Categories: Economia

Os dados da inadimplência em novembro

Do Guia Financeiro

Consumidor eleva inadimplência em novembro

Indicador é o maior apresentado em cinco anos, segundo Serasa 

Por Tatiane Correia

A inadimplência do consumidor apresentou crescimento de 3,5% no mês de novembro em relação ao período anterior, segundo levantamento divulgado pela consultoria Serasa Experian.

Esta foi a sétima alta consecutiva do indicador, representando a maior elevação entre outubro e novembro já apresentada desde 2005. Na avaliação com novembro de 2009, a inadimplência saltou 23,2%, a maior entre os meses de novembro desde 2001. Já a análise dos acumulados (janeiro a novembro de 2009 e de 2010) aponta um crescimento de 5%.

NadeNa decomposição do índice, o endividamento do consumidor com empresas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) subiu 7,7%, contribuindo com uma variação positiva de 2,8%. As dívidas com cheques sem fundos e com os títulos protestados também tiveram alta e contribuíram com 1,7% e 0,1%, respectivamente, enquanto as dívidas com os bancos caíram 2,3%, contribuindo com um decréscimo de 1,1%.

Quanto ao valor médio das dívidas, o montante apresentado ao longo do ano mostra que o valor médio dos cheques sem fundos subiu 24,5% (de R$ 1.005,45 para R$ 1.252,10), enquanto os títulos protestados e as dívidas não bancárias tiveram crescimento de 6,4% (de R$ 1.111,82 para R$ 1.183,09) e 4,7% (de R$ 372,76 para R$ 390,24), respectivamente. Já as dívidas com os bancos retrocederam 2,7% (de R$ 1.349,03 para R$ 1.311,97), representando a única modalidade com variação negativa.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a inadimplência do consumidor se agravou e mudou de patamar em novembro – desde junho de 2010, a inadimplência apresentava crescimentos mensais inferiores a 1,9%. A aceleração registrada em novembro é resultado do maior endividamento e comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, sobretudo no Dia das Crianças.

Ao mesmo tempo, levantamento relacionado as expectativas dos empresários para o Natal mostram que as vendas do varejo terão um forte crescimento nesta data. Dessa forma, o consumidor deve ampliar seu endividamento e destinar uma parte de seu 13º salário para o pagamento de dívidas. No encerramento de 2010, a inadimplência do consumidor deve ficar próxima à verificada em 2009, cuja expansão foi de 5,9%, sobre 2008. 

Luis Nassif

Luis Nassif

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