O caso dos Gripen, o fim de mais uma operação abusiva do MPF, por Luis Nassif

Pouco importa se a proposta de prorrogação dos incentivos partiu de lideranças do PSDB, com o apoio de todas as lideranças no Senado, e se a escolha do Gripen foi exclusivamente da Aeronáutica.

A decisão do Ministro Ricardo Lewandowski, de anular o inquérito da compra de caças Gripen, acaba com uma das investigações mais estúpidas que a Lava Jato, versão Brasília, produziu.

A escolha do Gripen obedeceu a critérios técnicos – a possibilidade de transferência de tecnologia -, foi decidida exclusivamente pela Aeronáutica, superou dois lobbies tremendos, o dos franceses da Dassault e os americanos do FX.

Enquanto as investigações limitaram-se à FAB, ninguém foi besta de encontrar pêlo em ovo.

Essa conclusão ficou nítida nas próprias conversas divulgadas pela Vaza Jato.

21 Sep 16

• “12:56:41 Orlando SP Sobre os caças. Nada de anormal na escolha. Tinha escolha normal, mas dentro da aeronáutica a questão foi vista mais como uma opção política, justificável em razão de transferência de tecnologia. Não correu boato sobre a escolha. Houve um upgrade no equipamento, depois de fechado o contrato, no valor aproximado de 1 bi. O detalhe é que uma empresa brasileira do RS foi contratada para auxiliar na implementação dos programas, transferência de tecnologia etc., mas o boato aí é que tinha favorecimento para filho de brigadeiro. A questão, entretanto, foi investigada pelo MP(F) e arquivaram a questão”.

Na sequência houve a análise de documentos apreendidos pela Operação Zelotes no escritório do lobista Mauro Marcondes – que havia patrocinado um campeonato organizado por um dos filhos de Lula.

Constatou-se que Marcondes tinha como clientes empresas do setor automobilístico – beneficiadas pela prorrogação de incentivos fiscais para produção fora do Sudeste – e também a Saab Scania, proprietária do Gripen.

Pouco importa se a proposta de prorrogação dos incentivos partiu de lideranças do PSDB, com o apoio de todas as lideranças no Senado, e se a escolha do Gripen foi exclusivamente da Aeronáutica.

O caso foi reaberto pelos procuradores Hebert Mesquita, Frederico Paiva e Anselmo Lopes e pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira,  da 10ª Vara Federal. Segundo a denúncia, Lula teria interferido na licitação entre 2013 e 2015 – quando não ocupava nenhum cargo público.

O tema morre, agora, melancolicamente

Luis Nassif

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. The End.
    Sim chegou ao final, ao encerramento e foram zerados todos os processos ilegais, covardes e abusivos que foram promovidos, alimentados e compactuados por uma grande quadrilha de delinquentes.
    Uma coligação abusiva, corrupta e golpista que compartilharam toda sorte de jogo sujo e criminoso contra a vítima alvo, que tem o histórico e já consagrado nome de Luiz Inácio Lula da Silva.
    Ao final, todos os 24 processos, todos mesmo, foram derrotados pela defesa de Lula.
    A defesa talentosa e competente, de Lula, desmontou em processo por processo, todos os atos e todas as versões estúpidas e forjadas que partes isoladas de uma descomunal força de deputados e deputadas + senadores e senadoras + governadores e governadora + promotores e promotoras + juízes e juízas + PF + PGR + STJ + STF + TRFs + empresariado + a inconfiável, parcial, seletiva, preconceituosa, submissa e não menos criminosa chamada Grande mídia tentaram enfiar goela adentro da população brasileira e internacional.
    Fizeram de tudo e talvez (quem sabe?) venderam sua própria alma, para no final serem pegos em flagrante, no delito escandaloso e repugnante de crimes e tentativas de destruição da imagem e reputação de duas vítimas, Lula e Dilma. Onde quero chegar?
    Eu quero chegar naquele que considero e elejo como meu novo super herói, que é a equipe de Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.
    Peça principal da equipe, Cristiano joga em todas posições da disputa: excelente defensor, ótimo volante e cérebro dos embates, artilheiro competente e dono de uma coragem imbatível e invejável, tal como suas brilhantes estratégias defensivas e ofensivas.
    Iluminado com a colaboração sábia, honrosa, inconfundivelmente dinâmica e inteligente de Valeska Teixeira Martins, só poderia acontecer o resultado que quase todo o Brasil esperava, ou seja: uma goleada monumental de 24×0 para a merecida e humilhante derrota de todos e todas que se venderam a ganância, a covardia, a traição, aos crimes praticados e a toda espécie das mentiras e do inacreditável reconhecimento forjado de supostas provas indeterminadas, que não existiram, por serem indeterminadas e, portanto, assim sendo, não poderiam ser provadas.
    Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, vocês até merecem um escudo/emblema/logo de Super Heróis e sugiro a quem for do ramo de design gráfico ou correlatos que criem a identidade visual do escritório dos mais recentes Super Heróis do Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador