Justiça

O caso dos Gripen, o fim de mais uma operação abusiva do MPF, por Luis Nassif

A decisão do Ministro Ricardo Lewandowski, de anular o inquérito da compra de caças Gripen, acaba com uma das investigações mais estúpidas que a Lava Jato, versão Brasília, produziu.

A escolha do Gripen obedeceu a critérios técnicos – a possibilidade de transferência de tecnologia -, foi decidida exclusivamente pela Aeronáutica, superou dois lobbies tremendos, o dos franceses da Dassault e os americanos do FX.

Enquanto as investigações limitaram-se à FAB, ninguém foi besta de encontrar pêlo em ovo.

Essa conclusão ficou nítida nas próprias conversas divulgadas pela Vaza Jato.

21 Sep 16

• “12:56:41 Orlando SP Sobre os caças. Nada de anormal na escolha. Tinha escolha normal, mas dentro da aeronáutica a questão foi vista mais como uma opção política, justificável em razão de transferência de tecnologia. Não correu boato sobre a escolha. Houve um upgrade no equipamento, depois de fechado o contrato, no valor aproximado de 1 bi. O detalhe é que uma empresa brasileira do RS foi contratada para auxiliar na implementação dos programas, transferência de tecnologia etc., mas o boato aí é que tinha favorecimento para filho de brigadeiro. A questão, entretanto, foi investigada pelo MP(F) e arquivaram a questão”.

Na sequência houve a análise de documentos apreendidos pela Operação Zelotes no escritório do lobista Mauro Marcondes – que havia patrocinado um campeonato organizado por um dos filhos de Lula.

Constatou-se que Marcondes tinha como clientes empresas do setor automobilístico – beneficiadas pela prorrogação de incentivos fiscais para produção fora do Sudeste – e também a Saab Scania, proprietária do Gripen.

Pouco importa se a proposta de prorrogação dos incentivos partiu de lideranças do PSDB, com o apoio de todas as lideranças no Senado, e se a escolha do Gripen foi exclusivamente da Aeronáutica.

O caso foi reaberto pelos procuradores Hebert Mesquita, Frederico Paiva e Anselmo Lopes e pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira,  da 10ª Vara Federal. Segundo a denúncia, Lula teria interferido na licitação entre 2013 e 2015 – quando não ocupava nenhum cargo público.

O tema morre, agora, melancolicamente

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Em 1995 a Saab e a Scania se separaram. Em 2011 a Scania foi adquirida pela VW. A Scania não é proprietária do Gripen.

  • The End.
    Sim chegou ao final, ao encerramento e foram zerados todos os processos ilegais, covardes e abusivos que foram promovidos, alimentados e compactuados por uma grande quadrilha de delinquentes.
    Uma coligação abusiva, corrupta e golpista que compartilharam toda sorte de jogo sujo e criminoso contra a vítima alvo, que tem o histórico e já consagrado nome de Luiz Inácio Lula da Silva.
    Ao final, todos os 24 processos, todos mesmo, foram derrotados pela defesa de Lula.
    A defesa talentosa e competente, de Lula, desmontou em processo por processo, todos os atos e todas as versões estúpidas e forjadas que partes isoladas de uma descomunal força de deputados e deputadas + senadores e senadoras + governadores e governadora + promotores e promotoras + juízes e juízas + PF + PGR + STJ + STF + TRFs + empresariado + a inconfiável, parcial, seletiva, preconceituosa, submissa e não menos criminosa chamada Grande mídia tentaram enfiar goela adentro da população brasileira e internacional.
    Fizeram de tudo e talvez (quem sabe?) venderam sua própria alma, para no final serem pegos em flagrante, no delito escandaloso e repugnante de crimes e tentativas de destruição da imagem e reputação de duas vítimas, Lula e Dilma. Onde quero chegar?
    Eu quero chegar naquele que considero e elejo como meu novo super herói, que é a equipe de Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.
    Peça principal da equipe, Cristiano joga em todas posições da disputa: excelente defensor, ótimo volante e cérebro dos embates, artilheiro competente e dono de uma coragem imbatível e invejável, tal como suas brilhantes estratégias defensivas e ofensivas.
    Iluminado com a colaboração sábia, honrosa, inconfundivelmente dinâmica e inteligente de Valeska Teixeira Martins, só poderia acontecer o resultado que quase todo o Brasil esperava, ou seja: uma goleada monumental de 24x0 para a merecida e humilhante derrota de todos e todas que se venderam a ganância, a covardia, a traição, aos crimes praticados e a toda espécie das mentiras e do inacreditável reconhecimento forjado de supostas provas indeterminadas, que não existiram, por serem indeterminadas e, portanto, assim sendo, não poderiam ser provadas.
    Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, vocês até merecem um escudo/emblema/logo de Super Heróis e sugiro a quem for do ramo de design gráfico ou correlatos que criem a identidade visual do escritório dos mais recentes Super Heróis do Brasil.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

13 horas ago