Datafolha: Mesmo da prisão, Lula continua liderando em pesquisa

Jornal GGN – A prisão do ex-presidente Lula não resolveu o problema do partidarismo da justiça, o ex-presidente ainda carrega grande poder de influência no processo eleitoral. A conclusão é do Datafolha que, em pesquisa, mostra que 30% dos eleitores dizem que votariam, com certeza, em candidato indicado por ele, e somente 17% talvez o fariam. É muito.

Já 51%, na contramão, dizem que o apoio de Lula a um candidato os levaria a rejeitar esse nome. O que não esmorece a intenção do PT em registrar a candidatura de Lula apesar da prisão e pelo fantasma da Lei da Ficha Limpa pairando por perto.

De todo jeito, a pesquisa demonstra que Lula seria um fator determinante nesta eleição: seja como candidato ou como apoiador. 

Mas, mesmo que os 51% digam que rejeitariam nome indicado por Lula vale analisar o apoio de outros personagens de nossa história:  o candidato que Fernando Henrique Cardoso apoiar vai ter que se livrar dos 65% dos eleitores que rejeitariam uma indicação do ex-presidente tucano. E, no caso de Temer, a rejeição a qualquer candidato que ele apoiar sobe para estratosféricos 92%.

Um terço dos eleitores acham que o ex-presidente Lula deveria apoiar Ciro Gomes (PDT), caso seja impedido de concorrer as eleições deste ano.

O quadro fica disperso quando a pesquisa aponta cenários sem Lula como candidato. De acordo com o Datafolha, 45% doseleitores votariam em branco, anulariam o voto ou não escolheriam ninguém caso o substituto fosse Haddad. Marina Silva (Rede) herdaria 17% dos votos e Ciro, 13%.

O certo é que a prisão de Lula não facilitou a vida de seus adversários, ao contrário, eles ainda encontram dificuldades para conquistar eleitores. Na pesquisa Datafolha da semana passada mostra que Lula ainda leva 30% das intenções de voto e mais de um terço dos eleitores sem opção quando analisam o cenário sem ele.

A pesquisa contou com 2.824 entrevistas em 174 municípios e foi feita após a paralisação dos caminhoneiros.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • NÃO é favor  ..não é clamor 

    NÃO é favor  ..não é clamor  ..não é concessão  ..o BRASIL precisa exigir seus direitos

    A maioria não se deu conta. é MUITO GRAVE o que esta ocorrendo

    A JUSTIÇA tem que cumprir as leis e a CONSTITUIÇÃO estabelecida e valida, em vigor  ..vivemos na exceção, no voluntarismo e no arbítrio

    CHEGA !!!!!!

    AQUI vivemos um GOLPE ..o PODER JUDICIÁRIO não esta observando as REGRAS e a isonomia  ..ele esta VIOLENTANDO e agredindo a população e seus cidadãos

    ..há uma violência explícita ao direito BRASILEIRO  ...é uma dura realidade, mas estes magistrados, sem medo de errar, PRECISAM SER AFASTADOS E PUNIDOS (incluso STF) a bem da DEMOCRACIA e da civilização

    LULA precisa ser libertado ..isso não é pedido ou clemência  ..isso é uma EXIGÊNCIA da sociedade civilizada e das REGRAS pactuadas e aceitas ..ou isso ou a barbárie

     

     

  • A prisão do presidente Lula

    A prisão do presidente Lula parece estar atingindo os objetivos traçados pelos golpistas e seus apoiadores,ou seja,impedir que o presidente Lula continuasse a vançar eleitoralmente como vinha fazendo.

    Os golpistas não são idiotas,embora pareçam. Estão fazendo um jogo de risco zero para eles. Perderiam,com certeza ,se o presidente Lula estivesse livre.

    Agora,com este "casuísmo",precisam juntar seus cacos e podem ter uma chance de vencer e mostrar "legitimidade" coisa que tem faltado aos golpistas.

    Quanto ao PT e o presidente Lula,apesar de todos os percalços provocados pelas ações golpistas,se a situação não é confortável,é bem melhor do que imaginavam os golpistas e seus fantoches quando da derrrubada da presidenta Dilma.

    De qualquer forma,como vivemos um golpe de Estado,sabemos que as eleições,para eles,é uma mera formalidade e tudo que puderem fazer para manobrá-la,com certeza o farão. São golpistas. Nunca nos esqueçamos disto.

    • discordo em tese
      RISCO zero

      discordo em tese

      RISCO zero se a CORNUALHA (país dos cornos) permitir  ..62% já dizem, pelo data FRAUDE, que querem LULA

      Mas se o barco virar, o RISCO é ALTÌSSIMO  ..com direito a corte marcial e tudo

      O POVO é quem ao final vai decidir

      e não se esqueça, se com LULA vai ser difícil  ..paticamente impossível qq facção pacificar o país

  • Claro que eu votarei em quem Lula mandar

    Claro que eu votarei em quem Lula mandar, até mesmo como forma de protesto contra o golpe e os prepostos do Império tipo os miShell da vida, bem como em gratidão ao ex-presidente e como forma de grito contra sua prisão injusta, arbitrária e política.

  • estratégia

    Queria saber a opinião de vocês sobre uma estratégia que me passou na cabeça:

    Se Ciro acredita que a candidatura de Lula será impugnada, ele deveria ser o vice dele!
    E com a possível inelegibilidade do Lula, Ciro será eleito com o programa do PT (à moda Ciro) e apoio de toda a esquerda.

    Participaria de todos os debates, no que ele é muito bom.
    Venceria com mais de 50% dos votos no primeiro turno, numa coligação excelente: PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB e os Maria Vaia com as Outras.

    E, com a impugnação do Lula, minha ideia seria ficar a chapa: Ciro e Manuela.
    Daí eles se casam e seremos felizes para sempre.

    Perdoem a ironia, mas o papo é sério!

  • Ontem fui chamado de troll

    Ontem fui chamado de troll pago por uma alucinada porque não sou registrado (é norma ser registrado no site?) e porque contesto essa estratégia suicida aparentemente desenhada pelo PT. Nem 24 horas foram necessários para uma pesquisa confirmar, a essa altura, minha tese, a de que é ilusão pensar que Lula conseguirá transferir a potencialidade de seus votos a quem quer que seja. Há 2 candidatos viáveis no campo progressista: Lula (que obviamente não terá a candidatura confirmada pelo TSE) e Ciro Gomes (com todas as ressalvas que esse nome possa provocar nos mais radicais), e mais ninguém. A estratégia do PT em querer transferir os votos de Lula para um candidato da própria legenda conduz enormemente os seguintes riscos: a) sem o PT, Ciro não passa para o 2º turno, inviabilizando a ida de qualquer candidato do campo progressista para o 2º turno;  b) passa para o 2º turno o candidato do PT, mas perde em seguida, salvo na hipótese (remota) de Bolsonaro o acompanhar na disputa. Em uma ou outra hipótese, serão mais 4 anos de desmanche do Brasil. É isso que a cúpula petista  (mais preocupados em garantir seus postos no Legislativo) quer?  É isso que queremos?  Se hj eu tenho o desprazer de apontar o dedo para os bitolados que apoiaram o golpe e hj se fazem de quietinhos, amanhã o dedo pode facilmente apontar para estrelas.

  • Na estimulada pouca ou
    Na estimulada pouca ou nenhuma mudança, já na espontânea a prisão faz o efeito desejado de quem o prendeu, vide o link da notícia abaixo. A verdade é que para o povão, o clima de eleição ainda não pegou. Isso só vai acontecer depois da copa do mundo, durante o mês de agosto, quando o país só estiver falando nisso.

    https://www.poder360.com.br/eleicoes/lula-perde-13-do-voto-espontaneo-em-1-ano-bolsonaro-lidera-diz-datafolha/

    E para quem não gostar do link acima, o cafezinho faz análise similar.

    https://www.ocafezinho.com/2018/06/10/apenas-bolsonaro-cresce-no-datafolha-mas-perde-no-2o-turno/

  • êba, todo mundo feliz, uhú!

    A eleição do Lula é o bode na sala: prevê a criação de uma dificuldade (prisão) prá depois criar a ilusão de que tudo melhorou (sair da prisão e se eleger).. mas o poder, de fato, está no legislativo e no judiciário (indevidamente)..

    .. novamente seremos enganados feito crianças

  • Não é só o judiciário, muitos

    Não é só o judiciário, muitos têm interesses inconfessos que Lula fique preso..............

     

    No amigaço dos coronéis cearenses,  o tucanos enrustido, não voto nem se Lula implorasse de joelhos..........

  • Uma coisa é certa, se a

    Uma coisa é certa, se a centro-esquerda quiser ganha essa eleição fácil. Uma aliança PT, PDT, PSB, PCdB, PSOl e parte do PMDB e demais dissidentes do golpe é imbátivel. Não tem para o Bolsonaro e nem Marina, muito menos para o Alkimin ou o "candidato do mercado".

    O unico adversário seria o partido do judiciário e o pig evidentemente. Mesmo que essa aliança com Ciro, Wagner ou Haddad na cabeça de chapa pareça inviável para o primeiro turno, a sinalização do Lula para que cessem os ataques ao Ciro é boa notícia.

  • Com toda certeza

    o Lula tem mais do que 50% e é por isso que o ele tem que manter sua candiatura até o fim. Nada de indicar alguém. Seja quem  for que o Lula indique, esse será destrorçado pelos golpistas. O Lula mantendo sua cnadiatura até o final criará um fato político e os golpistas não conseguiram governar. A crise vai se aprofundar muito sem o Lula porque esse país será um simples terreno baldio.   

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

10 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

14 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago