FHC: “sou de esquerda, mas ninguém acredita”

Sugerido por Cosme Henrique

Da Folha

‘Sou de esquerda, mas ninguém acredita’, diz FHC
 
BERNARDO MELLO FRANCO

m encontro com intelectuais no Rio, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso brincou na noite desta terça-feira (8) com a imagem de neoliberal. Ele afirmou que é de esquerda, mas ninguém acredita.

“Hoje, se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!”, jurou, em debate no Museu de Arte do Rio com o ex-ministro Sergio Paulo Rouanet.

Prestes a reaparecer na TV na propaganda do PSDB, que vai ao ar dia 17, o tucano desdenhou a pesquisa Datafolha que mostrou que 57% dos brasileiros não votariam em um candidato apoiado por ele.

“Isso não vale muito. Essas opiniões são muito momentâneas. E não é isso que conta. O que conta é se você tem ou não convicção”, afirmou. “Em política, você não tem que contar quem é a favor e quem é contra. Você tem que transformar quem é conta em a favor. Tem que argumentar.”

O programa do dia 17 marcará uma guinada na relação do marketing tucano com FHC. O presidenciável Aécio Neves promete reabilitar o ex-presidente, que deixou o poder há mais de 11 anos com altos índices de reprovação. Nas ultimas três campanhas, ele foi deixado de lado por José Serra e Geraldo Alckmin.

Questionado sobre sua fala na propaganda, FHC desconversou. “Gravei alguma coisa, mas não me lembro mais, sinceramente. Nem sei se vão aproveitar. Eu nunca fiz questão de aparecer em programa do PSDB”, disse.

“Desde que deixei a Presidência, sempre reiterei que minha visão não é eleitoreira. Não sou uma pessoa que queira popularidade. Eu quero é ter valores, acreditar nas coisas.”

Bem-humorado, FHC lembrou na palestra o ex-presidente Hugo Chávez (1954-2013), a quem defendeu de uma tentativa de golpe em 2002. Apesar da amizade, confidenciou que tentava não se associar ao venezuelano, que o tratava como mestre. “O Chávez só me chamava de ‘Mi maestro’. Eu dizia para ele: ‘Baixinho, por favor…'”, contou.

O tucano também brincou com a vaidade do senador José Sarney (PMDB-AP) ao recordar a criação da lei Rouanet de incentivo à cultura, que substituiu a antiga lei Sarney no governo Fernando Collor.

“Na política, você tem que tomar cuidado com os egos. Fazer a lei Sarney se chamar lei Rouanet era um passo complicado…” 

 

Redação

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Há um tipo de paranoia, o

    “Há um tipo de paranoia, o delírio de interpretação, que se caracteriza pela alteração do significado da realidade. O paranoico a adapta aos seus próprios desejos e emoções; para justificar seu medo, descobre em indícios fortuitos e vagos um “sentido claro”. Por outro lado, tal tipo de paranoia ainda se caracteriza pela conservação da clareza mental e, em termos psiquiátricos, pela “ausência de prejuízo demencial”, o que lhe confere uma aparência de normalidade.”

  2. Cabeça quebrada

    Samba-lê-lê tá doente

    Tá-cá-cabeça quebrada

    Samba-lê-lê precisava…

    Agora, sério, depois de 3 horas e meia de Lula, não dá para aguentar nem 5 minutos de FHC.

  3. Nem ele!

    Nem FHC acredita que ele é de esquerda. Eu acho um primor de texto qando começa assim: “um grupode intelectuais…” ” um grupo de especialistas….” ” articuladores….”

  4. I’m left…but in Washington

    Uma das frases mais engraçadas do FHC, que denota algo de ingenuidade ou muita esperteza.

    Esquerda e direita são coisas relativamente ultrapassadas. Hoje o jogo é de nação soberana e com economia planejada vs. Globalização e neoliberalismo.

    FHC pode até ser meio de esquerda, que ele chama de social democracia, embora para nós, de fato, ele é de uma pseudo esquerda “tucana” pilotada desde Washington, que é até pior que a antiga direita tupiniquim (PFL), mas com ACM brigando aqui mesmo, de frente a frente contra o nosso Brizola, em idioma português e sem trair o interese nacional.

     

  5. Sr. FHC

    ” Essas opiniões são muito momentâneas” Momentâneas??? Fazem 12 anos que ninguém vota nem em síndico indicado pelo senhor!!

    o Senhor não é de direita e muito menos de esquerda, o senhor é uma besta quadrada entreguista!!!

    1. Nao. Nao é ” besta quadrada

      Nao. Nao é ” besta quadrada entreguista”.

      É apenas um ególatra que se importa mais com o umbigo que com o mundo a volta.

      Apoiou o Consenso de Washington quando isto era “Consenso”. Hoje apoiaria ideias mais sociais democratas pq estao mais em voga.

      Hoje, seu principal objetivo não é eleger Aécio; é limpar sua imagem p nova geração. Tanto é que dirige a atuação deste boneco-candidato apenas rediscutir sua época como presidente. A campanha do Aécio que se f#d@

       

  6. Não crer ou não crer, eis a questão

    FHC diz que é de esquerda e ninguém acredita.

    LULA diz que não é de esquerda e ninguém acredita.

  7. Ele é rejeitado por 57% dos

    Ele é rejeitado por 57% dos eleitores. Agora se diz de esquerda. Os fãs que lhe restam certamente não gostaram. A rejeição deve aumentar.

  8. FHC se diz de esquerda?

    FHC se diz de esquerda? Nenhuma novidade. Quando foi camarada de meu pai na década de 1950, FHC já se dizia de esquerda e corria das pancadarias envolvendo militantes do Partidão. Quando a esquerda enfrentava a direita na porrada FHC corria. Hoje ele enfrenta diariamente a esquerda como se fosse de direita, mas diz que é de esquerda. Ha, ha, ha… a vida política de FHC é uma piada rebelaisiana do começo ao fim. Pena que ainda não acabou…

  9. Só existe uma coisa que se o

    Só existe uma coisa que se o FHC disser que é todo o mundo acredita.Eu digo!? Não,não vou dizer! Tirem suas conclusões!

  10.   “Eu quero é ter valores,

      “Eu quero é ter valores, acreditar nas coisas”

      Ótimo. Poderiam aproveitar que ele falou em valores e perguntar como conseguiu comprar um apartamento em Paris.

      “O tucano também brincou com a vaidade do senador José Sarney”

      De vaidade ele entende. Nunca vou esquecer: o país sendo arrebentado pela política econômica do governo dele e o bonecão passeando no exterior para receber títulos Honoris Causa nos países que ele ajudava a nos saquear.

    1.   Acrescento um pensamento.
       

        Acrescento um pensamento.

        Em se tratando de ex-presidentes, poderíamos fazer um trato com o Inferno: o Satanás nos devolve o Figueiredo e em troca entregamos o entreguista. A vantagem é óbvia: enquanto um não sai da imprensa e nos azucrina com um infindável besteirol, o outro era solenemente ignorado, aliás como pediu e –  quem sabe? – ainda poderíamos julgá-lo pelos crimes que cometeu.

    2. Prá quem tinha um automóvel

      Prá quem tinha um automóvel Lada, como disse o Itamar Franco, que sempre precisava ser empurrado, foi um pulo e tanto!

  11. prazer

    lí os comentários por um prazer mórbido.

    reconheço que é uma falha no meu caráter,

    mas, os comentaristas não negam fogo,

    e eu adóro ver o fegacê apanhar.

    esse merece!

    1.   Colega, mórbido foi o que

        Colega, mórbido foi o que esse cidadão fez com a gente. O que fazemos mal passa de um leve resquício de vingança.

  12. Esse dai, nasceu para ser

    Esse dai, nasceu para ser apenas mauricinho, bobinho, bajuladinho, namoradinho velho das patricinhas (exceto sua falecida mulher, dna. Rute, mulher digna) e muito CINÍCO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se tivesse um pingo de dignidade, ficaria no seu cantinho, pois é rejetitado por mais da metade da população. Obviamente, que seu sonho de grandeza, foi pro saco e já está na história como um dos piores presidentes da AL..  

  13. Eu jogava mais bola que o

    Eu jogava mais bola que o Pelé e o Garrincha juntos. Quando digo isto, ninguém acredita, principalmente quem me viu jogando. Por falar em futebol, lembrei de um episódio de O Bem Amado. Repórter pergunta a Odorico se ele jogava futebol. Ele respondeu positivamente; o repórter indagou em que posição. De pronto, Odorico respondeu: “Eu era ponta-esquerda.”, então pensou um instante e remendou a resposta: “Não, diz aí que eu era ponta-direita… não, melhor, escreve que eu era centro avante.” Sei lá, tem horas que acho que o psdb e o pfl foram fundados em Sucupira, até mesmo por conta das aventuras de Odorico com as irmãs Cajazeiras. E eu fico aqui me perguntando: quanto custou ao Brasil o silêncio da mídia a respeito de certas aventuras de um ex-senador até o encerramento de sua carreira na política, já que agora ele se limita a dar palpites e bancar o garoto de recados da direita?

  14. No tempo do consenso, ele era liberal de direita

    “Apesar da amizade, confidenciou que tentava não se associar ao venezuelano, que o tratava como mestre. “O Chávez só me chamava de ‘Mi maestro’. Eu dizia para ele: ‘Baixinho, por favor…'”, contou.”

    Coitado, como é bobo-colonizado.

  15. Ninguém acredita em nada que

    Ninguém acredita em nada que o FHC fale. Isso porque ele é fake, uma mentira em si mesmo.

    Lá no Museu de Arte Moderna, onde foi o debate, está tendo a exposição do escultor hiperrealistas Ron Muek. Assim se pôde constatar in loco que o FHC é menos verdadeiro que esculturas de silicone e fibra de vidro. Ainda mais com a humanidade com que o Muek as esculpe  

  16. FHC me parece o bobo da

    FHC me parece o bobo da corte.

    Ele nem acredita nele mesmo.

    Teve um filho que supunha ser  dele e não era.

    Escreve as fanfarronices dele na mídia e se acha.

    Enfim não parece ser o bobo da corte ele é realmente o bobo do país

  17. Eu falei que não comprei

    Eu falei que não comprei minha reeleição, mas ninguém acredita!

    Eu falei que não dei um bilhão de Reais a bancada ruralista para quebrar o monopólio da Petrobras, mas ninguém acredita!

    Eu falei que não quebrei o País por três vezes, mas ninguém acredita!

    Eu falei que não doei a Vale por dois tostões, mas ninguém acredita!

    Eu falei que o BC não perdeu 10 bilhões de Reais na mudança de viés da banda cambial, mas ninguém acredita!

    Eu falei que a taxa de juros no meu desgoverno não foi estratosférica, mas ninguém acredita!

    Eu falei que apurei todas os denúncias de corrupção no meu desgoverno, mas ninguém acredita!

    Eu falei que efetuei obras de infraestrutura no País, mas ninguém acredita!

    Eu falei que não pedia a imprensa piguenta para dar uma mãozinha, mas ninguém acredita!

    Eu falei que não coloquei o País de joelhos pedindo grana emprestada a juros escorchantes  ao FomeMisériaInfâmia, comprometendo o destino de nossoa Nação, mas ninguém acredita!

    Eu falei o crescimento do País no meu desgoverno foi um sucesso, mas ninguém acredita!

    Eu falei que no meu desgoverno não houve RACIONAMENTO DE ENERGIA e sim  RODÍZIO VOLUNTÁRIO DE CONSUMO LIMITADO COM MULTA POR ULTRAPASSAGEM, mas ninguém acredita!

    Assim não dá, assim não pode, oh! massa fedida mais incrédula!  Vou-me embora prá Sorbonne, pois para Pasargáda é meio brega.  O que seria de mim, se não fosse o pig, o meu fiel espelho de bruxa, para dizer quão maravilhoso meu desgoverno foi todas as vezes que nele me olho e dele pergunto!

    P-Q-P mil vezes vou parar por aqui, pois vararia a madrugada listando as cag….das da tucanagem.

    De fato, bocudo, ninguém acredita mesmo em vocês tucanos, eméritos cardeais do gerúndio, os eternos estamos fazendo, estamos providenciando e, de fato, nunca nada fazem, exceto rsrsrsrsrsrs.  Agora, em Sumpa, já estão “dizeindo”  que estaremos RODIZIANDO ao invés de RACIONANDO ÁGUA.

    “Ê Tucano partido que não seduz, nuns dias farta água ; noutros, farta luz!”  (Moda caipira da dupla Chuchú da Cantareira e Bocão)

    O que ainda lhes salva as penas de seus vistosos e plumosos rabos é esta imprensa porca e safada e a justiça amiga.

    O povo Brasileiro é sábio e já dá para ver e questionar  como situações idẽnticas são tratadas pela imprensa e pela justiça deste País. Dois pesos e duas medidas: -para o PT o peso é de chumbo e a medida é de uma bacia e para os tucanos ele é de algodão e sua medida é a de um pires de café, mas um dia isto acabará……

     

  18. Cuidado TIRIRICA ! Ele pode

    Cuidado TIRIRICA ! Ele pode estar querendo se candidatar a deputado Federal e tomar o seu lugar. Após a Lua de Mel, of course!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador