Dilma sanciona Lei dos Portos com 13 vetos

Jornal GGN – A Lei dos Portos foi sancionada, nesta terça-feira (4), pela presidente Dilma Rousseff com 13 vetos, inclusive, de artigos que resultaram do acordo entre governos, empresários e trabalhadores para aprovar a proposta no Congresso. A presidenta vetou o artigo que estabelecia prorrogação automática dos contratos de concessão e arrendamento de terminais em portos públicos por mais 25 anos, o que elevaria para 50 anos as concessões atuais.

O texto original da medida provisória encaminhada pelo governo ao Congresso previa que essa prorrogação aconteceria “a critério do governo”, expressão que foi retirada durante a tramitação. Outro ponto do texto a ser vetado foi a emenda incluída pelo Congresso que tornava obrigatória a renovação de contratos de arrendatários realizados após 1993 em portos públicos.

A presidenta também vetou trechos do texto aprovado pelo Congresso que determinavam a renovação obrigatória dos contratos de arrendamento de terminais portuários firmados antes e depois de 1993, ponto que foi motivo de embate entre o governo e parlamentares.

Também foi vetado artigo do texto aprovado pelo Congresso que obrigava o cadastramento de trabalhadores avulsos “que atestem a qualificação profissional” para desempenho da atividade nos portos.
 

Redação

Redação

Recent Posts

A tragédia no Rio Grande do Sul, por Gerson Almeida

As vulnerabilidades aos eventos climáticos extremos estão fortemente relacionadas aos benefícios dados aos interesses do…

11 minutos ago

Janet Yellen e a disputa China-EUA, por Ailton Pereira Jr

Os EUA criticam a China por políticas que eles mesmos praticam e que são regra…

17 minutos ago

Luis Nassif: privatização da Sabesp, um macro escândalo

A empresa vai sendo sugada até virar bagaço. Aí, é devolvida para o poder concedente…

26 minutos ago

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

11 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

12 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

12 horas ago