Internacional

“Israel e Hamas são faces da mesma moeda”, diz deputado italiano que presenciou bloqueio de ajuda em Gaza

O deputado italiano Angelo Bonelli, que esteve na passagem de Rafah, na fronteira do Egito com a Faixa de Gaza, nesta semana, afirmou em entrevista exclusiva que a política militar do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu coloca Israel na mesma posição criminosa que o Hamas. A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Luís Nassif, no programa TVGGN 20 Horas, na noite de quarta (6).

Há uma grande responsabilidade do governo de Netanyahu [sobre a situação de Gaza], como também há responsabilidade da organização terrorista do Hamas. Ambos são face de uma mesma moeda”, declarou o italiano.

Para Bonelli, o Hamas é em sua origem uma organização terrorista, mas a condução da guerra por Israel é um claro ato de genocídio contra o povo palestino.

O Hamas não está ajudando o povo palestino, mas o grande problema é que Netanyahu é também um criminoso e a estratégia política militar do governo israelense é expulsar o povo palestino de Gaza, determinar uma ocupação permanente do território, sem os palestinos, e é por isso que há ato de genocídio”, disse o parlamentar. 

Bonelli foi questionado sobre a o impacto da declaração do presidente Lula, que classificou a ação de Israel em Gaza justamente como ato genocídio.

Há uma classificação jurídica da terminologia de genocídio. A Convenção de Genebra que vai determinar o que são atos de genocídios. Quando pessoas não têm nada para comer e tudo isso é planejado, aí vamos começar a falar sobre genocídio. Acho que o presidente Lula tem razão em sua fala”, afirmou.

O parlamentar italiano reiterou ainda sua perspectiva sobre a atuação do Hamas, que tem sido levantada como “resistência” por alguns intelectuais. Segundo ele, “quando pessoas são mortas em suas próprias casas como aconteceu em 7 de outubro, isso é terrorismo”. 

A Autoridade Palestina tem problemas com o Hamas, assim como a Liga de Países Árabes. Hamas é uma organização de estado, também uma organização política e também uma organização terrorista”, pontou.

Inércia internacional

Além da responsabilidade dos envolvidos no conflito, Bonelli criticou ainda a “falta de iniciativa diplomática” internacional diante da barbárie, que deixa “o povo palestino isolado.”

Trinta mil civis morreram e tem um problema para trazer ajuda humanitária a Gaza. Por que não pode entrar ajuda? Por que Europa, Estados Unidos não podem fazer nada? É preciso falar: ‘pare, Netanyahu!’ E vamos fazer entrar ajuda humanitária. Esse é o grande problema que está determinando a desestabilidade do Oriente Médio”, analisou.

Eu fico muito preocupado. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump falou que a estratégia de guerra de Israel é boa. Se vencer, ele vai continuar apoiando essa estratégia. Além do problema da Europa, que tem uma falta de iniciativa política diplomática pela paz”, acrescentou.

Nesse cenário, Bonelli comentou sobre a dificuldade da Organização das Nações Unidas (ONU) em mediar um acordo pela paz.

“A ONU não está funcionando e todo mundo sabe. O objetivo é dois estados e dois povos, mas o governo de Netanyahu é o pior inimigo da paz. Talvez, quanto mais rápido o governo de Netanyahu cair, mais rápido podemos falar de um processo de paz“.

“Gente morre de fome e tem 1500 caminhões bloqueados”

Antes da entrevista, Bonelli ganhou as redes sociais por denunciar que ajuda humanitária brasileira foi impedida pelas forças israelenses de entrar em Gaza. Ele contou o que viu durante a viagem ao território, junto com uma comitiva de parlamentares europeus.

“Quando eu cheguei na Cruz Vermelha, questionei o chefe da entidade: porque todos esses produtos estão aqui e não em Gaza? E ele me falou que ficava ali porque o exército brasileiro disse que o exército de Israel barrou por questões de segurança. Mas como pode ser que um purificador de água pode apresentar um problema a segurança?

São30 caixas da ajuda Brasil bloqueadas, mas tem outras da Alemanha, Espanha, Singapura, França, caixas de medicamentos, incubadoras para bebês recém nascidos. Como pode ser que incubadoras apresente problemas contra a segurança? Isso é uma loucura, inaceitável!

Tem gente que morre de fome e tem 1500 caminhões bloqueados. Isso que é um crime (…) Conversei com o chefe da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos, a UNRWA, e ele afirmou que a a situação de Gaza é trágica, especialmente a situação de crianças, que não tem nem água para beber.

Gaza não tem estrutura sanitária de saúde, 24 dos 36 hospitais estão destruídos. Mais de 80% das residências de civis foram destruídas pelos bombardeios de Israel. Tem uma coisa horrível acontecendo no silêncio geral“.

Assista a entrevista na íntegra:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • O holocausto foi uma página trágica na história da humanidade e o extermínio de mais de cinco milhões de judeus não "legaliza", não torna o estado de Israel com o direito de praticar o genocídio de um povo como está fazendo agora. Isto só mostra que Netanyahu aprendeu muito bem com Hitler.

Recent Posts

Novo aumento do Guaíba pode superar pico anterior, prevê hidrologia

Nível já está em repique, aumentou 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos…

35 minutos ago

TVGGN: Usuário insatisfeito com operadoras de saúde deve registrar queixa na ANS

Operadoras têm amparo jurídico e atuação política, mas ANS impõe prazo para resposta e pode…

1 hora ago

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

2 horas ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

3 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

3 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

6 horas ago