Prêmio a Alckmin por gestão hídrica é “afronta” ao paulistano, diz Idec

Por Sarah Fernanda

Da Rede Brasil Atual

O anúncio ontem (22), pela Câmara dos Deputados, de prêmio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, por boa gestão hídrica no estado, que enfrenta sua maior crise de abastecimento de água da história, foi considerado uma “afronta ao povo paulistano”, pelo Instituto de Brasileiro de Defesa do Consumidor, que monitora os problemas de abastecimento no estado. A premiação ocorrerá em 13 de outubro.

“É um prêmio à leniência e à omissão total”, afirmou o gerente técnico da instituição, Carlos Thadeu de Oliveira. “É uma afronta ao povo paulistano. O deputado que concedeu o prêmio (João Paulo Papa, do PSDB-SP) não sabe do que está falando.” A indicação de Alckmin ao Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015 ocorreu pelo fato de ele governar o estado brasileiro que mais se aproxima da universalização do saneamento básico.

O governador disse hoje que o prêmio, “modéstia à parte, é merecido”, durante uma reunião dos Conselhos Comunitários de Segurança da Grande São Paulo (Consegs). “São Paulo é hoje um modelo para o Brasil do ponto de vista de recursos hídricos. Por quê? Primeiro, não teve seca só em São Paulo. Teve em 1.500 municípios. O único ente federativo que deu bônus para evitar desperdício foi São Paulo. Nenhum estado, nenhuma prefeitura, nem o governo federal, ninguém fez nada. Nós demos o bônus”, disse.

“Sabemos que essa crise não é inesperada e o enfrentamento em São Paulo tem sido, tecnicamente, o pior possível, sem sequer planejamento e transparência”, critica Oliveira. “Nenhuma das medidas que ele tomou tem nada de revolucionário nem de boa gestão. Ele demorou para implantá-las e ainda tem a pachorra de dizer que fez interligação de sistemas. Nós sabemos que as obras estão todas atrasadas e que são bem duvidosas do ponto de vista técnico. Além disso, não existe investimento. Na cidade de São Paulo, só 27% do esgoto é tratado. É uma vergonha.”

O Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a Grande São Paulo, operava ontem com apenas 16,3% de sua capacidade, segundo dados da Sabesp. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informou que o problema da falta de água é resultado da falta de planejamento do governo paulista. O órgão relatou que a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SSRH) recebeu vários alertas sobre a necessidade de um plano de contingência.

Já a coordenadora institucional da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Maria Inês Dolci, acredita que o prêmio pode “incentivar o governador a realmente trazer para o estado uma solução para crise hídrica, que é a maior da nossa história”. “Temos a questão também do problema de falta de água, que não é só em São Paulo, mas ele foi premiado por ações inovadoras, que podem fazer a diferença nesse momento.”

Alckmin foi escolhido para o prêmio na categoria Personalidades, ao lado de Jaime Lerner (ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná), indicado pelo deputado Toninho Wandscheer (PT-PR) pelo modelo de mobilidade urbana, de preservação de áreas verdes e de reciclagem implantado na capital paranaense; e de Eduardo Paes (PMDB-RJ), prefeito do Rio de Janeiro indicado pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), por conta da revitalização da Região Portuária da cidade.

O Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação foi criado pela CDU no último mês de julho e ocorrerá anualmente. De acordo com as regras, cada deputado integrante da comissão, entre titulares e suplentes, pode indicar até três nomes de entidade ou pessoa jurídica, e até três nomes de personalidades, todos ligados a uma das áreas: mobilidade, saneamento e habitação. A seleção dos premiados é feita por votação entre os parlamentares do colegiado.

A cerimônia de premiação da 1ª edição ocorrerá na abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, no dia 13 de outubro, às 20h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Os premiados receberão um diploma de menção honrosa, uma medalha e a estatueta Lucio Costa, criada e produzida pelo artista, escultor e músico Edgar Duvivier.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • REALMENTE. ENQUANTO ELE

    REALMENTE. ENQUANTO ELE GANHAVA O PRÊMIO IDIOTA MEU BAIRRO, INCLUSIVE MINHA CASA, NÃO TINHA ÁGUA. IMAGINE-SE QUANTOS  BAIRROS MAIS...

  • Quando não chamam paulistano e paulista

    é o inverso, o desserviço do Picolé de Chuchu afeta a grande são paulo tb, cidades como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Osasco tb sofrem cortes

  • ProTeste. Mas nem a pau.

    A ProTeste dia sim, outro também, inunda a minha caixa postal oferecendo espelhinhos e miçangas eletrônicas para que eu me torne "membro do instituto". E aí vem a presidente do mesmo e me fala uma bobagem estratosférica dessas, sobre as "ações inovadoras que podem fazer a diferença nesse momento". Quá, quá, quá, quá, quá, quá!

    Para mim, isso deixa muito claro qual chapeu ela e sua organização vestem, e claro fica que não é o do consumidor - tá mais para chapéu azul e amarelho com forma de tucano...

    Quanto a criticar Alckmin e a crise hídrica que ele provocou, isso é chover no molhado. (Opa!)

  • Uma excelente oportunidade desperdiçada

    Uma excelente oportunidade desperdiçada pelos paulistanos para baterem suas prosaicas latas e/ou panelas, posto estarem vazias, sem um pingo da d'água.


    É sobre isto que falamos o tempo todo: - os tucasnos, digo, tucanos, te esfolam, te sacaneiam e tripudiam como querem e a mídia dá sempre um jeito de tornar uma catastrófe em notícia boa. Pior ainda o sujeito ainda ganha prêmio.

  • Barro em água.

    A gestão hídrica do Alckmin é ótima. Consegue transformar barro em água. E a receita da SABESP não é afetada, pois cobra por ar no encanamento. Excelente.

    Agora, se der problema na gestão hídrica de Sumpaulo, já sabemos de quem cobrar. Recebeu o bônus, segura o ônus. Vai atrás do Alckmin IDEC.

    E assim caminham os tucanos. Patifaria pura.

  • Manada sedenta!

    E depois dizem que o povo do nordeste é que é uma manada de bovinos sem espírito crítico e vontade próprias...

  • Esse é o poder da Mídia! E

    Esse é o poder da Mídia! E viva Miami! E viva o Playstation! E viva o Japão! E viva a América soberana e seus empresários justos e solidários que estão nos salvando das ameaças terroristas do mundo! Cobrando em troca os recursos e a riqueza do povo destes países... é claro! Nimguém é de ferro! Nem mesmo o homem de ferro! hehe

    Mas em verdade, todos sabem ou deveriam saber, que estes empresários não querem nada além de dinheiro, financiam grupos terroristas com a suas armas! Minorias sanguinárias para destruirem o país! Pois de arma a um povo pacífica e guardará em caixas, dê a loucos e sitiarão todos! Só deram armas a seus amigos destruidores e causaram todo o caos! 

  • Ano que vem o prêmio será

    Ano que vem o prêmio será renovado, pois Geraldo "beduíno" Alckmin está trazendo para São Paulo todos os jegues aguadeiros que se tornaram anacrônicos no nordeste. 

Recent Posts

Promoção da equidade de gênero no trabalho avança, mas tropeça nas pequenas empresas

Em meio a desigualdades salariais, assédio e lacunas legais, advogada destaca avanços e desafios para…

18 minutos ago

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

1 hora ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

11 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

12 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

12 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

13 horas ago