Desesperado, Macri adota a maior taxa de juros do mundo na Argentina

Mauricio Macri, presidente da Argentina

do Portal Vermelho

Desesperado, Macri adota a maior taxa de juros do mundo na Argentina 

Argentina de Mauricio Macri teve seu primeiro momento de pânico financeiro: em uma semana, a saída de capitais foi recorde e desvalorizou a moeda local em 8%. Com isso, o Banco Central Argentino subiu a taxa básica de juros de 27,5% para 40%, a maior do mundo.

Inicialmente saudado pelo mercado financeiro, Macri agora vê a economia da Argentina em crise e suas tentativas de reformas declinando. Em apenas oito dias, foram anunciadas três altas na taxa de juros do país, pegando o mercado e os investidores de surpresa.

Na primeira semana de maio, Macri teve de enfrentar uma grende fuga de capitais, o que o obrigou a desvalorizar a moeda local em 8% perante dólar, que chegou a ser cotado a 23 pesos.
O grau de insegurança e instabilidade da economia, foi chancelado pelo Banco Central argentino, que aumentou os juros básicos de 27,5% para estratosféricos 40% – superiores aos 21,78% praticados pelo governo bolivariano – batendo o recorde mundial em termos de taxa nominal, pegando os investidores de surpresa, segundo apontou o jornal O Estado de S. Paulo.

O Banco Central argentino apontou uma perda de credibilidade desde o fim de dezembro, quando a equipe econômica de Macri anunciou que deixaria de perseguir uma inflação ao redor de 10% e passaria a ter 15% como meta. Também contribuiu para esse caos econômico a valorização do dólar.

Em 2017, a inflação ficou em 24,8% e as projeções para 2018 são de mais de 20%.

Enquanto isso, a população pobre passou dos 4,7% registrados em 2013, último ano a ser medido anteriormente à posse de Macri, a nada menos de 32% da população total. O desemprego, que atingia 6% em 2015, aumentou em mais de 50%, passando aos 9,3% do ano passado.
 

 

Do Portal Vermelho

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • É educativo ver como todo

    É educativo ver como todo país periférico que comete o erro de praticar o capitalismo sem controles sempre acaba em crise cedo ou tarde, e sempre da mesma forma.

  • #

    Os coxinhas da Argentina tanto bateram na “esquerdinha Cristina” que agora conseguiram o que queriam: afundar o país.

    A Argentina já havia dado calote de 75% em sua antiga dívida externa, pelo jeito vai repetir a dose.

     

    • Março de 1999

      Pergunte para os argentinos o que eles acham da estilingada dos juros para 45% que o Armínio deu, em março de 1999, em sua reunião do COPOM, após assumir o Bacen no lugar do Chico Lopes.

  • Fez o mesmo que Armínio Fraga no governo FHC!

    Boa oportunidade para relembrar o governo FHC!!! Muita gente elogia a "responsabilidade fiscal" e a "estabilidade econômica" só não conseguem mostrar um único indicador sócio-econômico que reflita essas afirmaticas.

    Se seguir o mesmo caminho de Armínio Fraga o destino é óbvio: QUEBRA -> FMI.

    O papo furado neo-liberal levou mais alguns bilhões de dólares dos trouxas da América Latina e colocou mais alguns milhões abaixo da linha de pobreza!

    Em toda crise internacional os USA e Inglaterra já tem um fundo garantido de bilhões na América Latina... é só eleger um panaca liberal branquinho e bonitinho abaixo do equador.... e aguardar alguns bilhões fluindo para seus cofres.

    Agora pra Argentina serão só mais algumas décadas pagando FMI e sendo obrigada a adotar políticas neo-liberais para receber financiamento... até que a economia se deteriore tanto a ponto do papo furando neo-liberal midiático parar de funcionar... e o ciclo se repete infinitamente.

    Não importa o quanto as políticas liberais dêem errado na América Latina... mesmo assim elas estão certas!!! Para as elites locais a única opção de desenvolvimento é ficar tentando o sucesso.... mesmo que milhões morram de fome.

  • Tremer

    O Vampirão decidiu que desta primazia não abriremos mão. Bateremos a taxa da Argentina rapidinho. Tremer já sentiu a pressão do povo nas ruas no rolê do edificio incendiado em sampa. O polvo não abre mão da liderança!

    Barroso já faz palestra na Inglaterra, Dodge acompanha sejumoro aos USA, a popular fabrica de chocolate muda para a India, enfim, os sinais estão todos ai. A mayor taxa de juros voltará a ser nossa e nobody tasca!

    Brasil sil sil sil.

  • Quando macri se elegeu, a

    Quando macri se elegeu, a mídia reacionária e os manifestoches comemoraram a vitória de um "liberal" sobre a esquerda. Quando a Ar-rentina começou a despencar ladeira abaixo, começaram a chamar macri de social-democrata. Logo estarão dizendo que macri é comunista daqueles que comem criancinha no café da manhã.

    • Boa

      Lá como cá.

      ou vice-versa 

      Brasileños mandem Lula!

      Lulacá

      Solidariedade aos los hermanos.

      Vamos dar las manos, porque tamus fu, ferrados.

  • A Argentina elevou os juros a

    A Argentina elevou os juros a 40%. É evidente que o país vai quebrar. Os barões da mídia (donos da #RedeGlobo incluídos) estão fazendo boquinha de siri. De fato, é bem provável que eles estejam estão especulando na Argentina. Não ficarei surpreso se descobrirem que eles pagam propina para Mauricio Macri para saber quando devem realizar os lucros e tirar suas fortunas daquele país antes dele afundar. Isso explica inclusive a chegada de tropas dos EUA naquele país. O que Macri quer é garantir que os abutres (inclusive brasileiros) consigam tirar o dinheiro do país no momento exato sem oposição do povo e dos militares argentinos. 

    https://www.hispantv.com/noticias/argentina/375511/fuerzas-eeuu-ejercicios-militares-macri-congreso

    • É assim que se faz negócios

      É assim que se faz negócios na América do Sul, na visão das "elites" locais. E fica a dica de se perguntar porque o Brasil, estando em situação similar, ainda não recebeu tropas americanas para "exercícios": é porque as forças armadas brasileiras são incapazes de defender o próprio território ou porque elas já foram devidamente compradas por interesses externos?

    • Segundo a Forbes, a fortuna

      Segundo a Forbes, a fortuna dos marinhos que era 35 bi em 2016 passou para 7 bi em 2017. Onde foram parar esses 28 bi de diferença?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

15 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

16 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

18 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

19 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

20 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

21 horas ago