Coronavírus: Bolsonaro segue defendendo medidas sem eficácia comprovada

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro segue contrariando as evidências científicas, e voltou a defender o chamado tratamento precoce em viagem realizada a Chapecó, em Santa Catarina. Bolsonaro ainda criticou a adoção de medidas como isolamento social, que já apresentou resultados comprovadamente favoráveis na contenção do vírus.

“Desde o início [da pandemia] eu digo: temos um problema, o vírus e o desemprego. E as medidas ora anunciadas […] não podem ter efeito colateral mais danoso que o próprio vírus. Eu acho que sou o único líder mundial que apanha isoladamente”, disse Bolsonaro, segundo o jornal Folha de São Paulo. “O mais fácil é ficar do lado da massa, da grande maioria, se evita problemas, não é acusado de genocida, não sofre ataques por parte de gente que pensa diferente de mim. O nosso inimigo é o vírus, não o presidente, a governadora ou o prefeito”, ressaltou.

As declarações foram dadas ao lado do prefeito da cidade, João Rodrigues (PSD), que tem adotado o protocolo bolsonarista desde a sua posse – a ponto de ter montado um ambulatório especializado em “tratamento precoce”, que indica aos pacientes medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19, como ivermectina e azitromicina.

“[Rodrigues é um] exemplo a ser seguido, por isso estou indo para lá. Para exatamente não só ver, mas mostrar a todo o Brasil que o vírus é grave, mas seus efeitos têm como ser combatidos. Mais ainda, naquele município —com toda certeza em mais [cidades], em alguns estados também— o médico tem a liberdade total para trabalhar com o paciente, total. Esse é dever do médico, uma obrigação e direito dele”, declarou o presidente ao anunciar sua viagem a Chapecó.

Embora Rodrigues tenha dito em entrevista coletiva que a cidade está com os números da pandemia em queda e com as internações em patamar “próximo de zero”, algumas informações foram omitidas. Dentre elas, a de que os índices começaram a cair após o lockdown feito entre 22 de fevereiro e 08 de março, por conta da falta de leitos para atendimento de pacientes: como Chapecó é a maior cidade da região oeste catarinense, ela também recebe pacientes de outros municípios.

Informações do site G1 também colocam o otimismo de Rodrigues em xeque: a taxa de mortalidade de covid-19 em Chapecó por 100 mil habitantes é de 238,8, patamar muito acima tanto da média nacional, atualmente em 158,3, como da estadual, com média de 158,1.

O município é o quarto com mais casos da doença em Santa Catarina, com 31,5 mil já diagnosticados e o terceiro com mais mortes: 535 vítimas até a noite de segunda-feira (5). Quando Rodrigues assumiu a prefeitura, em janeiro, a cidade registrava 124 mortes e ainda tinha vagas para atendimento hospitalar. Agora, o sistema de saúde colapsou: dos 112 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dentro do Hospital Regional do Oeste, 109 estão ocupados, o que leva a taxa de ocupação para 97,32%.

Redação

Redação

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

50 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

1 hora ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago