Irã promete ‘resposta esmagadora’ se Trump cumprir promessa de ataque

Jornal GGN – O Irã prometeu uma “resposta esmagadora” aos Estados Unidos, caso o atual presidente Donald Trump persista em organizar um ataque à República Islâmica e aliados da região.

Segundo um relatório fornecido a quatro autoridades americanas pelo New York Times, Trump teria analisado na semana passada opções para atacar a principal instalação nuclear do Irã, após sua política de sanções máximas ter falhado, já que o país não voltou à mesa de negociações sobre um novo acordo nuclear. 

No entanto, o republicano teria recuado – a princípio – após seus conselheiros alertarem que isso poderia levar a um conflito maior no Oriente Médio. 

O relatório do New York Times mostrou que as autoridades americanas disseram a Trump que os inspetores de um órgão de vigilância nuclear da ONU relataram que o estoque de material nuclear do Irã aumentou significativamente. Além disso, o Irã havia barrado o acesso a outro local onde há evidências de atividade nuclear.

De acordo com a AIEA, na instalação nuclear de Natanz, o estoque de urânio é 12 vezes maior do que o permitido pelo acordo nuclear com o Irã, do qual Trump se retirou em 2018. 

Com isso, após negociações entre as duas nações não avançarem, Trump busca outras ações militares contra as forças substitutas iranianas no Oriente Médio antes que seu mandato termine, em janeiro.

Mas o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, já afirmou que “qualquer ação contra a nação iraniana certamente enfrentaria uma resposta esmagadora”, disse.

Com informações do The Guardian.

Redação

Redação

View Comments

  • O Irã continua devendo uma resposta esmagadora em relação ao assassinato de seu mais importante comandante militar pelos assassinos falcões do Norte.
    Será que ficarão devendo essa outra resposta esmagadora também?

    • O QUE PODERIAM FAZER AGORA COM MUITOS PAISES ANTES INIMIGOS E AGORA SE APROXIMANDO? NADA A NÃO SER SE PREPARAR PARA SE DEFENDER

  • O passado encrenqueiro, arrogante e imperialista, que se alimenta de guerras e para venda de armamentos, depõe contra os norte-americanos ainda que o Irã possa ter alguma parcela de culpa pelo ativo comércio clandestino e oficial de armamentos.

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

10 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

13 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

35 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago