Categories: EconomiaMercados

Para FGV, consumidor permanece com postura cautelosa

Os dados de confiança do consumidor mensurados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) atingiram 113,9 pontos entre os meses de março e abril. O resultado interrompeu uma sequência de seis quedas consecutivas, mas permaneceu no menor patamar apurado desde março de 2010.

 

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foi comprometido pela piora nos prognósticos sobre o presente e melhora das expectativas sobre os meses seguintes. Segundo a FGV, os resultados combinados mostram que o consumidor está insatisfeito com a situação geral da economia e incerto em relação às perspectivas de melhora ao longo dos próximos meses.

 

De acordo com a pesquisa, o Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 2,3%, para um total de 121,6 pontos, ficando abaixo do nível médio dos últimos 60 meses, de 127,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) ficou pouco acima da média de 108 pontos e avançou para 109,6 pontos.

 

Os números referentes à satisfação do consumidor com a situação econômica local foram reduzidos em 6,7%, ao passar de 90,8 para 84,7 pontos. Este foi o menor resultado do índice desde setembro de 2009, quando a variação atingiu 81 pontos.

 

Já a proporção de consumidores que considera a situação como favorável diminuiu de 19,9% para 17,4%; no mesmo período, enquanto a parcela dos que a julgam ruim aumentou de 29,1% para 32,7%. Este foi o quesito que exerceu a maior influência negativa do ICC em abril.

 

Contudo, os consumidores se tornaram um pouco mais otimistas com o quadro para os próximos meses, embora não tenha sido suficiente para influenciar as compras de itens duráveis. A parcela de consumidores projetando melhora da situação financeira das famílias aumentou de 39,0% para 41,3%; a dos que preveem piora diminuiu de 5,1% para 4,3%. Com isso, o índice retornou ao patamar de fevereiro, após recuo em março. 

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

55 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

1 hora ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago