Dilma diz que está preparada para ataques de Aécio contra a Petrobras

Jornal GGN – A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, disse em entrevista coletiva no fim de semana que está preparada para o primeiro debate eleitoral do segundo turno, que acontece nesta terça (14), às 22h, na Band. A expectativa é de que Aécio Neves (PSDB) siga a linha dos últimos debates e explore a investigação que acontece na Petrobras, principalmente porque a Justiça Federal no Paraná passou a entregar à imprensa, nos últimos dias, os depoimentos de Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff, que colocam PT e partidos aliados em situação complicada.

Dilma disse que não teme ser atacada por Aécio quando o assunto é corrupção, argumentando que o ex-governador de Minas Gerais não tem idoneidade para falar sobre gestão pautada pela ética e moral. Pelo teor das críticas que a presidente dispara contra o tucano nessa nova fase da campanha, Aécio pode se preparar para enfrentar mais perguntas sobre o aeroporto de Cláudio, sobre o déficit de investimentos em saúde no Estado que governou por 8 anos, entre outras irregularidades e deslizes.

“Eu não temo nada. Eu tenha uma vida limpa e além disso, tenho tolerância zero com a corrupção. Eu não faço uso de dinheiro público [para fins pessoais]. Eu jamais desapropriei pedaço de fazenda de familiar meu, jamais construí aeroporto nessa fazenda e jamais peguei a chave desse aeroporto e entreguei para ser gerida por um familiar meu”, disparou Dilma, em alusão ao aeroporto da cidade mineira de Cláudio. A Folha de S. Paulo revelou, em junho, que Aécio construiu o aeroporto na fazendo de um tio-avô. A obra, concluída em 2010, custou 14 milhões de reais aos cofres públicos e não está autorizada pela Anac.

Na época, Aécio veio a público para admitir que fez uso do aeroporto para visitar a fazenda da família. Ele afirmou que não sabia que o equipamento ainda não tinha registro junto à Anac. A Folha revelou que as chaves que dão acesso à pista ficam em posse do tio de Aécio, enquanto o imbróglio sobre a desapropriação do terreno ainda corre na Justiça. Dessa forma, há quatro anos, o aeroporto construído com orçamento estadual não está disponível para a população.

“Eu tenho prática de uso absolutamente correta dos recursos públicos. Quem me conhece sabe que é assim, a regra é essa. Não tem essa história de tentar explicar o inexplicável. Não é só questão de ser legal ou ilegal. Não é moral”, acrescentou Dilma.

Caso Petrobras

Sobre os vazamentos da ação penal que investiga fraudes na gestão da Petrobras, Dilma destacou que pediu informações ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal sobre o teor dos depoimentos de Paulo Roberto Costa e Yousseff, mas que não obteve acesso sob a justificativa de que a delação premiada torna o processo sigiloso.

Dilma criticou o vazamento seletivo de informações, e avaliou que se a Justiça Federal no Paraná decidiu dar publicidade ao caso, deveria, então, expor todos os envolvidos, e não apenas os que têm alguma ligação com o PT. A presidente também criticou o impacto das informações no noticiário em período eleitoral, destacando que nenhuma prova foi apresentada até o momento.

“O que considero incorreto é que as provas e denúncias não estão sendo encaminhadas direito nessa fase. Para se divulgar, divulga-se tudo, queremos ver todos os envolvidos, para que depois da eleição a gente não tenha surpresa de ver que denunciantes da véspera eleitoral são parte da denúncia. Ou não se manipula esse processo e abre todas as informações, ou se usa esse processo com grande prejuízo da democracia!”, pontuou a petista.

E acrescentou: “Mas quero deixar claro que doa a quem doer, as pessoas têm de responder pelo que fazem. Que se faça, então, uma divulgação ampla, geral e irrestrita. Porque vamos ver como era no passado: no passado, o diretor geral da Polícia Federal um filiado do PSDB. Não tem aparelhamento maior da máquina do que colocar um filiado de qualquer partido em determinados cargos.”

Outro lado

O UOL publicou essa semana uma reportagem na qual especialistas em Direito afirmam que os depoimentos de Yousseff e Paulo Roberto Costa vazados à imprensa podem perder a validade. Segundo o portal, a Justiça Federal do Paraná informou que a divulgação das gravações não é “vazamento”, e o que está sob sigilo são os termos da delação premiada.

“As referidas ações penais não tramitam em segredo de justiça e, portanto, por força dos mandamentos contidos nos artigos 5º, inciso LX, e 93, inciso IX da Constituição, estão sujeitas ao princípio da publicidade. Os interrogatórios foram realizados em audiência pública, acessível a qualquer pessoa. (…)  Permanecem sob sigilo os termos da delação premiada, que não se confundem com as declarações prestadas ou a serem ainda prestadas na ação penal, que é pública”.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Um político que tem o telhado

    Um político que tem o telhado de vidro que tem Aécio soa como piada de mal gosto fazer o discurso anti-corrupção, Dilma sim tem estatura moral para desmascarar o candidato dos ricos.

  • Quer protestar? Vote NULO

    Está na hora de começar a campanha "Retrocesso não é protesto, é burrice, Quer protestar, vote nulo"

    Dar seu voto "de protesto" para quem vai arrochar salario minimo, reduzir direitos trabalhistas, promover recessão, entregar as riquezas do pais, perseguir a oposição, e ainda continuar com a roubalheira é SUICÍDIO.

     

  • Professores de Minas alertam sobre risco de eleger Aécio

    Ao assumir, ele promoveu o choque de gestão, com a ideia de que o Estado deveria gastar menos com a máquina administrativa e mais com as pessoas, e que o Estado equilibraria as suas contas. Após 12 anos, o saldo é extremamente negativo. O Estado não cuidou das pessoas, temos problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e segurança pública, não temos políticas que cuidam da nossa juventude, que combatam a violência, as drogas e que promovam a educação e o ingresso no mercado de trabalho. Os programas do governo mineiro têm duas características: são programas de vitrine que não atingem a maioria dos municípios, ou são programas do governo federal que, aqui em Minas, mudam de nome.

    http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/10/professores-de-minas-alertam-sobre-riscos-de-eleger-aecio-neves.html

  • Fico bastante preocupado com

    Fico bastante preocupado com o surgimento de certos arautos da ética e dos bons costumes na politica. Principalmente os alardeadores de combate à corrupção e de caça a marajás. Já surgiram vários deles e no final todo mundo assistiu ao desmonte das farsas que eles representavam: Fernando Collor, Artur Virgílio, Demóstenes Torres, Cássio Cunha Lima, Mário Couto, Heráclito Fortes entre outros. Coincidência ou não pertencem a partidos de direita. O pior é que tem grande aceitação no meio dos eleitores que normalmente não conseguem enxergar o canto de sereia embutido nas suas falas e discursos. Tenho a sensação que estamos vivendo algo parecido com isso, pois o assunto passou a ser tema central de campanha e já surge um novo arauto com essa bandeira. Coisas essenciais não estão sendo discutidas porque parece que boa parte dos eleitores está encantada com esse discurso velho e datada... Preocupante

    Mas para aqueles que ficam indignados de verdade com corrupção como eu, aqui vai o ranking das dez mais: http://www.itirucunoticias.com/2014/05/escandalos-de-corrupcao-do-brasil.html. Agora para ser justo e não ficar refém de uma indignação seletiva imposta pela mídia é fundamental responder a duas perguntas: qual desses escândalos foi apurado e teve gente punida? E como foram tratados todos eles? Pior ainda é quando se trata de trafico de droga, coisa que também me incomoda muito, pois tenho vários sobrinhos no auge da vida e não dependentes, e também amigos e conhecidos com dependentes na família. Nada mais avassalador do que isso. O que resultou da apreensão de um helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína, cujo dono é um representante do povo e o piloto funcionário ou ex-funcionário lotado numa assembleia de representantes desse mesmo povo? Você sabe pra onde ia essa droga? Você sabe que isso é trafico? Como vão se comportar as autoridades policiais em futuras apreensões, se as houver, sabendo do destino dado a esse caso? E o resultado final? Cadê a imprensa? Sabe quantas pessoas seriam afetadas pela distribuição dessa droga? E quanto ganhariam seus donos? Cadê a indignação da imprensa? Cadê a indignação dos eleitores? Cadê as manchetes garrafais? Cadê a edição bombástica dos tele jornais tratando desse assunto? Deu pra perceber o que é corrupção no Brasil? E que se certo candidato for eleito ela deixa de existir sumariamente? Por razões muito óbvias?

  • A Anarquista lúcida vai me

    A Anarquista lúcida vai me enquadrar, mas as estatícas não mentem como as pesquisas. As mulheres despolitizadas, são muito mais suscetíveis à aparência física do candidato. São muito machistas, não confiam em mulheeres e votam como foi o voto em collor de melo, midiático. Infelizmente, as mulheres despolitizadas, normalmente seguem os candidatos homens. O eleitorado maior é o feminino e esse voto pesa muito no resultado final, em democracias, é obvio. Já, na ditadura branca,  em golpes de urnas, o resultado dependerá do que for enfiado, literalmente, dentro delas antes de serem transportadas para os locais de votação. Por isso, preocupa-me tudo o que está ocorrendo nos resultados das pesquisas, pela primeira vez tão diferentes, em vários estados e as urnas com os mesmos tipos de problemas, em todas as seções que apresentaram problema relataram que foram o  mesmo problema. Idênticos problemas. Coincidência muita, para mim. Na faculdade, os colegas (90%) PROUNI, estão apavorados com a possível eleição de aócio, já os professores querem o "com jeito de presidente" (seja lá o que isso quer dizer para eles, estúpidos) para, pasmem, melhorarem a educação pública e privada. Tem um professor que trabalha na ANVISA, mas dá aula nas segundas- feiras Tarde e noite e no sábado) espalhando que o atual governo quer acabar com a ANVISA, dá para acreditar num panaca desses? Perguntei se ele está cansado de trabalhar, já que pela primeira vez (no governo fhc, algúém lembra da Anvisa trabalhando, ninguém sabia da existência dela no desgoverno do fhc), então, já que nunca havia eu visto tanta ficalização da Anvisa como no atual governo? Ele quase me fuzilou com o olhar, mas eu deu uma risada sarcástica, pois sabia que ele estava era querendo voltar a não trabalhar, só receber o salário e tim-tim.

  • uai, se teor das declarações

    uai, se teor das declarações não foi vazado, pq era público, pq não saiu tudo que a criatura disse até agora e pq não deram acesso a essas informações à petrobrás e à dilma quando foi pedido? se o segredo foi só em relação aos termos da delação (vc delata isso e eu lhe dou aquilo), essa explicação tá meio esquisita, né não?

  • dizem que numa guerra a

    dizem que numa guerra a primeira baixa e a verdade, a eleição me parece a mesma regra, por isso não acredito na informações que nenhum dos lado apresentam, nem quero entrar no assunto PIG, pois o UOL para mim já e caso de policia tamanha a campanha pro-Aecio!  

    mas leio nas entre-linhas, e me parece que a situação da Dilma esta periclitante, o artigo no PHA sobre o vicio do Aecio, me parece coisa de desesperado, e porque estaria desesperado se segundo ele e seu datacaf a Dilma teria virado?  aqui no Nassif o equilibrio e bem maior, mas como disse, o que o PHA disse nas entre-linhas e que me deixaram preocupado com a real situação da Dilma!

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

11 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

11 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

12 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

13 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

13 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

14 horas ago