Categories: Cidades

A fábrica de multas de Kassab

Por Ricardo M

Nassif, o prefeito quer reduzir a velocidade máxima nas ruas com o objetivo de diminuir o número de mortos no trânsito. Trata-se de mal disfarçada forma de aumento de arrecadação com multas, que terá o agravante de aumentar o congestionamento em São Paulo. Kassab, que tal tapar buracos, melhorar a sinalização, fazer com que semáforos funcionem sob garoa ou chuva, pintar faixas nas vias, e parar de desviar para obras viárias a grana que seria destinada ao combate de enchentes?

Segue artigo do jornalista automobilístico Bob Sharp: 

AMPLIAÇÃO DA FÁBRICA 

Postado por Bob Sharp

A notícia ontem explodiu feito bomba. A Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Município de São Paulo anunciou plano de reduzir a velocidade máxima de avenidas importantes. Segundo o divulgado nos principais jornais, a Prefeitura quer padronização para reduzir acidentes. Mas sabemos que o objetivo é bem outro, é ampliar a fábrica…de multas.

OsecO secretário de Transportes proferiu o besteirol “O foco principal é que as pessoas saibam de forma mais intuitiva quais são as velocidades permitidas na cidade. E, portanto, respeitem os limites de forma mais intuitiva e não apenas dependendo da sinalização do local”. A “intuição” vai fazer um grande bem para o caixa da Prefeitura, já que é justamente a intuição que norteia os motoristas dos países ditos avançados a adotarem determinada velocidade. O incompetente secretário parece desconhecer que toda via tem sua velocidade natural.

Se até agora era um horror ter de ficar atento ao velocímetro para não ser “tungado” pela Prefeitura, imagine-se agora.

O secretário deve achar também o trânsito da capital paulista é maravilhoso, não há engarrafamentos diuturnos e reduzir a vazão de tráfego não vai mudar nada nesse aspecto. Tudo continuará às mil maravilhas…

Os paulistanos e quem é de fora perceberam como o trânsito de 2/3 do eixo norte-sul – avenidas 23 de Maio e Rubem Berta – piorou e muito com a redução de 80 para 70 km/h.

O besteirol oficial prossegue: “Além de padronizar e melhorar o posicionamento dos motoristas em cada via, a secretaria afirma que a redução no limite de velocidade diminui o risco de acidentes e a gravidade quando eles acontecem”. Posicionamento?? O que será que velocidade tem a ver com posicionamento? E pela “brilhante” ótica de que baixar velocidade reduz o risco de acidentes, baixemos o limite nas rodovias do país para 80 km/h  — e baixe-se lei proibindo brasileiros de dirigir nas Autobahnen. Afinal, o negócio deles é ferrar o cidadão, não é?

Na nota oficial, a secretaria diz que os especialistas de tráfego elogiam a medida e não acreditam que os congestionamentos possam aumentar com os veículos trafegando a uma velocidade menor e citam a opinião de um “especialista”, engenheiro de tráfego e mestre em transportes  pela Universidade de São Paulo: “Os maiores fluxos de veículo são justamente quando os carros estão mais devagar e mais perto um do outro”…É a própria versão hodierna da velha piada do professor que provou que a aranha ouvia pelas patas, pois ao cortá-las todas o aracnídeo não atendia mais ao chamado do mestre…

Será que este e outros especialistas nunca viram que em trecho subida o tráfego congestiona justamente por ter motorista (vários motoristas) que esquecem de abrir mais o acelerador para obter mais potência e  assim manter velocidade? Que depois do topo o tráfego passa a fluir normalmente?

O raciocínio do tal “especialista” é que – pasmem – os veículos precisam reservar um espaço maior quando estão em alta velocidade (meu grifo) e que um ritmo mais lento permite maior proximidade. E acrescenta que “Além disso, não há razão para que se trafegue a uma velocidade maior que 60 km/h em uma via arterial, com semáforo”.

Mas essa o leitor vai espumar que nem cão com hidrofobia. Diz a nota que “as velocidades praticadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não seguiam as indicadas no Código de Trânsito Brasileiro. Esta legislação prevê 80 km/h nas vias de trânsito rápido (com as Marginais do Tietê e do Pinheiros), 60 km/h nas vias arteriais (como a av Paulista), 40 km/h nas vias coletoras (Alameda Santos) e 30 km/h (ruas de bairro sem farol).

Pensando a conhecida exclamação chula que não devo dizer aqui, mas dá vontade: as tais velocidades indicadas no Código de Trânsito Brasileiro referem-se ao § 1° do Art. 61: “Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de….” e aí são as citadas logo acima. Mas o § 2° do mesmo Art.  61 diz:: “O órgão ou entidade de trânsito ou rodoviário com cirscunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas estabelecidas no parágrafo anterior”.

Ou seja, a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo ou desconhece o Código que rege o trânsito no Brasil, o que é inconcebível, ou, pior, mentiu.

Como se vê, estamos na mão de gente incompetente para exercer uma função de máxima importância nos grandes centros urbanos chamada trânsito.

Agora, falam em “padronização, não falam? E como ficará ela com as lombadas físicas e eletrônicas? Cadê? Como o leitor vê, é expressão máxima da palhaçada misturada com incompetência e irresponsabilidade.

Esssas figuras que tomam conta do trânsito da capital paulista deviam ir à cidade do Rio de Jameiro e anotar os limites de velocidade de lá, estabelecidos por pessoas que usam a cabeça além de enfeite para o pescoço. Num túnel estreito como o Zuzu Angel, na Gávea, duas faixas sem acostamento, o limite é 90 km/h. Precisa dizer mais alguma coisa?

Ou dar um pulo à Buenos Aires e observer o limite das estradas à volta da cidade: 130 km/h

Só gostaria de saber qual é a previsão orçamentária da Prefeitura de São Paulo para 2011 com a arrecadação de multas de trânsito! Sim, caro leitor, não estou imaginando coisas, tal previsão orçamentária existe!

Essa novidade de baixar os limites de velocidade é dar nojo.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago