Mendonça Filho esvazia Fórum Nacional de Educação

Jornal GGN – Depois de receber Alexandre Frota e Marcelo Reis, o ministro interino do MEC, Mendonça Filho, inviabiliza e esvazia o Plano Nacional da Educação, exonerando 31 assessores técnicos. Desse total, 23 eram ligados à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e oito, à Secretaria Executiva da pasta. A lista dos desligados foi publicada no Diário Oficial da União de hoje, dia 2.

O Fórum Nacional de Educação é a instância com atividades mais afetadas, pois foi criado para mediar a interlocução e promover a participação e controle social, desde a concepção, passando pela implementação e avaliação da política nacional de educação e no acompanhamento da tramitação de projetos legislativos referentes às políticas para o setor e na avaliação dos impactos da implementação do Plano Nacional da Educação (PNE). Esta instância foi criada a partir de deliberação da Conferência Nacional de Educação (Conae) de 2010.

O coordenador do FNE Heleno Araújo, declarou à Rede Brasil Atual que ficaram sem equipe de trabalho. Heleno é representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) no órgão. Segundo ele, a atuação dos servidores já vinha sendo prejudicada com a negativa de providências por parte da Secretaria Executiva do MEC, a que está vinculada.

“Não vínhamos mais conseguindo sequer encaminhar as solicitações de convites para o trabalho de articulação dos planos de Educação de estados e municípios. No dia 31, fomos pedir, formalmente, para que esses encaminhamentos fossem providenciados. E ontem soubemos que a toda a equipe seria exonerada”, conta Araújo.

Paa Heleno, este é mais um gope contra o processo de consrução da participação social nas políticas educacionais, representando uma ameação à impmelmentação do PNE. Se a sociedade não tem participação e entram setores conservadores, do tipo que o ator Alexandre Frota representa, “o sinal é de retrocesso”, alerta ele.

Há ainda o perigo, segundo Heleno, é a sinalização de apoio que a atual gestão do MEC têm feito a projetos que são claramente retrocesso, com cerceamento da prática docente, de criminalização dapromoção e reflexão sobre os direitos humanos por parte de setores fundamentalistas. “É o caso de iniciativas como a chamada Escola Sem Partido ou Escola Livre, contrárias ao livre pensamento, à liberdade de expressão e reconhecimento das diversidades nos espaços educativos”, diz ele.

Murilo Camargo, professor do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade Federal de Brasília (UnB), foi um dos exonerados. No Facebook, ele desabafou: “Encabecei a lista dos exonerados hoje! Estou feliz por estar do lado certo e, ao mesmo tempo, triste por ver o início do desmonte da Secadi com a exoneração de quase metade de seu quadro em uma única canetada. Volto para a UnB e, de lá, continuaremos lutando pela EJA, pela diversidade e inclusão na educação!”

(Com informações da Rede Brasil Atual)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Caro Nassif
    Qual a

    Caro Nassif

    Qual a necessidade de um Fórum, em meio a golpistas?!

    Chama o Frota e deixe rolar, sem segunda conotação.

    Saudações

     

     

    • A criança é mestra em

      A criança é mestra em criticar os outros como se vê na TV Câmara mas não gosta de ser criticada.

  • Bandidos.

    Na hora que uns morrerem...digo, uns tipo Serra, Mendonça, Padilha, Temer, Gilmar, entre outros, aí falarão em terrorismo...estão procurando...quem procura acha...e será sem viés político, será por raiva de CORRUPTOS DESCARADOS...ENTREGUISTAS.

  • Amanhã

    Fico imaginando o dia de amanhã para Mendoncinha!

    Das duas, uma! Ou Temer liga para ele dizendo "é isso mesmo,meu garoto!" , ou

    Ou " que merda você fez, desgraçado!!! Não viu o que aconteceu com a tentativa de extinção do Minc? Quer me fuder!. A turma da educação é muito maior, seu bostinha!"

  • golpistas não educam...

    causam instabilidade aonde quer que chegam para assim poderem neutralizar qualquer tipo de educação anterior

    não ensinarão nossos jovens a viverem de maneira certa, mas sim de acordo com o que eles, golpistas, consideram ser o certo

    junte pornografia com psicopedagogos de deus e destrua toda a juventude ou futuro de um país

  • a Educação de uma das maiores

    a Educação de uma das maiores economias do planeta nas mãos do crime organizado..,...na disputa pelo butim o congresso de bandidos está colocando o pais abaixo, todas as áreas sendo detonadas...assim constroem um Estado para chamar de seu, para usar o termo de Romulus...

  • Esse é o jeita da direita

    Esse é o jeito da direita governar...

    Eles têm a opinião formada e NÃO PRECISAM DE DECISÕES CONSENSUALIZADAS.

    L'État c'est moi.

     

  • Pilantras do Golpe

    50 anos de atraso em 3 semanas. A conta do golpe já tá chegando, então é preciso pagar aos que viabilizram; o STF, a Procuradoria, a PF, o PIG e outros coxinhas.

    E pensar que ainda tem otário acreditando que agora vai melhorar.

  • Se assim  quer a socieade

    Se assim  quer a socieade bananeira, que seja então... Resta aos dignos sairem e o último jogar um molotov na sala.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

9 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

12 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

13 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

14 horas ago