Guerra na Ucrânia entra no 7º dia com ministro da Rússia falando em 3ª Guerra Mundial e armas nucleares

Autoridades da Rússia e Ucrânia devem se reunir ainda nesta quarta-feira, sétimo dia de conflito, para a segunda rodada de negociações

lavrov
Foto: Serviço de imprensa do Parlamento Russo via Sputnik Brasil

O sétimo dia de guerra na Ucrânia começa nesta quarta-feira (2) com a Rússia declarando controle sobre a primeira cidade de tamanho considerável, Kherson, e a intensificação da operação militar na cidade de Kharkiv. Ainda hoje autoridades dos dois países devem se reunir para a segunda rodada oficial de negociações pelo cessar fogo.

O governo da Índia emitiu um comunicado urgente pedindo que os cidadãos indianos deixem Kharkiv o quanto antes. Enquanto isso, a mídia dita ocidental se choca e trata como “ameaça” a declaração do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sobre uma terceira guerra mundial envolver armas nucleares.

Segundo informações da agência de notícia RIA, Lavrov disse que a Rússia enfrentaria um “perigo real” se Kiev adquirisse armas nucleares com países do Ocidente. Há alguns dias, a Rússia vem exigindo que os Estados Unidos retirem bases com armas nucleares de países europeus que sequer fazem parte da OTAN.

Leia também: Como seria uma guerra nuclear entre Rússia e EUA-OTAN, segundo pesquisadores

De acordo com a mídia europeia, a Ucrânia informou que mais de 2 mil civis foram mortos durante os primeiros seis dias de invasão russa. Além disso, cerca de 6 mil soldados russos teriam sido abatidos. A Rússia não fornece dados sobre suas tropas.

Na terça (1/2), um comboio de 60 km de comprimento foi detectado por imagens de satélite marchando rumo a Kiev, a cerca de 30 km de distância da cidade. De acordo com o site da emissora Al Jazeera, o comboio russo agora está a cerca de 25 km de distância da capital ucraniana.

Os bombardeios russos de cidades ucranianas continuaram. Por volta das 11 horas da manhã no horário de Brasília, barulhos de sirene foram registrados na cidade de Kiev por um canal que exibe câmeras na cidade, ao vivo, desde o começo do conflito. Acompanhe por aqui.

Na noite de terça, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o fechamento do espaço aéreo norte-americano para aviões russos. Segundo o site Sputnik Brasil, isso significa que aviões que partiram da Rússia podem ser interceptados e a tripulação apreendida pelos EUA. União Europeia e Canadá também tomaram a mesma medida.

Com informações do NDTV

Leia mais:

1 – Xadrez da Rússia com fôlego e da marcha da insensatez em andamento, por Luis Nassif

2 – Rússia pode tomar Kiev, mas insurgência ucraniana resistiria por 10 anos com apoio da OTAN, diz ex-agente da CIA

3 – Um roteiro para entender melhor a guerra Rússia-Ucrânia

Veja também na TV GGN:

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Agora entendo melhor o jogo da Rússia.
    1) OTAN move seus peões para a Ucrânia;
    2) Esqueça a superfície da guerra circunscrita na Ucrânia e sansões – apenas o movimento de peões – e olhe os movimentos da rainha: Russia eleva alerta nuclear;
    3) Pode demorar uns dias, semanas ou até alguns meses, mas a ficha da população européia vai cair ao ser lembrada que falta de paz com a Rússia a coloca sob a mira de mísseis nucleares com o dedo no gatilho (além dos prejuízos econômicos mútuos ao sancionar a Rússia). É o mesmo sentimento que a população russa sente quando a OTAN se expande para o leste. Peraí? Então o Putin não é o vilão tão malvadão assim. Ele está defendendo seu povo de uma ameaça nuclear, o mesmo que queremos para a gente – dirá o europeu.
    4) Governos europeus que incitaram a guerra vão perder eleições para opositores que defenderem acordos de paz com a Rússia e cooperação econômica para obter energia e alimentos mais baratos, ter acesso ao mercado russo, enfim desenvolvimento econômico mútuo. Resultado a médio prazo: OTAN contida e talvez extinta a longo prazo pelo menos no formato atual, maior cooperação econômica com Rússia. Xeque-mate de Putin.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador