Covid-19 e a necessidade, agora mesmo, de uma renda básica universal, por Daniel Raventós e Julie Wark

Isso não é caridade, auxílio ou uma segunda melhor solução temporária à espera de dias melhores. É um direito humano, o direito do qual todos os outros direitos dependem: o direito à existência material.

© Generation Grundeinkommen – CC BY 2.0

Enviado por Alfeu

do CounterPunch

Covid-19 e a necessidade, agora mesmo, de uma renda básica universal, por Daniel Raventós e Julie Wark

Além da ameaça médica que revela uma brutal divisão de classe na assistência médica, a pandemia do coronavírus está criando um caos social e econômico nas populações dos excluídos. Se alguma vez a necessidade de uma renda básica universal foi evidente, o momento é agora. Mas os governos, tentando salvar o sistema neoliberal e aproveitando ao máximo o desastre para lançar as bases de uma nova rodada do capitalismo de desastre (link), não irão considerar isso. Para dar alguns exemplos dessa especulação catastrófica, o empresário laissez-faire por excelência, Sir Richard Branson, quer um resgate do governo de 7,5 bilhões de libras esterlinas para sua companhia aérea, e Trump propôs um pacote de estímulo de US$ 700 bilhões no qual as indústrias serão “estimuladas” às custas da Previdência Social e, mais uma vez, os pobres. Tanta coisa para o mercado livre.

Muitos países, principalmente na Europa, adotaram medidas extraordinárias e sem precedentes, incluindo fronteiras fechadas. Talvez o caso mais próximo de comparação com a situação atual seja a gripe “espanhola” (que não começou na Espanha, mas provavelmente em Fort Riley, Arkansas, ou uma base militar britânica na França ou, como uma terceira hipótese, no norte da China no final de 1917). Onde quer que tenha começado, afetou um terço da população mundial com taxas de mortalidade, dependendo das zonas, entre 10% e 20%. No final da pandemia de 1920, mais de quarenta milhões de pessoas haviam morrido. Acredita-se que o coronavírus seja tão perigosamente ativo até o início do verão, no mínimo. Portanto, ele ainda tem pelo menos três meses para causar danos.

Espera-se uma queda de 2-3% no PIB mundial (que é a definição de recessão) devido à situação econômica anterior ao início do COVID-19 e ao caos que está causando atualmente. A maioria da população não rica do mundo não recuperou suas condições de vida antes da crise de 2008 e agora está sendo atingida por outro tipo de crise. Naturalmente, os muito ricos também perderão. Segundo a Fortune, 10 de março foi o pior dia de queda em uma década para DOW, S&P 500 e NASDAQ. Quando a bolsa de valores de Nova York abriu em 16 de março, a Dow Jones caiu 9,7% (mais de 2.250 pontos) e a S&P caiu 8%. O desabamento das ações globais nas últimas semanas tem sido tão rápida quanto qualquer queda na história. E eles também perderão quando suas companhias aéreas e fábricas fecharem.

Mas a perda dos ricos não é no mesmo grau que atinge aos pobres. Os ricos não estão perdendo as condições de sua existência social, terão bons cuidados médicos, podem se esconder em seus bunkers(link) e, em todo o mundo, têm o poder de mitigar suas perdas, para que não percam tempo pedindo incentivos fiscais e procurando brechas legais para facilitar a demissão de trabalhadores. Os milhões de pessoas que não podem trabalhar por causa do vírus, provisoriamente ou a longo prazo, não sofrerão apenas “perdas”, mas as condições materiais de sua existência estarão em risco. Isso significa extrema vulnerabilidade que os tornará mais suscetíveis ao vírus, porque, por exemplo, eles não conseguem atingir as condições básicas de higiene prescritas pela OMS.

A resposta da UE à crise de 2008 foi impor medidas “austericídas” que atingiram estados inteiros como a Grécia e todas as populações vulneráveis. Agora, com a pandemia, parece que essas medidas, cujos efeitos terríveis se tornaram tão óbvios e conhecidos, não serão aplicadas. Não há muita coordenação neste lado do mundo. Por exemplo, o governo espanhol anunciou que assumirá o controle público dos provedores de saúde privados da Espanha e de suas instalações para lidar com o vírus, enquanto o governo britânico de livre mercado está gastando 2,4 milhões de libras por dia para leitos hospitalares privados. No entanto, medidas econômicas e sociais coerentes, públicas e universalmente aplicáveis ​​estão sendo vigorosamente pressionadas, embora não pelos governos. Em particular, ativistas de movimentos sociais e da mídia de esquerda estão pedindo renda básica, um pagamento monetário ,sem nenhuma condição, a toda a população.

Em muitos estados, as pessoas estão estritamente confinadas em suas casas e só podem sair em condições excepcionais, como compras de alimentos e farmácias. Isso significa perda de empregos ou trabalho “freelance” e uma enorme inquietação econômica. Se a Constituição dos EUA é um exemplo, os governos liberais ocidentais devem estabelecer a justiça, garantir tranquilidade doméstica, proporcionar defesa comum, promover o bem-estar geral e garantir os direitos de liberdade. Eles estão falhando em todos os aspectos e, quase se pode dizer, fazendo o oposto, bem como aumentando a repressão, através de uma vigilância em massa de suas populações e mentindo para elas sobre as preocupações nas questões públicas. Nós, o povo, não podemos contar com eles, mas devemos insistir em medidas que fortaleçam nossos direitos e capacidade de impedir novos abusos. Uma renda básica universal seria um começo muito bom, porque seria reforçar a existência social.

Isso não é caridade, auxílio ou uma segunda melhor solução temporária à espera de dias melhores. É um direito humano, o direito do qual todos os outros direitos dependem: o direito à existência material. As pessoas que não têm esse direito não podem ser livres porque dependem dos outros para sua existência social. Também não é uma forma de benefícios condicionados, algo a ser pleiteado ou obtido apenas quando você provar a algum burocrata que é digno, um folheto com uma lógica “ex post “(em italico)especial de apenas ajudar “as carências” depois que elas estiverem ajoelhadas. Essas pessoas que são feitas para implorar “fracassaram” porque estão desempregadas há muito tempo ou estão trabalhando em condições que as colocam sob o título de trabalhadores pobres, como é o caso de 15% dos assalariados da Europa e outras razões que são produtos do próprio sistema.

Os benefícios condicionais são melhores que nada, mas são oferecidos como uma tábua de salvação estreita para uma fração muito pequena da população verdadeiramente carente por causa da insuficiência, ineficiência e pobreza absoluta dos benefícios que supostamente estão combatendo a pobreza. Pessoas em situações desesperadorasas são humilhadas por serem pedintes subservientes, implorando por “benefícios”. O COVID-19 apenas tornou essa situação mais cruel para um número crescente de pessoas.

Uma renda básica igual ou acima da linha de pobreza em todos os países garantiria a existência material de toda a população, respeitando a dignidade de todos, porque isso não é “ajuda”, mas um direito que garante a existência social. A pandemia, literalmente uma questão de vida ou morte, tornou essa medida ainda mais urgente. Os governos são capturados por ataques dos eflúvios ao contemplar o “custo” de uma medida, mas existem estudos detalhados mostrando como ela pode ser facilmente financiada, basicamente por um sistema tributário mais forte no qual os ricos pagariam mais em impostos do que receberiam como uma renda básica. E ninguém diga que isso é injusto com os ricos quando um terço do PIB do mundo é escondido em paraísos fiscais. O que importa é que pagar esse “custo” da existência material e social de populações inteiras seja uma das principais prioridades da crise que estamos enfrentando agora. E se os benefícios sociais disso fossem pesados ​​contra o chamado “custo” (para os ricos que, lutando por seus bunkers, estão mostrando o quão antissociais são), poderíamos falar sobre um custo?

A propósito, qual seria o custo social de não introduzir agora uma renda básica universal incondicional?

Daniel Raventós é professor de Economia na Universidade de Barcelona e autor, entre outros, de Renda Básica: As Condições Materiais da Liberdade (Pluto Press, 2007). Ele está no conselho editorial da revista política internacional Sin Permiso.

Julie Wark é membro do conselho consultivo da análise política internacional Sin Permiso. Seu último livro é O manifesto dos direitos humanos (Zero Books, 2013).

Covid-19 and the Need, Right Now, For a Universal Basic Income

 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador