Arlindo Chinaglia explica compra da refinaria no Texas

Sugerido por wanderley liberato
Do blog Os Amigos do Presidente Lula
O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), subiu ao plenário da Câmara para rebater os ataques tucanos da turma que queria vender a “Petrobrax” a preço de banana igual fizeram com a Vale.
Depois de rebater uma baixaria, Chinaglia explicou sobre a decisão da PETROBRAS de comprar uma empresa no exterior, a Refinaria de Pasadena no texas:
Porque houve a decisão? Houve a decisão porque ao excedente de produção de óleo pesado e de petróleo pesado no Brasil precisava ser agregado valor e, portanto, era importante fazer o refino fora do Brasil, numa cidade estratégica, com vários elementos propícios para a indústria do petróleo.
.
A pergunta que se faz é a seguinte: o preço pago é justo? Aos olhos de quem não está habituado aos valores da indústria do petróleo, de fato, são valores para qualquer um de nós, eu diria, quase assustadores, mas é próprio da indústria do petróleo.

.
O que ocorreu? Duas consultorias de renome internacional — perdoem o mal inglês —, CERA e McKinsey, recomendavam a aquisição de refino de baixa complexidade.
.
Em 2006 o Citigroup emitiu parecer financeiro sobre operação de aquisição, atestando que a remuneração total a ser paga pela PETROBRAS nas transações propostas era justa.
.
O preço médio das transações em 2006, o valor médio de capacidade de processamento adquirido, era de 9.734 dólares por barril, e a PETROBRAS pagou 7.200 dólares — pagou a menor.
.
Se o mercado mudou e se houve alteração do preço, aqui, para aqueles que inclusive fazem apologia do mercado, vai brigar com o deus mercado. E foi exatamente isso o que ocorreu.
.
Finalizo, porque o tempo não me permite mais, mas quero retomar esse debate. Hoje, essa empresa de Pasadena está dando lucro. Ou seja, o capital investido, ainda que tenha havido alterações no preço de mercado, ele vai ser recuperado.
.
Por isso, concluo dizendo que, quando a Presidente alertou para um falso… Aliás, falso não, mas de um equivocado parecer jurídico e técnico, ela se referia a uma garantia de rendimento de 6% que não poderia ter sido dada. Segundo, se referia também porque a PETROBRAS foi obrigada a adquirir, quando não queria, e foi uma decisão do Poder Judiciário. Portanto, não foi da PETROBRAS.
A tucanada ficou ouriçada com uma declaração da presidenta Dilma publicada no jornal Estadão dizendo que um parecer que orientou a decisão de compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, foi falho.
Redação

Redação

View Comments

  • Tudo bem,mas é bom tomar

    Tudo bem,mas é bom tomar cuidado com as palavras ;pois tudo que eles querem é um pretexto.. Viu o JN ontem com o Never sentando o sarrafo ; fiquei preocupado.

  • Citigroup

    Não foi so a tucanada que ficou ouriçada, não. Mas ca pra nos, alguém do governo confia em parecer do Citigroup ? Eu, hein ?  Nem sem oculos escuros, né Dede ?! De toda forma, a resposta ao artigo do Estadão se faz necessaria.

  • No caso o que importa menos

    No caso o que importa menos são só os valores,mas sim se a compra atendeu a critérios técnicos e estratégicos da empresa e o resultado.É uma forma muito simplista dizer que o contrato tinha clausulas desconhecidas.Afinal de contas a compra de uma refinaria não é a mesma coisa de ir até a esqiuna e comprar meia dúzia de pão ou, até mesmo,a padaria inteira!  Quem pariu Mateus que o balance!!!

  • A nota do Planalto foi muito
    A nota do Planalto foi muito mal elaborada.
    Lamentável que em pleno ano eleitoral, com o PMDB fazendo chantagem de todas as maneira, permita-se um penal tão infantil.

  • Uma refinaria comprada abaixo

    Uma refinaria comprada abaixo do preço e ainda estão fazendo um escândalo. Com o aumento da capacidade de processamento na planta, o lucro da Petrobrás foi mais que o dobro.

    Muito mais barato ao contribuinte que os vagões do trensalão.

  • a grande mídiapiguista ,

    a grande mídiapiguista , principalmente a globo, desde sempre é contra a petrobrás, quem entende isso? o que ela ganha com isso se a petrobrás é a maior anunciadora dessa mídia?

    sào suicidas?

    ou apostam no quanto pior, melhor?

    freud explica ou o capitalismo é isso mesmo?

  • Valor de Mercado

    Quanto vale hoje a dita planta de refino que a Petrobras comprou? Se hoje descontados os investimentos feitos ela valer 1,18 Bilhões está empatado. Dar lucro não significa nada, é o mínimo que se espera de um negócio.

  • " ... a PETROBRAS foi

    " ... a PETROBRAS foi obrigada a adquirir, quando não queria, e foi uma decisão do Poder Judiciário. Portanto, não foi da PETROBRAS."  

    O QUE QUER DIZER ?  "decisâo do Poder Judiciário"

    • Decisão da justiça americana

      Decisão da justiça americana sobre o cumprimento do contrato, que foi para litígio. Nada a ver com o STF.

  • Para a oposição que está numa

    Para a oposição que está numa situação desesperada, qualquer movimento da água no copo é tempestade!

  • Ah, agora com o

    Ah, agora com o pronunciamento do Chinaglia reina a tranquilidade. Podia ter sido pior, escalarem o Vacarezza para falar sobre o tema. Só não alcanço o que tem a ver esse caso com a Petrobrax e outra tucanices. Vai ser assim até o fim dos séculos?

    Mais preocupante é saber que o responsável pela apresentação do relatório "falho" ao conselho foi designado para a diretoria financeira da BR distribuidora. Por que ?  Falta de pessoas habilitadas ?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

15 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

15 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

18 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

19 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

19 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

20 horas ago