Justiça Eleitoral nega auditoria de eleições ao PSDB por falta de fatos

Jornal GGN – O PSDB apresentou pedido de auditoria à Justiça Eleitoral, baseado declarações feitas nas redes sociais. A Justiça Eleitoral negou e o corregedor-geral, ministro João Otávio de Noronha, afirmou que o pedido ‘não é sério’. Ele diz ser incabível o pedido e com ‘potencial para arranhar a imagem do país’. Se os tucanos querem auditoria, ponderou o ministro, que apresentem fatos e não boatos. Leia a matéria da Folha.

da Folha

Pedido do PSDB para auditoria na eleição ‘não é sério’, diz corregedor

Márcio Falcão, de Brasília

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, afirmou nesta sexta-feira (31) que o pedido do PSDB para uma “auditoria especial” no resultado das eleições não apresenta fatos que possam colocar em xeque o processo eleitoral.

O ministro classificou a ação protocolada nesta quinta-feira (30) pelo partido no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de “incabível” e com potencial para arranhar a imagem do país.

O texto, assinado pelo coordenador jurídico nacional do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), argumenta que, após anunciada a reeleição da presidente Dilma Rousseff, desconfianças propagadas nas redes sociais têm motivado “descrença quanto à confiabilidade da apuração dos votos e à infalibilidade da urna eletrônica”.

“O que ele [coordenador jurídico] não apresenta são fatos que possam colocar em xeque o processo eleitoral. Está colocando en passant. Isso não é sério, então, não me parece razoável”, afirmou o ministro.

“O problema é que não estão colocando em xeque uma ou duas urnas, mas o processo eleitoral. É incabível. Se você colocar em xeque o sistema eleitoral, aponte o fato concreto que vamos apurar”, completou.

Na ação, o tucano alegou ainda que a diferença de três horas entre o encerramento da votação no Acre e os demais Estados que seguem o horário de Brasília e a margem apertada de diferença “acabaram por fomentar ainda mais as desconfianças”.

Dilma foi reeleita na disputa presidencial mais acirrada desde a redemocratização do Brasil, derrotando Aécio Neves (PSDB) com 51,64% dos votos válidos (54,5 milhões de votos), ante 48,36% (51 milhões) obtidos pelo tucano.

Noronha disse que “parece grave” que a petição tenha sido protocolada na Justiça Eleitoral sem assinatura de Aécio e outros integrantes do partido.

O ministro afirmou ainda que todo o processo para depósito das urnas, com códigos e chaves, foi devidamente acompanhado, sendo que todo o sistema foi verificado e auditado.

Segundo o corregedor, as informações referentes ao processo eleitoral já estão disponíveis na internet ou serão disponibilizados ao PSDB. Noronha, no entanto, afirmou que não vê motivo para autorizar a criação de uma comissão formada por técnicos indicados pelos partidos políticos para a fiscalização de todo o processo eleitoral.

“O plenário vai discutir e deliberar, mas formar uma comissão para quê? Eles acompanharam o processo eleitoral todo”, afirmou.

Sampaio afirmou que não se trata de recontagem dos votos, mas de medida para evitar que teorias de que houve fraude no processo continuem sendo alimentadas e pondo em xeque a postura adequada da Justiça Eleitoral. A ação afirma ainda que o intuito da auditoria é “dissipar quaisquer dúvidas sobre a intervenção de terceiros na regularidade do processo”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Mas a ideia não era a simples

    Mas a ideia não era a simples recontagem

    A ideia, DNA da direita, é inviabilizar o governo

    e para isso

    vamos aos adágios populares

    jogar merda no ventilador

  • Bom senso da Justiça Eleitoral

    O que é o PSDB busca com mais essa artimanha é sugerir ao cidadão, que se houve fraude é por parte do PT, logo, Dilma não teria ganho democraticamente, mas pela fraude, roubo, corrupção. Mesmo sabendo que isso é inveridico, pouco importa para o partido da pseudo social-democracia, o importante é mais uma vez surfar na onda que a imprensa prepara de terceiro turno, tumultuar um pouco mais e deixar a impressão de que o PT é um partido de corruptos, mais uma vez. Escandaloso é o que estão fazendo deliberadamente. 

  • JOGO DE CENA

    O PSDB sabe que não vai ganhar no tapetão. Quer APENAS desmoralizar o resultado das eleições, jogando mais lenha na fogueira das redes sociais (aquelas mesmas que o ex-vice-candidato-de-aécio chamou de esgoto quando lhe convinha chamar) !!

  • Quero o voto com papel!

    Ao ministro do TSE João Otávio de Noronha

     

    O senhor disse que o pedido de auditoria sobre as eleições presidenciais pode prejudicar a democracia? Foi isso mesmo sr. corregedor? Então para mim o senhor parece ser o comissário do povo para eleições.

    Prejudicial à democracia senhor ministro é não existir registro físico da vontade do eleitor.·

    Prejudicial à democracia senhor ministro é o destino da nação depender única e exclusivamente da lisura e da honestidade de meia dúzia de indivíduos, que como todos os demais podem ser corrompidos ou coagidos a agir contra a soberania popular.

    Prejudicial à democracia senhor ministro é a resistência da justiça eleitoral em adotar o voto com papel, para em caso de necessidade ser utilizado para comprovar ou não a veracidade do resultado.

    Prejudicial à democracia senhor ministro é uma grande parte da população não confiar no sistema de escolha dos seus representantes.

    Prejudicial à democracia senhor ministro são as autoridades que por idiossincrasias ou por outros motivos recusam-se a prestar contas ao povo!

    Para evitar qualquer desconforto pessoal com o processo eleitoral, causado por exigências das partes legalmente interessadas, o senhor ministro deveria tentar transferência para os órgãos "eleitorais" de Cuba ou da Coréia do Norte. Nesses países reclamações semelhantes à da oposição brasileira não existem, portanto a democracia não corre risco...

    Pessoalmente não acredito que o resultado dessas eleições tenha sido fraudado, o candidato da oposição era muito incompetente, mas a reclamação do PSDB é legítima, portanto o TSE deveria atender a solicitação para ao menos justificar a sua existência. Aproveitar também a oportunidade e deixar de lado a empáfia, curvar-se à maioria e alterar o processo de votação: voto impresso já!

      • PERFEITO! Assis.
        Tenho pena

        PERFEITO! Assis.

        Tenho pena de TIRIRICA, mas como um GRANDE DEPUTADO, perdeu o posto de palhaço para Carlos Sampaio. Ninguém, do PSDB, assinou esta M*.

    • A reclamação do PSDB seria

      A reclamação do PSDB seria legítima se houvesse algum indício, por menor que seja, que as eleições foram fraudadas.

      O próprio PSDB diz que acredita na lisura do processo. Então por que diabos quer auditoria?

      Como o próprio TSE já disse, eles não estão reclamando de uma ou mais urnas. Estão colocando em dúvida todo o processo.

      Também sou favorável a impressão do voto. Mas atualmente, justamente a situação que poderia ser evitada com a impressão, não é. Então, se os arquivos contém dados incorretos, não existe com o que fazer a sua conferência. Conferir e reconferir os mesmos números vão dar sempre os mesmos resultados. O PSDB sabe disso. Eles só querem deixar na mente das pessoas essa dúvida: "será que houve fraude?"

    • Quando, por qualquer motivo

      Quando, por qualquer motivo se cita Cuba e Coreia do Norte (Venezuela), e esquece as eleições Americanas, invalida todos os argumentos, pois sabemos muito bem, de onde saem esses comentaristas. Só um cego não vê.

  • Por que o TSE deve indeferir o pedido do PSDB

    1) o pedido de auditoria tem erro de procedimento (inépcia), porque o requerimento foi assinado pelo coordenador jurídico nacional do PSDB, Carlos Sampaio, quando deveria ser em nome da coligação Muda Brasil (abrangendo todos os partidos que apoiaram Aécio);

    2) o pedido de auditoria faz referência apenas a boatos (fofocas) das redes sociais, sem indicar qualquer fato específico que possa comprometer a lisura das votações e da apuração;

    3) lugar de chororô de perdedor não é no TSE. Talvez seja na Cantareira, como sugerem alguns.

  • ATESTADO DE ÓBITO
    Faleceu, em

    ATESTADO DE ÓBITO

    Faleceu, em 2014, o sistema eleitoral brasileiro. A causa da morte é a ausência de sinais vitais de transparência e lisura.

     

    Em qualquer democracia, a ausência de possibilidade de auditoria, de recontagem, decretaria a necessidade de uma revisão do processo de escolha de representantes.  Por um princípio democrático, não há nenhuma necessidade de apresentar fatos para pedir recontagem, uma margem apertada de votos indicando o vencedor, já é um fato que dá, ao perdedor, o direito de recontagem. 

    Não preciso ir muito longe. Na Venezuela, diante da matgem apertada, o Caprilles pediu recontagem de votos e ela foi feita. 

    Não fosse assim, estaria sob suspeita até hoje a vitória de Maduro. Como ficará por quatro anos a de DIlma.

    Esperemos que isso conste nos relatórios dos obsservadores internacionais que acompanham a nossa eleição. 

    O mais incrível disso tudo é perceber o quanto regredimos. Até na ditadura militar, Leonel Brrizola teve garantido e respeitado o direito de contestar a apuração de uma eleição e graças a esse direito conseguiu governar.

     

    • Desde a adoção da urnas

      Desde a adoção da urnas eletrônicas, vários partidos, em especial os de esquerda, vem pedindo a impressão do voto. Nunca foram atendidos.

      Por que só em 2014 o sistema eleitoral faleceu? Por que agora é o PSDB que reclama?

      Quero ver então o pessoal da direita entrando na briga pelo voto impresso. Independentemente da minha posição política, darei o maior apoio.

    • O voto eletrônico foi introduzido em 1998

      Reclamar da regra do jogo depois que o jogo acabou?

      Sou um grande defensor do voto impresso. Defendi em 2009, quando foi aprovado no Congresso para valer em 2014. Critiquei muito o governo por não ter se manifestado em Novembro de 2013 contra a decisão do STF suspendendo esse mesmo voto impresso.

      Acontece que a oposição e o PSDB também não se manifestaram, exigindo o voto impresso! Se o Aécio tivesse ganhado, seriam os petistas a reclamar. Mas o fato é que ninguém teria, nem tem, legitimidade para reclamar das regras do jogo agora, depois que o jogo foi iniciado, jogado e o resultado anunciado.

      Seria e é CASUÍSMO de qualquer um dos lados!

      Espero que essa frustação do PSDB leve o partido a agir seriamente e a exigir o voto impresso já para as eleições municipais de 2016. Abaixo alguns esclarecismentos sobre o voto impresso!

      A segurança do voto

      Sobre a segurança do voto, lembro mais uma vez que o voto impresso, o famoso papelzinho defendido pelo saudoso Brizola, foi aprovado em 2009, mas cassado por uma liminar em 2011, que foi confirmada pelo plenário do STF no final de 2013.

      E como funciona o voto impresso?

      Após votar na urna eletrônica, o voto é impresso e mostrado apenas para o eleitor, que após ser conferir a impressão, confirma o voto que é depositado automaticamente numa urna convencional lacrada. Se necessário, a contabilização dos votos apresentada pelo boletim da urna eletrônica pode ser auditada contabilizando manualmente os votos impressos depositados na urna convencional.
       

      E por que é importante? Porque o de contabilização manual dos votos impressos está ao alcance da compreensão de todos os eleitores, não depende da mediação de nenhum especialista. Além disso, é muito mais difícil adulterar o processo manual em larga escala, enquanto é muito fácil um adulteração em larga escala do processo eletrônico.
       O entendimento da suprema corte da Alemanha foi de que o processo de votação eletrônica é inconstitucional. O argumento do STF alemão é de que todo eleitor deve ser potencialmente um fiscal, de modo que o processo de auditagem das eleições não pode depender de especialistas. Quem quiser mais informações pode consultar o seguinte link:

      http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br/2009/03/tribunal-alemao-considera-urnas.html
       Nosso sistema é um dos mais inseguros do mundo. Depende totalmente de especialistas para sua auditagem e países vizinhos que também adotam o voto eletrônico, como a Argentina ou a Venezuela, adotam complementarmente algo semelhante à impressão do voto. Mais informações sobre isso no final dessa mensagem.
       Minha opinião é que temos que exigir das nossas lideranças, pelo menos, o empenho para que o debate sobre a segurança do voto seja retomada.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

14 horas ago