Plenário do TSE vai julgar se Lula terá representante em debates

Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – O ministro Og Fernandes decidiu que caberá ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral avaliar se Lula pode ter um representante em debates entre presidenciáveis promovidos por veículos de comunicação, enquanto o petista permanece preso em Curitiba.
Segundo informações da Agência Brasil, Fernandes reconheceu que as sabatinas que não incluem Lula ferem o princípio da isonomia entre potenciais candidatos, “mas destacou não haver dispositivo legal que garanta a participação de representante na hipótese de impossibilidade de participação de determinado candidato.”
Como o caso é sem precedentes, ele será examinado em plenário pelo TSE. Até lá, por entender que a demanda não é urgente, o ministro negou liminar.
Por Felipe Pontes
Da Agência Brasil
O ministro Og Fernandes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um pedido de liminar (decisão provisória) do PT para que fosse garantida a participação de um representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em debates entre pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
Desde que Lula foi preso, em 7 de abril, o PT o mantém como pré-candidato da legenda, afirmando que irá registrá-lo para concorrer ao pleito.
Pela via judicial, o partido pretendia garantir a presença de um representante de Lula já no ciclo de entrevistas com pré-candidatos, iniciado pelo jornal Folha de S.Paulo, pelo portal UOL e pelo SBT.
O partido alegou que Lula não foi convidado apesar de aparecer como “líder na pesquisa de intenção de votos”. Os veículos de comunicação estariam com isso violando o princípio da isonomia entre os pré-candidatos, segundo o PT, ao alegarem que o ex-presidente “estaria indisponível para figurar nas entrevistas em decorrência de sua prisão”.
Ao analisar o caso, Og Fernandes reconheceu a importância da isonomia, mas destacou não haver dispositivo legal que garanta a participação de representante na hipótese de impossibilidade de participação de determinado candidato.
O ministro disse que o caso não tem precedentes e por isso deve ser examinado em plenário pelo TSE. Enquanto isso não ocorre, ele entendeu não haver urgência na concessão de liminar, pois “o fato de o ciclo de entrevistas já ter se iniciado não impede que, em caso de procedência desta representação, venha ser garantido à agremiação o direito de indicar alguém para ser entrevistado no lugar de seu pré-candidato”.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • É claro que vai ser negado, é

    É claro que vai ser negado, é o golpe. A finalidade é isolar Lula até às eleições, senão o golpe acaba.

  • Uma questão fácil de driblar

    Se o plenário do TSE negar, é muito simples driblar essa questão. Como se trata de período pré-eleitoral, basta no plano formal o PT apresentar um nome "oficial" / "oficioso", mas que na prática atuará como representante de fato. O ideal seria apresentar mesmo o "vice", para sua imagem se consolidar desde já, embora não haja consenso sobre a questão. Nas entrevistas este "pré-candidato provisório" do PT enfatizará a cada pergunta e a todo momento que está representando Lula, porque o direito a livre expressão ainda parece ser uma garantia e ninguém poderá censurá-lo. Não existe nenhuma obrigatoriedade legal, nem dos pré-candidatos que estão sendo entrevistados, que confirmem suas candidaturas em agosto. O judiciário não poderia negar um candidato apresentado formamente como "oficial", porque explicitaria mais ainda a perseguição direta ao PT e reforça a tese sobre a consolidação da autocracia das togas. O PT não pode negligenciar essa questão, porque no contexto atual é muito importante participar de todas as sabatinas na TV, nos jornais e na rede. A internet agora é uma das centralidades da disputa política. Acredito que talvez até maior que o anacrônico tempo de televisâo que os partidos ainda disputam como algo relevante. É só verificar a elevada ascensão do proto-facista que não precisou de um segundo na TV...

  • A excelência não vê pressa,

    A excelência não vê pressa, nem vê que o ciclo de entrevistas das emissoras não dura para sempre. É, Lula, um dia você entenderá que, ou se quebram ovos, ou não se faz omelete.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

5 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

6 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago