Categories: EconomiaEnergia

O Iraque na presidência da OPEP

O PETROLEO IRAQUIANO – O Iraque deverá assumir neste ano a Presidencia da OPEP, um gesto  dos demais membros da organização para prestigiar o ressurgimento de um novo grande ator no mundo do petroleo. Após um longo periodo de crises, o Pais volta ser um player petrolifero importante.

Nacionalizada em 1972, a industria de petroleo do Iraque tem uma atual capacidade de produzir pouco menos de 3 milhões de barris dia mas o Governo do Iraque tem ambiciosos planos de chegar a 12 milhões em 2017. O Iraque não opera com contratos de concessão ou parceria, só de serviços, aonde a remuneração é de 10% do lucro, o que as companhias americanas consideram muito baixo e não tem interesse em contratar nessas bases, abrindo caminho para empreas da França, China, Russia, Tailandia,  Noruega e acreditem, até de Angola.

Mesmo com trinta anos de ditadura e tres guerras, a burocracia petrolifera do Iraque, que dirige a State Petroleum Organization e o poderoso Ministerio do Petroleo, é de primeira ordem, centenas de engenheiros e administradores formados nas melhores escolas da Europa e EUA.

A partir de suas reservas com provadas de 115 bilhões de barris, a 2ª do mundo, após a Arabia Saudita, o petroleo do Iraque é de alta qualidade e de baixo custo de extração.

Faz o Brasil muito bem em reabrir sua Embaixada em Bagdah, deveria tambem abrir caminho para a Petrobras voltar ao Iraque, aonde ja foi uma das principais exploradoras antes da guerra Irã Iraque, tendo a Petrobras descoberto um dos maiores campos, o de Majnoon.

Outro movimento que deve interessar à Petrobras e que esta ocorrendo aqui do nosso lado, são as manobras da Presidente Cristina Kirchner para renacionalizar a YPF, que foi comprada pela Repsol no tempo de Carlos Menem, sem todavia estatiza-la. A manobra se daria através da Pan American Energy, segunda petroleira da Argentina, controlada pelos irmãos Bulgheroni e que já estiveram duas vezes com Kirchner em longas reuniões para discutir a viabilidade do negocio, aproveitando que a Repsol está com problemas na Espanha e aparentemente poderia vender de volta a YPF, que era a grande estatal argentina de petroleo, mais antiga que a Petrobras. Com esse movimento, a situação da Petrobras na Argentina, que lá é a 3ª petroleira, se fragilizaria.  Não é segredo para ninguem que a Presidente Cristina detesta a presença da Petrobras na Argentina, portanto olho vivo nesse quadro ,

a Petrobras entrou na Argentina comprando por um valor bem alto a Perez Companc (US$2,2 bilhões)

e parece que esta dificil ter retorno no complicado mercado argentino, aonde ainda se usam velhos truques de tabelamento, nada é moderno na Argentina, um Pais que caiu do caminhão do tempo.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

1 hora ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

5 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

6 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

7 horas ago