Advogado de Temer é convidado a elaborar lei que regulamentará delação premiada

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O advogado Antônio Cláudio Mariz, que faz a defesa de Temer no caso JBS, foi convidado pelo presidente da Comissão do Código de Processo Penal da Câmara, o deputado Danilo Forte (PSB-CE), para elaborar uma “proposta de regulamentação das delações premiadas e das conduções coercitivas”. É o que informa o Painel da Folha desta quarta (12).

Segundo a coluna, o parlamentar quer “incorporar a tese de Mariz ao relatório final sobre o novo código. O deputado falou com o criminalista na segunda (10), quando ele foi à CCJ apresentar a defesa de Temer na denúncia que nasceu da delação de Joesley Batista.”

Ao fazer a defesa de Temer e se posicionar contra o relatório de Sergio Zveiter, que apoia a investigação contra o presidente, Mariz criticou a Lava Jato e se colocou à disposição de elaborar um projeto de lei que regulamente a delação premiada.

O advogado expôs o que chamou de atuação “horrorosa e seletiva” do Ministério Público Federal, que é, além de aceitar delações sem provas, só inserir nos autos aquelas que atacam os denunciados. Isso porque, segundo Mariz, a Procuradoria Geral da República excluiu da denúncia depoimentos colhidos pela Polícia Federal que desmontam a denúncia contra Temer.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Suspeita para queimar o criminalista

    Como sàbiamente tem dito e escrito Lênio Streck "...sim, porque, como venho dizendo, defender a legalidade, hoje, é um gesto revolucionário " em tempos de Fraude a Jato e tribunal midiático - que acusa, julga e condena - as primeiras vítimas desse ativismo midiático-judicial são a justiça, a verdade e - claro - as pessoas acusadas, os que defendem essas pessoas, tenham elas cometido, ou não, as ilicitudes e crimes a elas imputados.

    Nesta curta nota vemos dois graves erros e uma edição maldosa do fato noticiado.Os erros são do deputado Danilo Forte, ao convidar o renomado e repeitado advogado criminalista, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, para propor regulamentação de delações premiadas e conduções coercitivas no momento em que esse profissional se dedica à defesa de Michel Temer - atual ocupante da presidência da república e acusado de cometer crimes de corrupção passiva, obstrução de justiça e organização criminosa - de denúncia originada em gravações clandestinas e que pode ser reforçada por delações premiadas de assessores e pessoas próximas ao atual ocupante do Palácio do Planalto, assim como do criminalista, ao declarar que dispõe a elaborar um projeto de lei que regulamente a delação premiada.

    No mérito faz sentido o convite feito pelo deputado, assim como a colaboração do advogado em elaborar tal regulamentação. Mas o momento e circunstâncias atuais, o convite do deputado revela um primarismo e analfabetismo parlamentar inomináveis. Já o advogado poderia, de forma discreta e elegante, declinar do convite ou não opinar neste momento, declarando-se impedido, já que está imbuído de defender Michel Tmer das acusações feitas contra ele pela PGR.

    A edição maldosa da nota temo claro propósito de queimar a reputação do advogado, já que o deputado que o procurou é um insignificante do baixo clero, que apoiava Eduardo Cunha e Michel Temer.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

6 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

8 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago