Europa

Papa solicita reunião com Putin em Moscou, mas diz estar “pessimista” sobre futuro da guerra

O Papa Francisco revelou nesta terça-feira (3/5) que tem mantido conversas com o líder da Igreja Ortodoxa Russa, Patriarca Kirill, nas quais um dos temas é a intenção do sumo pontífice de visitar Moscou e se reunir com o presidente Vladimir Putin para falar sobre a guerra contra a Ucrânia e um possível acordo de paz entre os dois países.

Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, as conversas entre Francisco e Kirill tem sido mediadas pelo Secretario de Estado do Vaticano, Pietro Parolin. “Não vou a Kiev antes de ir a Moscou, para me encontrar com Putin”, declarou o líder da Igreja Católica, que ressaltou que pretende conversar com ambos os presidentes envolvidos no conflito – ou seja, ele quer primeiro uma reunião com o presidente russo, e depois faria uma visita a Volodymyr Zelenski, na capital ucraniana.

Contudo, o pontífice também admitiu que “até agora não tivemos resposta, e estamos insistindo desde poucos dias depois que a guerra começou”.

Em seguida, Francisco disse que as negativas de Moscou para reunião significam uma negativa do próprio Putin em realizar esta reunião. “Creio que ele (Putin) não pode e não quer este encontro agora”, comentou, o Papa, e completou: “eu sou apenas um padre. O que posso fazer? Faço o que posso. Se Putin abrisse a porta…”.

Francisco afirmou que teve conversas telefônicas com Zelenski desde fevereiro, razão pela qual assegura que o presidente ucraniano está disposto a um acordo de paz. Por essa razão, o sacerdote católico afirma que sua intenção de visitar as duas capitais e se reunir pessoalmente com os dois presidentes visa “realizar um gesto claro para o mundo inteiro”,

No entanto, Francisco reconhece que a paz está longe de ser alcançada. “Sou pessimista, mas devemos fazer todo o possível para que a guerra termine”, declarou, que também criticou “as ameaças da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) às portas da Rússia”, como um dos fatores que precisam ser contornados para que o conflito chegue ao seu fim.

Leia também:

Nas Filipinas, Papa Francisco fala contra corrupção

Considerações sobre o Papa Francisco, por Michel Löwy

O encontro de Lula e Papa Francisco por um “mundo mais justo e fraterno”

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

Victor Farinelli

Victor Farinelli é jornalista residente no Chile, corinthiano e pai de um adolescente, já escreveu para meios como Opera Mundi, Carta Capital, Brasil de Fato e Revista Fórum, além do Jornal GGN

View Comments

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

35 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

53 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago