Categories: Economia

EUA tentam emplacar novo Acordo sobre Propriedade Intelectual

Por foo
EUA tentam emplacar novo Acordo sobre Propriedade Intelectual

EUA tentam emplacar novo Acordo sobre Propriedade Intelectual

Depois de terem visto a primeira tentativa fracassar, os EUA tentam emplacar uma nova proposta — o Acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP).

 

Como aconteceu com a proposta anterior, o acordo deveria ser negociado a portas fechadas, permanecendo em segredo por até 4 anos; mas, assim como aconteceu com a proposta anterior, o documento caiu na rede.

Aqui vai a tradução de alguns pontos-chave pelo Google, com pequenas correções:

Os primeiros relatórios sobre TPP foi que o USTR  consideraria tornar as leis de propriedade intelectual ainda mais draconianas. Não passa pela cabeça deles diminuir os níveis já demasiado rigorosos das leis de propriedade intelectual.

Alguns pontos-chave:

  • Proibição de importação paralela. Se um detentor de direitos autorais diz que não, os países teriam de bloquear a sua capacidade de compra de produtos legais e autorizadas em um país e importá-los para outro. Este é o chamado “mercado cinza”, que deveria ser perfeitamente legal, mas que muitas empresas gostariam de blocos para que eles possam preço de coisas muito mais elevadas em alguns países. [NT: Pense nisso como uma divisão do mundo em blocos — similar ao que foi tentado tecnologicamente com os DVDs, mas, dessa vez, com a força da lei. É a tática do “dividir para conquistar”].
  • Sanções penais em determinados casos de evasão DRM [NT: Sistemas de Restrição Digital], mesmo quando não há violação de direitos autorais, [NT: Exemplo – contornar o sistema de DRM para fazer um backup] indo além dos tratados existentes.
  • Impor responsabilidade aos prestadores de serviços para lidar com infrações. Sim, Hollywood pode finalmente ser capaz de forçar os provedores de internet a atuarem como sua polícia particular — algo que eles não conseguiram fazer os EUA.
  • Aina nessa mesma linhas, haveriam “incentivos legais” para que os provedores de internet ajudem os detentores de direitos autorais.
  • Esqueça privacidade. Provedores seriam obrigados a identificar os usuários, a pedido, indo além da legislação existente.
  • Expandir o que é considerado patenteável, indo na direção oposta do que é necessário. Mais preocupante, seria permitir que as patentes de invenções, mesmo que as invenções que “não pode resultar na melhoria da eficácia conhecida desse produto.” Isso parece ir contra a própria finalidade do direito de patentes, mas o USTR já mostrou que não se importa com os fundamentos constitucionais dos sistemas de patentes ou de direitos autorais.
  • Continua a idéia inquietante e problemática que as patentes devem ser assumidas válidas, mesmo se eles só foram revisados ​​brevemente.
  • Uma exigência de proibição à oposição de terceiros a pedidos de patentes. Isto é particularmente ridículo. Permitir que terceiros a oponham-se pedidos de patente (como é permitido com marcas) certamente ajudaria a prevenir que alguns pedidos de patentes muito ruins pudessem passar. Como pode o USTR impedir que um conceito tão básico quanto possibilitar a terceiros apontar patentes ruins antes que elas sejam aprovadas? Especialmente quando você combina isso com a “presunção de validade” em patentes, uma vez concedida, parece que o USTR está tentando aumentar o carimbo de borracha de aprovações de patentes.

É basicamente uma lista de como fazer ambas as leis de copyright e de patentes ainda mais anti-inovação.

Não admira que o USTR não queria que isso fosse divulgado. É uma piada, e eles devem saber que qualquer um que realmente entenda o que isso realmente significa riria da proposta. Deve ser por isso que o documento é declarado “confidencial” até quatro anos após a entrada em vigor:Desclassificar em: Quatro anos após a entrada em vigor do acordo de TPP ou, se o acordo não entrar em vigor, quatro anos após o encerramento das negociações. 

Se você achar que isso seja uma exibição desagradável de desvio da regulamentação, feito em segredo, para o benefício de algumas empresas, contra os princípios básicos do mercado livre e os direitos do consumidor, você deve se manifestar.

http://www.techdirt.com/articles/20110311/00104713434/us-proposals-secret-tpp-son-acta-treaty-leaked-chock-full-awful-ideas.shtml

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago