Categories: Eleições

“Estou esperançoso. Agora eu acredito 100%”

 

O presidente Lula valeu-se do prognóstico feito por ele quando indagado, em Moscou, sobre as chances de um acordo com o Irã, para cacifar sobre um possível acordo de paz entre a Colômbia e a Venezuela. Lula, que desembarcou na noite de sexta-feira (6/8), em Bogotá (Colômbia), para participar de jantar oferecido pelo presidente Álvaro Uribe, na Casa de Nariño, palácio do governo, e da posse do presidente eleito Juan Manuel Santos, disse que está “muito esperançoso” com relação ao fim do impasse dentre as duas nações.

“Vocês lembram bem quando estava em Moscou e me perguntaram sobre as chances de um acordo com o Irã. Agora, acredito 100%”, apostou o presidente brasileiro ao deixar o hotel na capital colombiana.

 
O fato referido pelo presidente ocorreu em maio deste ano durante reunião com o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, quando assegurou que as chances de selar um acordo com o governo de Teerã era de 99,9%. Naquela ocasião, Lula e o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, buscavam entendimento com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sobre produção de energia nuclear.

Antes de chegar em Bogotá, o presidente brasileiro esteve em Caracas (Venezuela), quando reuniu-se com o presidente Hugo Chávez. A participação do chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, na posse do presidente Santos, tem sido interpretada como o sinal de entendimento entre as nações. A autorização de Chávez para que a Venezuela seja representada na cerimônia do presidente Santos abre caminho para os entendimentos.

No mesmo sentido, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, também acredita numa solução para o impasse. Garcia acompanha a visita do presidente Lula aos dois países afirmou que o Brasil pode tornar-se importante interlocutor para sacramentar a paz. Ele assegura que o momento atual deve ser de observação sobre as posições das partes.

“Poderemos ter boas surpresas num prazo relativamente curto”, avaliou Garcia.

Neste sábado, o presidente Lula comparece à Praça Bolívar, em Bogotá, para a cerimônia de transmissão de cargo. Na imprensa local, o novo presidente da Colômbia tem assegurado que somente irá se manifestar sobre a questão após assumir a presidência da Colômbia. Mais cedo, a futuraministra das Relações Exteriores, María Ángela Holguín, numa conversa com jornalistas brasileiros, explicou que o assunto deve ser observado com mais calma. Hoguin reúne-se, neste sábado (7/8), com o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) com o propósito de tratar da relação entre Brasil e Colômbia.


 

Recent Posts

Mandato de Sergio Moro no Senado nas mãos do TSE

Relator libera processo para julgamento de recursos movidos por PT e PL em plenário; cabe…

11 horas ago

Uma “Escola para Anormais” no Recife, em Água Fria, por Urariano Mota

Diante disso, quando respiramos fundo, notamos que a escola seria uma inovação. Diria, quase até…

12 horas ago

Praticante da cartilha bolsonarista, Pablo Marçal mente sobre proibição de pouso de avião com doações

Coach precisava ter passado informações básicas à base com 3h de antecedência; base militar tem…

12 horas ago

Enchentes comprometem produção de arroz orgânico do MST no RS

Prognósticos mostram que perda pode chegar a 10 mil toneladas; cheia começa a se deslocar…

13 horas ago

Nova Economia debate o poder da indústria alimentícia

Com o cofundador do site O Joio e o Trigo, João Peres; a pesquisadora da…

13 horas ago

Processos da Operação Calvário seguem para Justiça Eleitoral

Decisão do Superior Tribunal de Justiça segue STF e beneficia ex-governador Ricardo Coutinho, entre outros…

13 horas ago