Recado do Nassif: a reviravolta na Bolívia e o fim de Ernesto, o Idiota

 Nos grupos de WhatsApp com especialistas em diplomacia e geopolítica, o chanceler brasileiro é tratado como Ernesto, o Idiota.

A reviravolta no quadro político boliviano, com o Congresso assumindo o controle político e propondo novas eleições, tem merecido as seguintes especulações.

Há sinais evidentes de que a chancelaria brasileira participou de articulações que, em um primeiro momento, levaram ao poder evangélicos fundamentalistas. Ernesto, o Idiota, aliás, foi o primeiro a reconhecer os terraplanistas como novo governo boliviano.

Esses especialistas identificam dois movimentos conjuntos da Rússia e da China, visando reequilibrar o jogo de forças no país, aproveitando o encontro dos BRICs no Brasil.

A Rússia foi a primeira a se insurgir contra o golpe. Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que o reconhecimento de autoridades legítimas na Bolívia só seria possível após eleições livres.

Ao mesmo tempo, o presidente chinês Xi Jinping praticamente comprou o apoio brasileiro, oferecendo investimentos de US$ 100 bilhões. A ponto de Paulo Guedes propor um tratado de livre comércio com a China – a pá de cal final na indústria de baixa tecnologia brasileira.

Donald Trump entra em rota descendente, depois da abertura do julgamento do impeachment. E deixa o governo Bolsonaro em má situação, não dando as contrapartidas ao Brasil pelas concessões feitas aos Estados Unidos. Sequer foram liberadas as exportações de carne fresca do Brasil. Por outro lado, a instabilidade política na América Latina, agravada por Eduardo Bolsonaro e Ernesto, o Idiota, começa a afastar investidores internacionais.

A reviravolta na Bolivia pode significar o enfraquecimento definitivo do trumpismo na América Latina. E a saída de Jair Bolsonaro do PSL, assim como o saída de Carlos Bolsonaro das redes sociais, pode significar um afastamento gradativo do terraplanismo dos filhos, e um banho de realismo político. Resta saber em qual fonte Bolsonaro vai beber daqui para frente. Mesmo porque, o enfraquecimento de sua base política, as investigações sobre os filhos, o tornam cada vez mais vulnerável politicamente.

De qualquer modo, parece que está chegando ao fim o momento de maior vergonha do Itamaraty, sob o comando de Ernesto, o Idiota.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Não vai adiantar muito.
    Ainda teremos Bolsonaro, o idiota estúpido, burro, miliciano, rachid e ladrão.
    Os filhos, todos com os mesmos adjetivos aplicados ao pai.
    Um mourão do mesmo naipe.
    Vários militares lesa pátria e tão estúpidos e burros quanto o chefe.
    Todo um ministério de estúpidos, idiotas, burros e ladrões.
    A coisa está muito feia para os lados do Brasil.
    E ainda não falei dos milhões de bozos lunáticos soltos pelas ruas.

    • Nada como os dias de sol forte. Incomoda o calor, arde nos olhos sua lu ez, mas ao menos vão expondo e matando os ácaros. Geralmente os idiotas se expõe facilmente, pois são vaidosos e precisam deixar em aberto suas tolices e a estupidez de idéias, já que um dos aspectos da idiotia é o de ver brilho onde a turva visão o cria. A sua repetida exposição tende a determinar o seu próprio ocaso. Em breve o Ernesto vai convidar para um samba em que ninguém irá. E a cada um que cai, escancara a escuridão em que o bolsonarismo e o olavismo convivem. Bastaram meses de realidade e luz sobre eles, para destacar sua mediocridade.

    • Pois é. A manada de gado vinha desde a campanha enxergando comunista em todo canto e agora cai de mão beijada no colo do camarada Xi Jiping? Não há dúvida de que Ernesto, o Idiota, é mesmo idiota. Jesus abençoado!

      • Está claro que as negociações com a China não são vantajosas para o Brasil porque soja, minérios e outros não geram empregos, enquanto o que compramos deles, geram mais empregos lá.

        • Como assim?? Soja, minério geram empregos. O problema é q uma tonelada de soja p pagar um chip. A China devido a sua produtividade, tecnologia e suporte financeiro quebra a indústria brasileira.

        • Raciocínio falacioso.Quanta falta faz o estudo de Lógica formal no fundamental, alem de filosofia, sociologia, nutrição, constituição do pais, direito básico, etc.
          O modelo de exportação atual continua sendo aquele resultante de abraçar uma globalização sem um mínimo de politica industrial tornando o pais fornecedor de matéria prima e semiacabados para o primeiro mundo. Se o importador é a China, a Conchinchina, é pouco relevante...

  • E o Itamaraty, como fica nisso?

    O Itamaraty não tem mecanismos de defesa contra isso? Não é só o Ernesto, o Idiota, há vários diplomatas lá dentro discípulos de Olavo que estão ocupando toda a cúpula, virando embaixadores em outros países. Não há como botar pra fora notórios malucos? Como que essa corja se cria lá dentro? Que garantias estapafúrdias são essas que, uma vez lá dentro, vira intocável, inamovível? Mudem-se as regras do jogo, urgente.

    • ernesto é, também, IDIOTA!. No entanto, a idiotice não está tipificada no Código Penal e o torna apenass engraçado, inofensivo!!!. Ele, como toda a quadrilha bolsonarista, ladrao do que idiota, embora o IDIOTA se mostre com mais FREQUÊNCIA.

  • Se o Trump perder a eleição, tenho certeza que Bolsonaro vai correr para os braços dos chineses......Vai ser engraçado de ver....E nossa bandeira será vermelha.......Chineses na Eletrobrás, chineses na base de Alcântara, chineses no MT, no PA, etc.....

  • O Arnesto nos convidou prum samba, ele mora no Brás
    Nós fumos, não encontremos ninguém
    Nós voltermos com uma baita de uma reiva
    Da outra vez, nós num vai mais
    Nós não semos tatu!

  • Engana-se o Colunista, o dito ernestino não tem nadica de idiota é, como sempre foi, fruto do corporativismo desse itamaraty (também) de meia pataca. Não fosse assim, os ernestidos teriam sido demitidos há muito tempo, antes de se tornarem os abutres sem asas de hoje. Os ernestartufos são, sim, criminosos declarados a agirem contra a democracia: negocistas das trevas.

  • É nisso que dá selecionar diplomatas e ministros pela experiência individual de cada um e não pela experiência coletiva...
    é assim que se junta um monte de fascistas profissionais e fanáticos totalitários, alimento principal do conflito diplomático, chegando-se ao cúmulo de subverteram praticamente todas as regras oficiais do sigilo só para aparecerem como pessoas importantes e merecedoras de obediência

    São tão burros e idiotas que até mesmo as suas interferências secretas são em voz alta, como vimos acontecer na embaixada da Bolívia

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

10 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

10 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

11 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

12 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

13 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

13 horas ago