo Kliass é doutor em economia e membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem um ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br.

Paulo Kliass

Paulo Kliass é doutor em economia e membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal.

Paulo Kliass

Paulo Kliass é doutor em economia e membro da carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do governo federal.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago