Categories: CidadesGestão

O caso da merenda escolar

De acordo com a cobertura do Estadão, aparentemente o episódio da merenda escolar, na Prefeitura de São Paulo, tem implicações bastante amplas.

Do Estadão

Empresas usaram mesmo método

Todas entregaram propostas de preços em dois lotes; cada uma apresentou o menor valor em um deles

Vitor Sorano

As seis empresas que fornecem merenda às escolas da rede municipal em São Paulo e são investigadas por suspeita de cartel tiveram conduta idêntica no dia da licitação em que ganharam os contratos. O Ministério Público, que levantou a suspeita, quer que a Prefeitura de São Paulo suspenda os contratos e volte a preparar a alimentação de todos os alunos – hoje ela é responsável pela menor parte da rede.

O pregão – tipo de licitação pelo qual a Prefeitura fez a contratação – dividiu as escolas a serem atendidas em seis lotes. Todas as empresas entregaram propostas de preços em dois deles. Cada uma tinha o menor – e, portanto, melhor – preço para um dos lotes. No segundo, as ofertas tinham valor mais elevado.

Pelas regras do pregão, as empresas poderiam apresentar contrapropostas nos lotes em que tinham, inicialmente, cobrado mais caro. Nenhuma delas, porém, deu lance menor para tentar levar o contrato. Logo após conhecer o valor apresentado pelas concorrentes no lote em que perdeu, cada uma das empresas desistiu de participar da disputa.

O pregão, de número 73/2006 e feito na Secretaria Municipal de Gestão entre 2006 e 2007, é citado pelo Ministério Público nas investigações sobre o cartel. A abertura ocorreu no dia 15 de maio de 2007, com uma segunda sessão em 25 de maio daquele ano.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090207/not_imp319805,0.php

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Se quem tivesse feito a
    Se quem tivesse feito a denuncia fosse um pé rapado, iria era preso. Conheço um caso no Ceara que o presidente de uma associação denunciou uma maracutaia desta (eram tratores) e acabou foi preso.
    Sabe qual a semelhança nos dois casos?
    O governador e o prefeito eram tucademos.
    O denunciante era pobre.

  • E o prefeito Kassab não notou
    E o prefeito Kassab não notou nada de estranho nessa licitação?

    A Folha, como bem denunciou Eduardo Guimarães, faz de conta que a prefeitura que está investigando, e não sendo investigada.
    Nas manchetes da Folha a prefeitura de São Paulo é que posa de boazinha na históiria:
    "Após investigações, Prefeitura de São Paulo afasta diretora do setor de merenda escolar"
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u500425.shtml

    Afastam a nutricionista que não tinha nada a ver com o contrato comercial, e a Folha dá esse notícia como se Kassab é que estivesse limpando a sujeira. Incrível como o PIG é praticamente um boletim de propaganda do PSDB-DEM.

    Aqui o artigo de Eduardo Guimarães:
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/eduardo-guimaraes-cobertura-da-merenda-de-kassab-da-nojo/

  • Há um ponto crucial nesta
    Há um ponto crucial nesta questão ao qual poucos estão dando a atenção devida.

    Estamos diante de duas irregularidades distintas: 1. a opção por terceirizar o serviço, contrariando estudo da FIPE. 2. o esquema formado entre as empresas concorrentes (que não seria possível sem a primeira irregularidade).

    Acho mais grave a primeira.

    A prefeitura pagou 900 mil reais para a FIPE realizar um estudo de viabilidade econômica da terceirização da merenda em SP. O resultado do estudo foi claro: os custos seriam até 70% maiores com a terceirização. Qualquer administrador sério acataria o resultado do estudo (que custou 900 mil reais), e NÃO adotaria a terceirização. Não foi, porém, o que se observou: a licitação foi aberta logo após a apresentação do estudo.

    QUEM tomou a decisão "soberana" de ignorar o estudo da FIPE??? Taí uma pergunta que não quer calar. QUEM tem poder para decidir sobre isso na prefeitura de SP???

  • Mas segundo o Kassab, a
    Mas segundo o Kassab, a merenda servida nas escolas é deliciosa .
    Sugiro que ele passe a fazer as refeiçoes nas escola até o carnaval, vai ficar fininho .
    Ah, e leve também o Ronaldo "fenômeno".

    Saudações,

  • Nassif,

    Se a matéria da
    Nassif,

    Se a matéria da inspeção veicular se somar a essa da merenda escolar, começa a ficar evidente o choque de gestão que está vigente na administração Kassab. Mas, como ela é na verdade Serra-Kassab, não se pode deixar de observar a última linha do parágrafo final da matéria do Estado:

    "Bancada do PT na Assembleia Legislativa levantou no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Sistema de Acompanhamento da Execução Orçamentária (Sigeo) a existência de pelo menos 14 contratos irregulares com o Estado de empresas citadas na investigação do MPE. Essas contratações somam R$ 77 milhões, em valores corrigidos. Procurado, o governo do Estado informou que "dado horário do pedido de resposta (19p0 de sexta-feira), além do fato de se tratarem de contratos antigos (1999 a 2005), anteriores a essa administração, não era possível levantar qualquer informação".

    Como é que não é possível levantar informação? Processos são arquivados e independentemente do governante ter mudado de nome, trata-se de documentação oficial, pública, e pior, do MESMO PSDB. E pelo que consta, o Ex-Governador acabou de ser nomeado Secretário do atual governador para ser candidado ao governo do Estado de novo, para manter as conveniências e convivências internas do partido.

    Esse tipo de resposta é um insulto!

  • Ué! Mas eu sempre soube que é
    Ué! Mas eu sempre soube que é preciso desinchar o Estado e privatizar tudo pra acabar com a roubalheira... Não estou entendendo mais nada... Terceirizam merenda, terceirizam inspeção veicular, e a roubalheira continua? E em administrações do PSDB??? Mas eu sempre soube que o PT é que tinha roubalheira... Ai, ai, ai... Que troço complicado... Melhor voltar a ler minha Veja, que explica tudo direitinho...

  • Pior:

    como sou de Ribeirão
    Pior:

    como sou de Ribeirão Preto, fui ler o jornal local pela net e o que encontro?

    A princesa do DEM-SP, Darcy Vera, atual prefeita, ex-deputada estadual recordista de votos em cima de assistencialismo intenso, tem um Secretário da Administração que quer acabar com o uso do Pregão Eletrônico ou restringir seu uso!!!!

    No pregão eletrônico, as empresas não são identificadas a priori então preferem o pregão presencial...

    Isso sem contar que a Assessoria de Comunicação divulgou a agenda de evento do DEM no site oficial da Prefeitura e, agora que o Ministério Público abriu procedimento para apurar o ilícito, o jornalista responsável pela Assessoria vem dizer que foi engano divulgar ali. A resposta é um atestado de inaptidão para o serviço público. Não é apenas divulgar que constitui improbidade administrativa, mas dispor da equipe para trabalho partidário, sendo pagos por recurso público. Isso, depois de uma eleição em que o Prefeito do PSDB, derrotado pela prefeita do DEM, enfrentou vários processos porque secretários seus foram fotografados pela imprensa durante o horário de trabalho em distribuição de santinhos em grandes lojas da cidade.

    Pobre Ribeirão Preto...

  • E a globo não vai dar o
    E a globo não vai dar o enfoque devido em seus noticiários para este caso??
    Como diria o "seu boneco" da escolinha do professor Raimundo:
    - E a merenda chefia ??????????????

  • Se na merenda escolar que e
    Se na merenda escolar que e so pao com carne moida e um leitinho a prefeitura nao da conta de fazer a compra por si mesma, entao o melhor a fazer e fechar a prefeitura.

    So uma pergunta pros leitores do blog: O estudo da Fipe mostrou que terceirizar a merenda nao e negocio. Ha algum estudo comparativo entre os custos de um hospital publico e de um conveniado? Eu tenho a impressao que sem hospitais proprios dificilmente se conseguira melhorar muita coisa na saude.

Recent Posts

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

3 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

1 hora ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago