Coluna Econômica: a nova guerra fria EUA x China

Um dos temas que serão mais recorrentes nos cenários econômicos são as relações Estados Unidos e China. Nos últimos dias, sob o embalo das disputas eleitorais norte-americanas, o presidente Donald Trump radicalizou a retórica. Um caso de espionagem, em vez de resultar na expulsão do espião, provocou o fechamento de um consulado chinês nos Estados Unidos. A reação chinês foi fechar um consulado americano na China.

De certo modo, a China sempre fez parte da retórica política norte-americana, Bill Clinton endureceu o discurso contra a China para combater seu adversário George W. Bush. No cargo, buscou melhorar as relações, devidos aos interesses americanos envolvidos.

Por isso mesmo, até agora as reações norte-americanas eram vistas apenas como retórica política. A partir dos últimos tempos, o quadro inverteu. O mundo prepara-se para ingressar em uma nova guerra fria.

A escalada teve início com a pandemia do Covid-19 e a incapacidade da administração Trump em administrá-la. Embora o início tivesse sido na China, o país logrou vencer a pandemia, iniciou a retomada da economia e, graças a um rápido processo de reciclagem da indústria, tornou-se um fornecedor mundial de equipamentos de saúde contra a doença..

Por seu lado, a estratégia negacionista de Trump promoveu um desastre de proporções incalculáveis, antes dele isolou os Estados Unidos dos grandes cenários de decisão mundial. De certo modo, a pandemia marca o início da decadência americana como o grande centro sem rival, desde o desmonte da ex-União Soviética, e tem início uma nova bipolaridade, mas ante um adversário mais ajustado e economicamente mais dinâmico..

A ascensão da China parece irreversível e é resultante da estratégia encetada pelos Estados Unidos desde a crise de início dos anos 80. Na ocasião, a estratégia adotada foi a do país se concentrar na informática, na parte espacial, abrindo mão das indústrias da geração passada. Às empresas americanas caberia a parte nobre da história – criação de produtos, design, comercialização – terceirizando a manufatura.

Esse modelo transformou a China em chão de fábrica do mundo. E os excedentes de exportação permitiram acumular grandes saldos que passaram a financiar a dívida interna norte-americana, através da aquisição de títulos da dívida pública.

Na última década, o país centrou todos seus esforços em absorver a tecnologia de fabricação,, investir em inovação, tendo como ponto de partida o mercado interno e o mercado externo – das empresas que contratavam a terceirização.

São fatos conhecidos. O desafio é daqui para frente. Hoje em dia a economia global está interligada e a China responde por interesses econômicos de multinacionais americanas. Até que ponto a disputa por hegemonia ditará as regras, sobre os interesses específicos das grandes multinacionais? Reside aí – e não nas republiquetas dominadas por nacionalistas da ultradireita – a grande disputa globalização x nacionalismo da atualidade.

Na fase mais aguda dessa disputa, os EUA ficaram nas mãos de Trmp, o mais despreparado de todos os presidentes do pós-guerra. Mesmo assim, a derrota de Trump não é garantia de que cessará a nova guerra fria.

Segundo Steve Tsang, diretor do Instituto SOAS China da Universidade de Londres, não haverá volta à normalidade nem na hipótese da derrota de Trump.  Gal Luft, co-diretor do Instituto para a Análise da Segurança Global em Washington, concordou, dizendo que a relação EUA-China se deteriorou a tal ponto que “nem mesmo uma presidência de Biden provavelmente a consertará”.

Segundo Luft, entrevistado pelo South China Morning Post, “o que estamos testemunhando hoje é um processo de consentimento de fabricação para futuras guerras com a China, usando as mesmas táticas usadas antes da guerra do Vietnã e da guerra de 2003 com o Iraque – demonizando uma sociedade inteira, silenciando dissidentes, exaltando a ameaça e manipulando inteligência”.

No início do ano, Trump se vangloriava do acordo comercial fechado com a China, garantindo demanda para produtos agrícolas norte-americanos. Na semana passada, Trump já minimizava o acordo. Na semana passada Trump mencionou as compras recordes da China, de milho e soja, e terminou com um peremptório: “Hoje em dia, representa muito menos para mim”.

Por outro lado, pesquisas de opinião recentes mostram que 66% dos adultos americanos passaram a ter visão negativa da China, o maior nível de todos os tempos.

Se houvesse inteligência diplomática no Brasil, haveria possibilidade de tirar vantagem dessa disputa. Enquanto houver Bolsonaro, permanecerá a submissão a Trump sem contrapartida de nenhuma espécie para o país.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Os EUA querem ir a China para reeditar uma nova Guerra do Ópio? Querem ter o monopólio e o privilégio de venderem e empurrarem as suas drogas ao mundo sem nenhum tipo de competição ou contestação!? É isso!?

  • Os Estados Unidos(suas forças políticas) trabalham um complexo de superioridade continuamente no seu povo!!! Então o resultado óbvio é a reação do "bixo homem" que se sente perdendo sua primazia.Estimula-se assim o "Egoismo no Poder"!!Continuamente...

  • "O mundo prepara-se para ingressar em uma nova guerra fria."
    "...e tem início uma nova bipolaridade, mas ante um adversário mais ajustado e economicamente mais dinâmico."

    Tem um elemento novo pouco analisado. Pois, essa nova edição da Guerra Fria, ocorre num declínio relativo dos EUA e com três atores em jogo. Haja vista que, embora o foco seja EUA X China, a Rússia se reergueu como potência militar, sempre está no radar da pressão Americana e pode estar construindo uma aliança estratégica com a China na Ásia Central.

    Logo, os EUA está reeditando uma Guerra Fria, numa posição relativa mais fraca e com uma potência econômica em ascensão e outra militar consolidada, e que podem se aliar frente uma grande ameaça externa.
    Enfim, é preciso analisar as três peças no tabuleiro.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago