FHC: “sou de esquerda, mas ninguém acredita”

Sugerido por Cosme Henrique

Da Folha

BERNARDO MELLO FRANCO

m encontro com intelectuais no Rio, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso brincou na noite desta terça-feira (8) com a imagem de neoliberal. Ele afirmou que é de esquerda, mas ninguém acredita.

“Hoje, se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!”, jurou, em debate no Museu de Arte do Rio com o ex-ministro Sergio Paulo Rouanet.

Prestes a reaparecer na TV na propaganda do PSDB, que vai ao ar dia 17, o tucano desdenhou a pesquisa Datafolha que mostrou que 57% dos brasileiros não votariam em um candidato apoiado por ele.

“Isso não vale muito. Essas opiniões são muito momentâneas. E não é isso que conta. O que conta é se você tem ou não convicção”, afirmou. “Em política, você não tem que contar quem é a favor e quem é contra. Você tem que transformar quem é conta em a favor. Tem que argumentar.”

O programa do dia 17 marcará uma guinada na relação do marketing tucano com FHC. O presidenciável Aécio Neves promete reabilitar o ex-presidente, que deixou o poder há mais de 11 anos com altos índices de reprovação. Nas ultimas três campanhas, ele foi deixado de lado por José Serra e Geraldo Alckmin.

Questionado sobre sua fala na propaganda, FHC desconversou. “Gravei alguma coisa, mas não me lembro mais, sinceramente. Nem sei se vão aproveitar. Eu nunca fiz questão de aparecer em programa do PSDB”, disse.

“Desde que deixei a Presidência, sempre reiterei que minha visão não é eleitoreira. Não sou uma pessoa que queira popularidade. Eu quero é ter valores, acreditar nas coisas.”

Bem-humorado, FHC lembrou na palestra o ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013), a quem defendeu de uma tentativa de golpe em 2002. Apesar da amizade, confidenciou que tentava não se associar ao venezuelano, que o tratava como mestre. “O Chávez só me chamava de ‘Mi maestro’. Eu dizia para ele: ‘Baixinho, por favor…'”, contou.

O tucano também brincou com a vaidade do senador José Sarney (PMDB-AP) ao recordar a criação da lei Rouanet de incentivo à cultura, que substituiu a antiga lei Sarney no governo Fernando Collor.

“Na política, você tem que tomar cuidado com os egos. Fazer a lei Sarney se chamar lei Rouanet era um passo complicado…” 

 

Redação

Redação

View Comments

  • "Há um tipo de paranoia, o

    "Há um tipo de paranoia, o delírio de interpretação, que se caracteriza pela alteração do significado da realidade. O paranoico a adapta aos seus próprios desejos e emoções; para justificar seu medo, descobre em indícios fortuitos e vagos um "sentido claro". Por outro lado, tal tipo de paranoia ainda se caracteriza pela conservação da clareza mental e, em termos psiquiátricos, pela "ausência de prejuízo demencial", o que lhe confere uma aparência de normalidade."

  • Cabeça quebrada

    Samba-lê-lê tá doente

    Tá-cá-cabeça quebrada

    Samba-lê-lê precisava...

    Agora, sério, depois de 3 horas e meia de Lula, não dá para aguentar nem 5 minutos de FHC.

  • Nem ele!

    Nem FHC acredita que ele é de esquerda. Eu acho um primor de texto qando começa assim: "um grupode intelectuais..." " um grupo de especialistas...." " articuladores...."

  • I'm left...but in Washington

    Uma das frases mais engraçadas do FHC, que denota algo de ingenuidade ou muita esperteza.

    Esquerda e direita são coisas relativamente ultrapassadas. Hoje o jogo é de nação soberana e com economia planejada vs. Globalização e neoliberalismo.

    FHC pode até ser meio de esquerda, que ele chama de social democracia, embora para nós, de fato, ele é de uma pseudo esquerda "tucana" pilotada desde Washington, que é até pior que a antiga direita tupiniquim (PFL), mas com ACM brigando aqui mesmo, de frente a frente contra o nosso Brizola, em idioma português e sem trair o interese nacional.

     

  • Sr. FHC

    " Essas opiniões são muito momentâneas" Momentâneas??? Fazem 12 anos que ninguém vota nem em síndico indicado pelo senhor!!

    o Senhor não é de direita e muito menos de esquerda, o senhor é uma besta quadrada entreguista!!!

    • Nao. Nao é " besta quadrada

      Nao. Nao é " besta quadrada entreguista".

      É apenas um ególatra que se importa mais com o umbigo que com o mundo a volta.

      Apoiou o Consenso de Washington quando isto era "Consenso". Hoje apoiaria ideias mais sociais democratas pq estao mais em voga.

      Hoje, seu principal objetivo não é eleger Aécio; é limpar sua imagem p nova geração. Tanto é que dirige a atuação deste boneco-candidato apenas rediscutir sua época como presidente. A campanha do Aécio que se f#d@

       

  • Não crer ou não crer, eis a questão

    FHC diz que é de esquerda e ninguém acredita.

    LULA diz que não é de esquerda e ninguém acredita.

  • Rodízio

    E a mídia amiga segue ajudando.

    Em SP não é racionamento de água. É "rodízio".

    Pobres paulistas.

Recent Posts

1º de Maio de 2024, um sinal de alerta, por Francisco Celso Calmon

O 1º de maio foi um sinal da desmobilização dos trabalhadores e do Presidente da…

22 minutos ago

Florestan Fernandes: reflexões sobre as ditaduras, por Débora Mazza

Notas sobre o livro “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos e o filme homônimo de…

1 hora ago

Madonna: duas horas de uma história bem contada, por Afonso Lima

Além de fazer o exorcismo da bandeira nacional do lado da rebelião. A colocação do…

2 horas ago

O chocante jornalismo de guerra: o Day-after de Thomas L. Friedman, por Frederico Firmo

É provável que as fraturas internas apareçam  entre os palestinos, e isto não vai sobrepujar…

2 horas ago

Madonna e a defesa da comunidade LGBTQIA+, por Bruno Alcebino da Silva

Ao longo de sua carreira, a rainha do pop sempre foi uma defensora fervorosa da…

2 horas ago

Ciência e Tecnologia para a compreensão da seca na Amazônia, por Augusto Rocha

Sem ciência, não há tecnologia. Sem tecnologia não há inovação. A história é clara sobre…

2 horas ago