Datafolha do “otimismo” sugere derrota da mídia na cobertura econômica

Jornal GGN – A leitura da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra que o brasileiro não engoliu o terrorismo midiático feito em torno da gestão econômica de Dilma Rousseff (PT) nos últimos anos. Essa é a avaliação do cientista político da UFRJ e coordenador do projeto Manchetômetro, João Feres Júnior.

Segundo o Datafolha, caiu de 50% para 31% o número de eleitores que acham que a inflação vai aumentar – patamar mais baixo registrado desde 2007. O número de crentes que o desemprego vai diminuir saltou de 23% para 31%, e aqueles que acham que a situação econômica do País vai melhorar após as eleições cresceu de 32% para 44%. Apenas 15% imaginam que vai piorar, independente do vencedor da disputa presidencial.

A Folha de S. Paulo usou os dados da nova pesquisa para justificar que a sensação positiva em torno da economia está diretamente relacionada à eleição. Trocando em miúdos: o eleitor de Dilma está otimista porque está confiante na reeleição da petista e na consequente melhora do setor. O eleitor de Aécio Neves (PSDB) é tão convicto quanto o eleitor de Dilma e também aposta que a economia ficará melhor com a possibilidade de vitória tucana.

Mas, segundo Feres Júnior, a explicação para o otimismo do brasileiro chama-se “horário eleitoral gratuito”. Em entrevista ao GGN, ele argumentou que a mídia tem feito, há anos, uma cobertura derrotista e quase uníssona da situação econômica durante o governo Dilma, que somente a intervenção da propaganda petista pode justificar a mudança de pensamento do eleitorado. 

Os dados do Manchetômetro ajudam a comprovar a tese do noticiário tendencioso. Desde 2013, o laboratório observou que o Jornal Nacional, O Globo, Estadão e Folha publicam um volume monstruoso de reportagens negativas sobre economia, passando para o seu leitor ou telespectador que vivemos uma crise à parte – embora o desemprego esteja em 5% e a inflação, dentro da banda da meta.

O expediente negativista não se alterou durante o período eleitoral. Desde que a campanha começou oficialmente, lá em meados de julho, 260 reportagens ruins para Dilma foram publicadas, ante 27 positivas e 64 neutras (dados atualizados em 21 de outubro de 2014).

“Se você olhar ao redor do mundo, verá que os Estados Unidos estão em um ciclo de pouco crescimento e estagnação, a Europa está em crise, a China está desacelerando, e nós estamos relativamente bem. Mas o eleitorado estava submetido somente à informação da mídia, fora do período de campanha. É só notícia ruim, e mesmo quando é notícia boa, há sempre um recorte ruim. ‘Caiu a taxa de desemprego, mas caiu menos do que no mês passado’, por exemplo. Na época da campanha, há mais informação no horário eleitoral de rádio e TV, e nos debates. Ou seja: a grande mídia perde o monopólio informativo. Isso mexe com o eleitorado. As pessoas começam a pensar na experiência pessoal”, apontou Feres Júnior.

Empate técnico

De acordo com o Datafolha, Dilma lidera a disputa numericamente com 52% das intenções de voto válidos, ante 48% de Aécio. É a primeira vez que a presidente aparece na frente, mesmo que em situação de empate técnico em função da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos.

Na visão de Feres, Dilma tem mais motivos para comemorar a pesquisa do que Aécio. Isso porque a petista melhorou a avaliação de governo, cresceu entre o eleitorado de classe média e entre mulheres, e reduziu a distância de Aécio na região Sudeste, onde se concentra os principais colégios eleitorais do País. Na contramão, o tucano caiu em todas as regiões, perdeu pontos entre o gênero feminino e assistiu sua rejeição ultrapassar a de Dilma (41% contra 40%).

Reta final

Para o cientista político, a corrida, nessa reta final, será em busca do voto dos indecisos. Nesse cenário, Dilma não pode frear a campanha de desconstrução de Aécio, e o tucano também não pode diminuir o tom do discurso antipetista e em prol da alternância de poder.

“O Manchetômetro mostra que o Aécio é protegido pela mídia. Os escândalos do PSDB e do Aécio não têm cobertura ampla. É papel importante da campanha da Dilma mostrar o que a mídia não mostra, já que ela funciona como um braço de campanha tucana. Já do lado de Aécio, acho que ele tem um problema. Porque como a mídia já bate há tanto tempo no PT e  em Dilma que essa pancadaria está saturada. Qual é o novo escândalo que vão inventar para tirar a reeleição de Dilma? As pessoas que mudariam de voto por causa da campanha antipetista, já mudaram e já foram reveladas nas pesquisas. O cenário está estável”, avaliou Feres Júnior.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O pig mentiu tanto que ninguém acredita mais

    O que tenho visto de gente que está espumando de ódio da Globo, engraçado que o ódio que os Marinho tentaram disseminar contra Dilma terminou virando contra eles mesmos, já vimos este filme. Conforme nos relatou o jornalista Jânio de Freitas, da Folha, na véspera do suicídio de Getulio Vargas a população espumava de ódio contra Vargas por causa de um certo "mar de lama" que era propagado pela imprensa. Com o sucidio de Vargas, a ficha caiu e o odio se virou contra o pig, a população partiu para o ataque e ateou fogo no pig

    • Em física, nos laboratorios

      Em física, nos laboratorios quando usamos capacitores tomamos o cuidado para não romper o dieletrico ou seja aplicamos a tensão adequada, caso o contrario ele queima e já era. Acho que algo muito parecido aconteceu com a população em relação a carga de noticias negativas, queimou.

      • Em fisica os laboratorios..

        Quando o nassif estava nascendo,fui o represetante Cia Hering primeiro e Sulfabril depois,no grade sul de minas.Dois sinônimos de camisetas que representava 60% de uma campanha politica. Veio a proibiçao,perdi a chance de trocar da carra a cada eleiçao.Depois entendi porque um cidadao ficava durante 4 anos vestindo a camiseta de um candidato ao colher café numa geada de matar.Era a unica vestimenta/roupa que tinha para vestir.Era miseria pura por todos os lados.A Futurista de Poços de Caldas vendia uma camieta Hering por 30% do salario miimo.E nós tinhamos cotas-freio porque a economia era protegida.O Nassif poderia contar "O como funciona" em nosso salvelindo.Explicando esse milagre Lula/Dilma e fazer uma força para aprender o que era miseria nesse Patropi.Eu sabia,vendia camisetas para neguinho colher café,trabalhar na roça com roupa de politico,e se fosse nova dava para ir em casamentos,festas e até em Aparecida agradecer a santa.

  • Novidades nunca vistas

    Um fato que ilustra bem esta questão foi quando, no horário eleitoral, foram mostradas as linhas de trasmissão de energia no Amazonas, com torres gigantes. Um indivíduo postou numa rede social que "era mentira. Se fosse verdade, por que a Globo nunca mostrou isto?". Foi convidado, educadamente, a visitar o local ou pedir que moradores da região, via rede social, lhe confirmassem através de fotos "in loco".

  • Mais tópicos sobre pesquisas... Haja paciência

    Nesse momento, acho piores os tópicos sobre "resultados positivos" que sobre resultados negativos ou empate. Otimismo demais atrapalha, adormece. PESQUISAS SAO APENAS FORMATADORAS DE OPINIAO. Nao significam nada além disso, e na maioria das últimas vezes têm sido fraudadas (ou erram escandalosamente). 

    • Querida, voce entendeu

      Querida, voce entendeu errado:  o item desbanca a media atravez de pesquisas de manchetes.  O Manchetometro esta fazendo um trabalho excelente e a media brasileira simplesmente falhou por falta de competenciae de conteudo mesmo.

      • Nao foi do manchetômetro q falei, mas das pesquisas eleitorais

        Acho ficar confiando em "bons resultados" que elas acaso mostrem perigoso. Lembra da Dilma a meio ponto da vitória no primeiro turno? O que houve de gente aqui que cantou vitória antes da hora? Temos que lutar pensando na hipótese de nao estarmos na frente, mas perto, de modo a que cada voto tenha que ser conquistado. 

  • Vi agora que perdi 9 "amigos"
    Vi agora que perdi 9 "amigos" no facebook, sem postar nada na pagina deles, apenas pelos textos que compartilho em minha pagina.Em compensaçao ganhei 3 desconhecidos novos amigos.A campanha continua.Nunca fui filiado a nenhum partido e nunca fui de fazer campanha eleitoral, mas esse momento eh critico, pois o retrocesso bate a porta com seu bico amarelo.Ja consegui mais um voto, parece pouco, mas nao eh. Inundei de madrugada meu predio de manchetes da era FHC e o desemprego, racionamentos, etc.A batalha eh ardua, mas vale a pena, tudo pra nao deixar todas as conquistas escapar pelos dedos.Hoje conseguirei mais um eleitor, podem anotar.Eh nossa vez de comandar a presidenta ate a cadeira de onde nao deve sair. Mudamais, Dilmais!!

  • Amostra da concorrência

    Caros colegas

    fiz um comentário num video do Rodrigo Constantino no qual  ele defende  abertamente o voto no adversário. 

    Logo, logo surgiu uma pessoa e  postou um determinado conteúdo, conforme segue abaixo.

    Tirem suas próprias conclusões. Apenas gostaria de dizer que o meu otimismo supera o aspecto meramente econômico.

    Saudações 

    Mogisenio

    Com muito respeito à pessoa, portanto, sem nenhuma ofensa a quem quer que seja:Toda a conversa do autor acima não convence mais.
    É evidente que o MEU VOTO, assim como o da MAIORIA DOS BRASILEIROS vai para DILMA 13.
    Já é uma vencedora: venceu em 2010, venceu no 1º turno, inclusive em MINAS GERAIS, que também elegeu o governador do PT no primeiro turno!  
    Ademais,  segundo as pesquisas, sua excelência já  está vencendo no 2º turno. 
    Portanto, cara presidenta  Dilma, falta pouco para confirmar sua carreira vitoriosa. Conte com o meu voto. Meu voto é DILMA 13.
    Essa é a minha mensagem aos colegas que votam e respeitam adversários! 4 Ver todas as 2 respostas  
    Erik Fabian53 minutos atrásCom todo respeito, vai tomar no cu.Leia maisMostrar menos2

     

    Mogisenio

    4 minutos atrás Olá Erik,
    não lhe conheço e muito menos lhe ofendi. Não sei por que você disse isso. 
    De qualquer forma, saia dessa meu caro. Vote na Dilma 13. É o melhor caminho.
    Eleitores que votam nela respeitam os adversários.
    Boa sorte  ·  

     

  • A Folha  vendo frustrados

    A Folha  vendo frustrados seus esforços derrotistas contra o governo, assistindo o avanço do império do bom senso e percebendo a rejeição que sucessivos desvios no discurso de seu candidato e sua assessoria mais próxima está provocando, somando ainda a proximidade do FHC com o Aécio e as infelizes manifestações daquele que deveria ficar escondido, trata de abandonar o barco, tal como os ratos fazem ao perceberem o naufrágio iminente. Prepara sua alegação de equidistância das candidaturas, como se fôssemos um bando de desmemoriados e não tivéssemos sido prejudicados pelas suas seguidas tentativas de manipulação da opinião pública, com reflexos negativos na economia. A lamentar apenas que o governo Dilma, nos próximos 4 anos, não cobrará deste cabo eleitoral dos tucanos o pre;co de suas ações desvairadas e continuará financiando a  Folha com anúncios do governo e suas empresas. Sonho com o dia em que este tipo de imprensa será afastado dos cofres públicos e os recursos ali investidos serão destinados a fins mais nobres. Posso imaginar algumas dezenas de finalidfades que trarão muito mais resultados para o povo brasileiro, do que colocar propagandas nas páginas imundas deste jornaleco. Lamentavelmente o governo encara este tipo de reação como não democrática. Mas todos sabemos que adversário, passadas as eleições devem ser respeitados, mas inimigos não.

  • > A leitura da pesquisa

    > A leitura da pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22)
    > mostra que o brasileiro não engoliu o terrorismo midiático feito em
    > torno da gestão econômica de Dilma Rousseff (PT) nos últimos anos.

    Bobagem.

    A população caiu sim no terrorismo econômico.

    O que ajudou a aliviar o pessimismo foram os 10 minutos diários que a Dilma passou a ter para contrabalancear o noticiário negativo.

     

  • O FHC está convocando a nação

    O FHC está convocando a nação para no dia 22 todos sairem às ruas em apoio ao Aécio Neves e contra a roubalheira neste país.

     

    • Contra a roubalheira dos

      Contra a roubalheira dos outros, claro...a deles, fica sempre a cargo dos engavetadores espalhados pelo país.

    • Acho q p serra teria mais

      Acho q p serra teria mais força pra chamar alguem que ele. A populÇao em geral desconhece ou ignora FHC. Que, gosta dele sao varios jornalistas e alguns intelectuais. Outros varios q ja tive a oportunidade de ver, dizem q fhc fala mta besteira e eh aplaudido.

       

      se acho q vai haver gente nessa manifestaçAo? Sim, eleitores do Aecio, talvez black blocs, o q ficAria feio pra eles.

      e se nao der ninguem? Se nao der ninguem e a midia repercurtir, sera um tiro no peh.

       

      petistas se afastem de la e vao propagandear em outro lugar, pois o quea midia iria adorAr eh dizer que petistas "agrediram" tucanos

    • Convocação deÉfgágácê

      E desde quando os eleitores vão atender uma convocação de um desmoralizado como esse senhor?

  • E justiça eleitoral querendo

    E justiça eleitoral querendo que a gente fique só ouvindo promessas de candidatos. Leva quem é mais fluente? Já cansamos disso.  O mote da alternância de poder não faz sentido hoje quando se promete mudança radical de rumos. Se estivéssemos desgovernados e só afundando como na época do FHC, justificaria a mudança. Mas não é o que estamos vivenciando nas conquistas sociais do governo de coalizão do PT. Sempre assistimos descontinuidade de projetos com a alternância de poder, obras inconclusas, prejuízos para a população. O projeto tucano dá medo, muito medo.

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