Os dilemas do PT, por Luis Nassif

Foto Adonis Guerra

O PT está enfrentando o seguinte dilema:

Apesar de todos os percalços, continua sendo o partido de esquerda mais estruturado, mais popular e com maior penetração no sindicalismo e nos movimentos sociais. E possui a maior liderança popular do país, Lula.

A prisão de Lula promoveu um pacto inédito entre os partidos de esquerda. Por outro lado, cada qual procura se viabilizar. E aí, se esbarra na grande incógnita: a candidatura de Lula a presidente.

Do lado do arco do golpe há um esforço ingente para isolar o PT e Lula. Do lado dos aliados, a dúvida: ficar com o PT, caso a candidatura Lula se viabilize; ou montar estratégias visando se apropriar da herança petista?

A candidatura de Lula será mantida a ferro e fogo por vários motivos.

O primeiro, é que qualquer movimento gera ataques especulativos ao PT e exposição desnecessária não só do PT mas dos movimentos em geral.

O segundo, porque a saída de Lula deflagraria uma guerra interna, no próprio PT, de consequências imprevisíveis, por não haver consenso nem sobre o nome do partido que segurará o bastão, nem sobre o nome fora do partido que vier a ser apoiado.

O terceiro, porque reforçaria a tentativa dos aliados de tentar tirar do PT qualquer protagonismo, inclusive com exigências de abrir mão da cabeça de chapa, além de significar a desmobilização dos movimentos sociais e de todos os grupos inspirados pelo lulismo.

A ideia básica é inscrever Lula candidato e levar a candidatura até o fim, mantendo a mobilização e o seu cacife eleitoral. Candidato, Lula poderá participar do horário gratuito, ou com seu discurso atual ou, na impossibilidade, com vídeos já gravados e depoimentos de terceiros. Nessa hipótese, seria eleito e caberia ao STF (Supremo Tribunal Federal) o ônus de impedir a posse.

Há confiança na vitória de Lula, baseados nos três vetores principais para a definição do votos.

O primeiro vetor é o econômico, talvez a principal dimensão do voto. Ali, Lula e PT nadam de braçadas graças aos anos de ouro da economia.

O segundo vetor é a dimensão dos valores. O PT e Lula já estiveram em situação bem pior. Com a perseguição a Lula, e a blindagem dos adversários, houve uma comoção que reverteu parte do desgaste. Nesse campo, a direita não ganha mais.

Finalmente, na dimensão política, o PT avançou nas coligações e frentes.

Por outro lado, há a possibilidade de que a candidatura de Lula seja inviabilizada. E, aí, haveria um tempo exíguo para montar uma segunda estratégia.

Há convicção interna de que o PT não se isolou da frente de esquerdas. Com o centro, não há espaço para conversa. Mas com a esquerda, sim, inclusive passando por cima de mágoas recentes, com o PDT, que teve vários deputados votando a favor do impeachment, e com o PSB, que fechou questão pró-impeachment.

Por outro lado, a Fundação Perseu Abramo conseguiu convencer fundações dos partidos aliados a esboçar um mini-programa com ideias consensuais. Só não se transformou em manifesto mais expressivo porque o PSB ponderou que acordos não deveriam ser apenas programáticos, mas políticos, conduzidos pelos partidos.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Crença

    Por que acreditar que  os reacionários permitiram um Lula candidato?

    Não se achava que seria sequer preso. O otimismo reina desde a 470  e a cada nova rodada é um balde deágua fria!

    • Troca a moeda

      Você está tirando a sua sorte com uma moeda que diz: Cara ganha o golpe, Coroa perde o Lula!

      Não se trata de otimismo, mas de lógica política para este momento.

      • Compreendo

        O mesmo tipo de estratégia vencendora que escolheu Temer para vice de Dilma!

        E viva o republicanismo caolho!

  • A estrágia é totalmente

    A estrágia é totalmente manca, porque pura e simplesmente o país inteiro sabe que vão inabilitar o Lula, baseando em que se acredita que há a possibilidade aceitarem a candidatura? Isso só se explicaria por uma fé cega religiosa, o aparelho judicial já demonstrou que isso não vai acontecer, o que falta ocorrer para o PT cair na realidade?

    • O ungido e a undécima hora

      1) É isso, Maurício. Sustenta-se a candidatura Lula até as vésperas da eleição, daí na undécima hora aparece o nome do ungido. Daí eu quero ver fazer o nome dele chegar para além da Marginal Tietê e Pinheiros, os eleitores do Brasil Profundo;

      2) Enquanto isso, recebo diariamente notificações pelo Facebook de 3 a 4 eventos da campanha do Ciro pelo Brasil, em até dois estados difrentes, ontem esteve no Rio e falou num evento da Frente dos Municípios, ovacionado e aplaudido, mais tarde mais dois eventos, hoje no rio Grande do Sul, com a Manu e o Boulos Guajajara. E a nossa? Interditada em Curitiba. 

      Tudo bem, resolveram caminhar no fio da navalha, em frente. 

      • O pior é não dar tempo de chegar a um ungido...

        Sustenta-se a candidatura de Lula até as eleições. Aí o STF bate o martelo e tira Lula. Os votos dados a Lula vão pro saco. E o segundo colocado (que hoje é o Bolsonaro) pode ser eleito ainda no primeiro turno...

        Por exemplo: na eleição de 2014 foram 104 milhões de votos válidos no 1° turno. Dilma teve 43 milhões de votos. Se ela fosse retirada da disputa o total de votos válidos seria de 60,75 milhões. Aécio teve 34 milhões de votos no 1° turno. Estaria eleito com 54% dos votos válidos...

        Se eu estiver errado, por favor alguém me corrija!

      • So lembrando que o voto é no numero nao no nome

        Na urna eletrônica, o Lula é 13 e qualquer um do PT que o substiuir é 13 também.

         

        É claro que terão eleitores que irão querer ver a foto do Lula e se não ver pode mudar ou anular o voto.

        A estrategia é o substituto ser o vice pra que possa participar do Horario Eleitoral e pode aparecer.

        Outro ponto importante que sempre se esquecem nessa celeuma PT x Ciro. 

        A eleição também é para o CONGRESSO. Uma campanha baseada em mobilização do #LulaLivre ira somar votos na conquista das cadeiras parlamentares.

        E convenhamos qualquer estrategia pacifica de reversao do golpe precisa do PODER LEGISLATIVO atuando em conjunto com o PODER EXECUTIVO.

        Qualquer um que assumir a cadeira presidencial precisa contar com o maximo possivel do votos no Congresso pra mudar qualquer lei aprovada pós-impecheament. Principalmente aqueles aprovados por emenda constitucional.

        Isso na hipotese que o MECANISMO GOLPISTA permita as eleições. Acho que se ficar provavel que percam nas eleições, os militares irão assumir.

         

         

         

        • É esse risco que a insanidade

          É esse risco que a insanidade da direção petista quer que o país corra e que o campo progressista embarque, misto de iresponsabilidade com maluquice.

  • Quem vai representar Lula e o

    Quem vai representar Lula e o PT agora ? Vocês já perceberam que a campanha já começou mesmo que extra-oficialmente ? Outro dia mesmo haviam comentários aqui sobre a entrevista de Boulos no Roda-viva. Não sei se vocês perceberam mas este é um evento que pertence à campanha eleitoral. Quem vai num Roda-viva representar o PT ou a figura do Lula ? Gleisi ? Haddad ? Quem vai nestas outras entrevistas que os candidatos estão começando a se apresentar ? Não existe definição nenhuma do PT sobre isso. Estão perdendo o tempo dos acontecimentos. Ocorre que todas essas dificuldades listadas pelo Nassif a respeito de colocar um outro nome como candidato esbarram também no vice ou no representante de Lula nesses eventos. A saída dada pelo partido até agora é postergar. Postergar até quando ? Até um dia ver que o eleitorado migrou para outros candidatos ? Vocês acreditam mesmo que o cara vai ser solto antes de novembro ? Esse negócio de ir com Lula até às últimas consequências é muito bom, só que é para consumo interno. Mira a militância histórica, não o novo eleitorado lulista que é a maior parte do eleitorado. E em paralelo a isso, o PSOL já deu a entender que tem como estratégia reunir dentro de si toda essa militância histórica do PT mostrando seu candidato. Vocês perceberam o quão bem recebido foi Boulos pelos militantes petistas tradicionais ? Pois é, o tempo corre contra o PT e não vejo gente capaz na direção do partido a dar as respostas corretas e necessárias e no tempo certo a todas esses questionamentos.

    PS: este texto de Rudá Ricci ajuda a esclarecer como é o planejamento do PT para a eleição.

    https://www.facebook.com/ruda.ricci/posts/10155836603576843

     

      

    • O eleitorado de Lula quer Lula ou 1 INDICADO POR ELE

      Quando ele indicar o vice ou mesmo o candidato principal o eleitorado votará nele. Nao adiante tentar empurrar Ciro Gomes pela guela dos petistas porque nao passará. Aliás o Centrao e até a Direita explícita (Rodrigo Maia) já estao articulando apoio a Ciro, o que mostra bem a quem Ciro representa. E Lula já declarou que quer ser o candidato, e ninguém do PT cometerá o suicídio político de ir contra a vontade expressa de Lula. Se a candidatura dele for impugnada, o que é provável, aí será a hora de denunciar isso e indicar outro candidato que se viabilizará com o apoio de Lula. Sem apoio de Lula, nenhum pseudo candidato de esquerda (Se Ciro é de esquerda minha avó era bicicleta, e ela nao tinha rodas, nem pedais ou guidom) será viável.

      • Se assim o fosse, já teriam

        Se assim o fosse, já teriam indicado um e ele estaria representando o PT e Lula nesses eventos a que fiz referência. Leia o texto que eu linkei do Rudá Ricci. Três semanas... é esse o tempo que o PT trabalha para transferir os votos de Lula. Três semanas... é quase como um passe de mágica.

          • Não dá

            Gente,

            O pais não aguenta mais 4 anos de Alckmin.

            Vocês vão pensar com a cabeça, ou com o fígado?

            E acredita mesmo que o Steinbruck (dp PP) vai ser vice do Ciro. Ele é que se convidou. Ciro pode ser destemperado, mas não é parvo.

          • Rodrigo Maia está articulando apoio a Ciro com o Centrao

            E vamos apoiar o mesmo candidato? Vc ainda nao entendeu que Ciro é plano B DA DIREITA?

        • O PT e o Lula sempre foram

          O PT e o Lula sempre foram boicotados e denegridos pelo cartel midiático, se impedirem o Lula de participar das eleições, tres dias antes do pleito serão suficientes para eleger quem ele apoiar. E se porventura existir um videozinho, podem até matá-lo que não vão impedi-lo de fazer o próximo presidente.

      • É sério que você pensa isso

        É sério que você pensa isso sobre o Ciro (sou progressista mas não sou cirista)? Quer dizer que agora não vale mais se unir a este "centro"? E Lula? Fez o que? Renan Calheiros, Michel Temer, Sarney, Collor e tantos outros foram o que para Lula? Não entendo a seletividade do argumento. Me explique, por favor.

        • Sabe a diferença de avançar e de resistir?

          Sitação 1: Lula tinha conquistado o governo e não tinha o Congresso. Avançava nas conquistas em direção a quem não era hostil no Congresso (quem não era alinhado com a oposição). Como faz qualquer estadista.

          Situação 2: Lula é vítima de um golpe cujo cerco é para ele não conquistar o governo. Ele resiste com as forças aliadas - o voto popular - contra as forças hostis do golpe (que Ciro corteja - questão de escolha de que lado ficar, amigo). 

  • Finalmente Nassif, o Sr.

    Finalmente Nassif, o Sr. escreveuo que estava acontecendo.

    Nas Eleições o candidatopode ganhar ou perder por uma simples declaração a horas do pleito. Logo, não convence essa conversa de que Lula tem de apontar logo um sucessor etc etc.

    O que o Sr. não disse é que se deixarem Lula mofando na cadeia de propósito o povo não votará no traidor ou traidores do PT.

    Lula decidirá as Eleições por isso a Direita já escolheu seu candidato de Esquerda, e ele é Ciro Gomes.

  • Se apoiarem o amigaço dos
    Se apoiarem o amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido perdem a eleição, o discurso, parte da militância, legitimam uma eleição fraudulenta e definham.....
    Essa papo de conciliação é furado, golpistas são sempre golpistas..,.

  • Gleisi não tem estratégia para as eleições 2018

    A comandante petista Gleisi Hoffmann não tem estratégia para seu partido nas eleições 2018, sua grande virtude é a luta frenética contra a prisão ilegal de Lula, afinal não existe provas criminais. 

    Do outro lado da política brasileira está a Direita, que embora esparsa é hermeticamente antiPT, quer repetir o sucesso da aniquilação da militância, edificações e tudo de Canudos que só tem de legado meia dúzia de livros de sebos inóspitos.

    Isto posto, na estratégia para conter o avanço facista, faz-se necessário, além do 'LULA LIVRE', um golpe de mestres que muitas vezes deve-se ter apoio de forças antagônicas sim - ou os nortes-americanos sós derrotaram os nazistas?

  • Ok.Supondo que o Lula ganhe na cadeia...

    Ok. O Lula, preso, se candidatou e ganhou estando na cadeia.

    Quem garante que o TSE, o STF, o MPF, a Globo, a JF, as FA e a FIESP o deixarão tomar posse?

    Supondo que inventem qualquer desculpa esfarrapada para barrar a posse do Lula => "Houve compra de votos em Quixeramobim com vale-leite de um prefeito coligado com o PT."

    E aí? Como fazemos? Vai se cumprir a Constituição? Qual Constituição? A dos golpistas (TSE, STF, MPF, FA) ou a nossa?

    Supondo que o Haddad ganhe. Faço as mesmas perguntas acima.

     

    A meu ver, é o Lula/PT afundarem a esquerda nessas eleições ou na posse e serão lembrados pelo resto da História, tanto pela direita como pela esquerda, como o grupo que afundou o país, ainda que por motivos diferentes.

     

    O Lula certamente terá entrado para a História... devido ao seu último e derradeiro ato.

    • Porque não deixam a esquerda ganhar então vamos votar no direita

      No fundo é isso que você está propondo.

      Então ou temos a coragem (que nem precisa ser muita) de enfrentar o golpe pelo menos nas urnas, ou se rende de joelhos a continuidade golpe, votando no cardápio de candidatos de continuidade ao golpe que os golpistas permitem.

  • Temporalidade

    As coisas devem ser avaliadas ao longo do tempo. Hoje é o tempo de defender Lula e manter viva a militância em relação à sua liberdade e contra o golpe. Também, e hora de fortalecer as chapas progressistas para deputado e senador. Com Lula até o final, basta ao PT trocar o nome em caso de emergência. Se isso for feito hoje, somente a direita ganha. Vemos aqui tentativas espertas de desmontar o enorme apoio popular a Lula e ao PT. Também, o Ciro quer levar de graça a votação da esquerda. Se tivermos boa base no congresso, graças à presença do Lula nos palanques, já terá valido a pena, mas acredito que o Lula ou qualquer um que lula indicar (não agora, pois seria destruído pela mídia) passaria para o 2º turno.

  • Mas a Globo, que manda no

    Mas a Globo, que manda no Brasil, não quer Lula na presidência, faltou mencionar isso.

    Aliás é muito fácil dar outro golpe: É só permitir a candidatura de Lula e cassá-la na vépera da eleição ou logo depois. O segundo colocado se elege no primeiro turno. Se permitirem a candidatura de Lula será com esse objetivo.

    • Então vamos todos votar só em candidato que a Globo deixa?

      Se é para continuar vivendo sob golpe, tanto faz viver na continuidade do golpe elegendo candidatos de continuidade ao golpe ou sofrer outro golpe porque vencemos o primeiro golpe.

      A alternativa é resistência. E essa resistência é Lula.

      Para não deixar Lula ser candidato, haverá mais constrangimento internacional e lawfare. O judiciário terá de dar outro cavalo de pau para impedir Lula. Pois até hoje o TSE sempre permitiu centenas de candidaturas ao senado, a prefeito, se candidatarem mesmo estando inelegíveis por condenações que não sejam em última instância. Os votos ficam embargados (não são computados como votos válidos) provisoriamente até que o candidato seja julgado em última instância. Se for absolvido os votos dele são liberados para contagem, e ele assume, mesmo que seja no meio do mandato.

      Não deixando Lula ser candidato, o vice de Lula registrado na chapa assume a candidatura com o discurso de "que é o candidato de Lula para teimar e fazer o mesmo governo do Lula porque estão proibindo ele". E ganha.

      Se deixarem Lula ser candidato, e o povo absolvê-lo nas urnas, e o TSE embargar a posse, empossando outro com votação muito abaixo da de Lula, para a justiça eleitoral pode estar seguindo a lei, mas para o povo será tapetão, o eleito não terá legitimidade popular e golpe enfraquece. É como o time vice virar campeão perdendo a final que revolta a torcida.

      Se Lula é candidato, ganha e assume, é vitória ampla. Haverá dificuldades, mas a vida é dura. Nada nunca veio de graça para a esquerda.

      Se derem outro golpe, estaremos mais fortes para resistir. Mas se não conseguirmos resistir, continuaremos onde já estamos.

      Se votarmos bovinamente nos candidatos permitidos pela Globo e pelo golpe, para fazer o governo de continuidade ao golpe (e vejo Ciro neste time), continuamos onde já estamos.

      Então todos os caminhos que não sejam Lula, é rendição ao golpe e é continuar onde já estamos.

      Todos os caminhos de resistência para vencer ou enfraquecer o golpe levam a Lula.

      • Não vejo Ciro como candidato
        Não vejo Ciro como candidato da globo ou continuidade do golpe, só verificar o que tem defendido, revogar concessões desse governo golpista, reforma política e fiscal, realizar referenda plebiscitos, reforma tributária, regulamentar papel dos bancos e aumentar a concorrência etc, ele jamais dealiou ao PMDB, mas de fato nunca falou no monopólio da globo. Esse discurso que tem propalado nas suas aparições é mais à esquerda do que lula paz e amor em 2002 que não fez nenhuma reforma nem revogou os desastres de FHC, resta saber se cumprirá a palavra.

        • Você pode não ver Ciro ser esse candidato por

          vontade própria. Mas vira candidato de fato quando ele não luta para reunir as condições necessárias pra tirar do papel aquilo que ele fala nos discursos.

          Discurso contra privilégios, com juras de amor aos pobres e ao Brasil, até o Collor ganhou eleição fazendo. (Em tempo: não estou dizendo que Ciro é Collor, só estou dizendo que discurso não basta, e que se bastasse qualquer um candidato golpista poderia fazer e pegar votos de Ciro).

          Ciro não se alinha a um projeto de eleger bancadas anti-golpe para reverter medidas. Pelo contrário, ele busca apagar Lula da eleição e bate no PT mas não bate nos partidos de direita. Isso beneficia os partidos que estiveram com Temer votando na agenda anti-povo do Temer a conseguirem se reeleger. E é com quem Ciro teria que governar, se ganhasse.

          Sem apoio do Congresso, Ciro será governado pelo golpe, pelo Centrão. E sem uma candidatura que represente uma derrota ao golpismo judiciário, o STF continuará co-governando. Lei que o mercado não gosta, o STF declara inconstitucional. Lei que o mercado quer, o STF dá um jeito de enquadrar uma interpretação na Constituição que favoreça, além da influência que o mercado exerce sobre o Congresso.

  • Prestem atenção

    Se não for para "normalizar" o golpe, não haverá eleições. Os golpistas não estão brincando. Se alguém ainda tinha dúvidas a respeito disso, a manifestação do general vilas boas na véspera do julgamento do HC do Lula encarregou-se de dirimí-la. Ciro está adaptado ao projeto golpista. Sua candidatura visa tão somente obter algumas concessões dos setores que lideraram o golpe para o setor industrial. Mas não discorda do fundamental: espremer o povo trabalhador, revogando a CLT, desmontando a previdência pública, travando os gastos sociais, e outras maldades que já temos assistido. Lula e Boulos vêem com clareza a situação. 

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

7 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

8 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

8 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

9 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

10 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

10 horas ago