Educação

Nos 90 anos da USP, Lula defende política de cotas nas universidades

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta quinta-feira (25), da solenidade que marcou o início das comemorações pelos 90 anos da Universidade de São Paulo (USP). Na ocasião, o petista destacou a importância da política de cotas nas universidades no combate às desigualdades, o que permitiu que a USP tenha hoje a “cara do Brasil”.

A cada dia que passa, a USP vai ficando cada vez mais com a cara do Brasil. Uma cara que é preta, uma cara branca, uma cara parda, uma cara indígena. Não é mais a USP pensada para que São Paulo oferecesse ao Brasil a inteligência para governar esse país, mas é a cara do povo brasileiro da periferia, que, durante muitas décadas, nem sonhava em chegar na USP”, declarou Lula. 

Hoje, mais da metade dos estudantes da USP vieram da escola pública. Isso significa que, desde sua adesão ao sistema de cotas, a USP está mostrando que para fazer parte do chamado “berço do conhecimento” não é preciso nascer em berço de ouro”, acrescentou o presidente.

Lula argumentou também que o conhecimento é uma das mais poderosas ferramentas à disposição da sociedade e que o papel do governo é democratizar o seu acesso. “O conhecimento nas mãos de poucos, em benefício de poucos, provoca mais e mais desigualdade. E não se constrói um grande país com tanta desigualdade. Foi por isso que investimos cada vez mais na educação, da creche à pós-graduação“, pontuou

Foi por isso que democratizamos o acesso ao ensino superior. Implantamos a Lei de Cotas. Fizemos o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni (…) Demos aos filhos dos trabalhadores a oportunidade de se tornarem doutores. Porque é assim que se constrói um país mais desenvolvido e mais justo”, afirmou o presidente. 

Lula criticou ainda os desmontes da gestão federal passada, encabeçada por Jair Bolsonaro (PL), mas frisou que “o tempo do obscurantismo ficou para trás”. “Os últimos anos foram de ataques às universidades, à produção científica e à educação como um todo. Tempo de anti-ciência, de obscurantismo. Felizmente, esse tempo ficou para trás”, completou.

Também marcaram presença no evento a primeira-dama Janja da Silva; o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Educação, Camilo Santana (PT); o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); e a ministra da Saúde, Nísia Trindade; entre outras personalidades. 

Orquestra e Medalha Armando de Salles Oliveira

Lula recebe Medalha Armando de Salles Oliveira. | Foto: Ricardo Stuckert

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fez o concerto que marcou o início das comemorações do aniversário e incluiu no repertório obras de Camargo Guarnieri, George Gershwin e Modest Mussorgsky.

Além do número musical, houve a abertura de uma exposição, com participação de ex-reitores, e a entrega da Medalha Armando de Salles Oliveira para entidades e pessoas com atuação de grande relevância na parceria com a USP ao longo dos anos. 

Receberam a medalha o presidente Lula; a ministra Nísia Trindade; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e outros.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

54 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

57 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

1 hora ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

3 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

4 horas ago