Para marcar 200 dias de gestão, Bolsonaro assina decreto tornando mais rígidas regras para cargos públicos

Jornal GGN – Em alusão aos 200 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro realiza nesta quinta-feira (18) em evento no Palácio do Planalto com a presença de ministros, parlamentares e outras autoridades.

A ideia é apresentar um balanço da gestão. Ele também assinou um decreto que amplia as restrições para nomeações de cargos em comissão e funções de confiança na administração federal.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, o novo decreto “amplia critérios gerais” estabelecidos para ocupação de cargos de Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE) “para os demais cargos em comissão e funções de confiança da administração federal direta, autárquica e fundacional, a partir de 1º de agosto de 2019”.

A proposta vai de encontro a outro decreto do governo, publicado em março no “Diário Oficial da União” aplicando os critérios da lei da Ficha Limpa para nomeação de DAS e FCPE, cargos da administração pública tidos como de confiança e que não são preenchidos por concurso público. Com o novo decreto, essas regras foram ampliadas para outros cargos da administração federal.

Outros critérios gerais que podem impedir as nomeações, além de não ter a ficha limpa são, a falta de “idoneidade moral e reputação ilibada”. O candidato ao cargo também precisará apresentar “perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado”.

Leia também: Bolsonaro diz que é preciso “zelo nas indicações das embaixadas”

Fiscalização de produtos alimentícios de origem animal

O presidente assinou ainda a regulamentação do Selo Arte, que permitirá a venda de produtos artesanais de origem animal em todo o país.

O Ministério da Agricultura explicou em nota que o selo engloba produtos artesanais de queijos, mel e embutidos. Os produtos lácteos, especialmente os queijos, serão os primeiros a receber o selo. Em seguida, a marca irá abranger os produtos cárneos (embutidos, linguiças, defumados), produtos de origem de pescados (defumados, linguiças) e produtos oriundos de abelhas (mel, própolis e cera).

*Com informações do G1

Redação

Redação

View Comments

  • E os "meritocratas" da classe média que formam os filhos para tentar colocar-se em cargo público, disputando um concursozinho, vão ter oportunidades ou terão de entrar na fila para o programa "VIRE-SE" também?

  • Pqp, com essa lei a Famiglia Miliciana vai perder os cargos que ocupa. Vai dar o tiro no pé?

  • Entonces, começará pela exoneração do guedes, do turismático, do sem-educação, do gal. do aerococa, da goiabeirajesusvisitada, da derrama de agrotóxicos, do ex-juizitevazadoajato, dos filhos milicianos, por aí?

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

6 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

8 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

8 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

8 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

10 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

10 horas ago