Economia

Indústria avança em nove regiões no mês de novembro

Nove dos quinze locais pesquisados para o cálculo da produção industrial nacional apresentaram crescimento em seus resultados na passagem de outubro para novembro, segundo levantamento sobre a indústria regional divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na análise nacional, a variação na produção industrial foi de 0,5% na passagem de outubro para novembro – o que, segundo o analista Bernardo Almeida, pode ser explicado com a queda da taxa de juros e uma política econômica expansionista.

“A queda da taxa de juros causa impacto direto na renda disponível das famílias, de maneira que o crédito está menos encarecido. Não podemos esquecer que os juros ainda estão em patamares elevados, mas conseguimos ver uma melhora na renda disponível das famílias, o que aumenta o consumo e impacta diretamente na cadeia produtiva industrial”, destaca Almeida.

Outro ponto importante foi a melhora na massa salarial da população, o que afeta a renda das famílias e, por consequência, seu padrão de consumo.

Principal polo industrial do país, São Paulo apresentou avanço de 1,9% em novembro e acumulou ganho de 2,3% nos últimos dois meses, influenciado pelo avanço visto no setor farmacêutico, corroborando o resultado nacional, que também teve esse setor como um dos destaques positivos.

Desta forma, a indústria paulista está 22% acima do patamar mais elevado (março de 2011), mas também é possível perceber melhora no ritmo de produção ante o visto pré-pandemia – com os dados de novembro, a indústria paulista está 0,4% acima do patamar pré-pandemia.

Já a indústria do Paraná apresentou a maior alta individual, com taxa de 5,4%, e foi a segunda maior influência no resultado nacional. Novembro foi o quarto mês consecutivo de resultados positivos no estado, que acumula ganho de 14,5%.

A segunda maior taxa positiva, e quinta influência no mês, veio da indústria do Espírito Santo, que eliminou parte da perda de 7,1% acumulada no período setembro-outubro graças à indústria extrativa.

Por outro lado, Pernambuco (-9,7%) e Amazonas (-4,2%) mostraram os recuos mais intensos na produção, com o primeiro local eliminando o avanço de 9,8% registrado em outubro e o segundo marcando o terceiro mês seguido de queda na produção, período em que acumulou redução de 15,1%.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

8 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

10 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

10 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

10 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

11 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

14 horas ago