PSOL pede investigação sobre ameaças de Bolsonaro de exilar ou prender opositores

Jornal GGN – A bancada federal do PSOL pediu à Procuradoria Geral da República que investiga se há irregularidades constitucionais no discurso que Jair Bolsonaro proferiu em videoconferência com manifestantes na Av. Paulista, no dia 21 de outubro. Na ocasião, o candidato de extrema direita prometeu forçar o exílio ou a prisão de seus opositores, a quem ele chamou de “vermelhos” e “bandidos”. A declaração foi repudiada por inúmeras figuras, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Por Ana Pompeu
No Conjur
O discurso feito pelo candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsobaro, na Avenida Paulista, em São Paulo, no último domingo (21/10), se tornou motivo de representação na Procuradoria-Geral da República. Em fala de 10 minutos, o presidenciável promete, se eleito, “uma limpeza nunca vista na história desse Brasil”, bem como “varrer do mapa esses bandidos vermelhos do Brasil”. O PSOL pede a abertura de investigação.
O candidato de extrema direita fez pronunciamento em videoconferência com transmissão ao vivo e mais de 500 mil visualizações. “Fora do ambiente parlamentar e na condição de candidato à Presidência da República em ato de campanha, o discurso de ódio proferido, adiante transcrito, além de atentar contra o Estado Democrático de Direito e a já ameaçada democracia, configura, em tese, crime de ameaça, de incitação à violência e apologia de crime ou fato criminoso”, diz o texto.
Bolsonaro disse a eleitores que eles são a maioria e que juntos vão construir uma nova nação. “Só que a faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser que ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão pra fora ou vão pra cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria”, afirmou o candidato.
De acordo com a bancada federal do PSOL, que assina a peça, as declarações são graves por si próprias, mas, dada a posição de Bolsonaro na corrida eleitoral, “ganham um contorno ainda mais preocupante, vez que incitam a violência e constituem verdadeira ameaça aos/às eleitores/as e militantes da candidatura adversária”. Os parlamentares da legenda pedem que, verificadas irregularidades constitucionais, que sejam tomadas as providências administrativas, civis e/ou penais cabíveis.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O vídeo a que se refere a foto em tela...

    Não só PSOL deveria pedir a investigação!  As  pessoas e entidades mencionadas, deveriam tomar a mesma providência!   Inacreditável o que é dito nesse vídeo. Em qualquer outro país, um presidenciável que fizesse tal agressão seria preso ou então enviado urgente para tratamento psiquiátrico! Deplorável!

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

5 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

5 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

6 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

6 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

7 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

7 horas ago