Ajufe repudia ataques e intimidações contra Zavascki

Da Associação dos Juízes Federais do Brasil

Nota pública da Ajufe em razão dos ataques e críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki

A propósito dos ataques e críticas feitas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki em razão da decisão proferida na Medida Cautelar da Reclamação nª 23.457, a Ajufe reafirma que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária exige um Poder Judiciário forte e independente.
Isso somente será possível se for assegurada aos juízes a liberdade para decidir conforme seus entendimentos, devidamente motivados no ordenamento jurídico.
Uma Justiça sem temor é direito de todo cidadão brasileiro e a essência do Estado Democrático de Direito, motivo pelo qual, da mesma forma que defendemos a independência do juiz federal Sérgio Moro, também nos posicionamos pela defesa da independência do Ministro Teori Zavascki. Por essas razões, repudiamos as ameaças e intimidações que lhe estão sendo dirigidas.
Antônio César Bochenek
Presidente da Ajufe
Redação

Redação

View Comments

  • Independência demais é outra coisa !!

    É chamado de Anarquia...

    Eu não posso chegar no meio de uma formatura, e mijar na mesa, só porque eu tô apertado!

    • Aí estão os limites impostos pela civilidade.

      No caso do juiz Sergio Fernando Moro, tratamos de infringência e desrespeito às LEIS gerais e aos mandamentos da Carta Magna. A AJUFE tem o direito e a obrigação de defender a independência do juiz, assim como tem a obrigação de esclarecer se, nessa defesa, a independência que se defende é estendida até e além do limite que extrapola as regras da legislação vigente. Esses limites ele já excedeu de forma recorrente e continuada e a AJUFE deve se posicionar se é solidária e defende a conduta ilegal desse Juiz Federal, já que tocou no assunto.

  • Sei..repudiam..sei..

    Não sei porque não acredito neste papo, afinal não repudiam o ilícito cometido pelo juiz de 1a instância que, de forma açodada, divulgou para uma rede de televisão sabidamente golpista, trechos grampeados de um diálogo mantido entre a presidente Dilma e Lula.

     

  • A AJUFE usa o desagravo a

    A AJUFE usa o desagravo a Teori para empurrar-lhe Moro garganta a dentro. Ora, o que fez Teori é justamente o contrário do que vem fazendo Moro, inclusive aquele criticou duramente este por abuso de independencia. Aliás a independencia de ambos "deve" ser moldada pela constituição e não atravéz do "Triunfo da vontade" de um ou outro. Neste momento quem vem impondo sua vontade acima de todas as leis é Moro.

    A AJUFE deve parar de acender uma vela pra Deus e outra pro Diabo e tomar uma posição clara como entidade de classe. Chame uma assembléia debat a questão, vote e decida, mas não pode continuar com essa putaria.  

  • Está pegando muito mal a

    Está pegando muito mal a cobertura que a Ajufe tem dado aos desmandos moristas. Há agora, inútil negar, duas justiças. Uma, a justiça do Brasil. E outra, a justiça do Moro e da  direita partidária. A Ajufe esteve ao lado da última, flagrantemente percebida por todo mundo e mais ainda, como a justiça entrujona e deletéria. A OAB também esteve ao lado dessa segunda e proeminente justiça. Vamos ver se agora, com a perspectiva do caos e doa ascenção dos improbos, estas instituições se recolham à legalidade.

  • Aproveitando o ensejo, por

    Aproveitando o ensejo, por que a briosa e sempre atenta AJUFE não emite uma Nota de repúdio focando na mídia? Hein?

    Pois qual é a instância civil que mais pressiona, acossa, patrulha, bajula, procura cooptar o Poder Judiciário se não a imprensa? 

    Soltar recadinhos ao acaso ou para arrostar uns gatos pingados idiotas bagunceiros até eu! 

    Vamos lá, AJUFE, coragem! 

  • Supremo Tribunal Federal

     

    Os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Rosa Weber e Luiz Fux rasgaram a Constituição da República, e o CPP e defendem a ilegalidade, o autoritarismo e os abusos da operação lava jato. O ministro Luiz Fux covardemente afirmou que Guilmar Mendes fundamentou legalmente a decisão e que não há flagrante de ilegalidade na decisão liminar concedida no  Mandado de Segurança coletivo impetrado pelo PSDB e PPS, para suspender a nomeação de Lula como Ministro Chefe da Casa Civil. Mendes além de suspender a nomeação de Lula  decidiu que as investigações contra Lula retorne para o Juiz Moro. Lux considera legal os atos parciais e hostis de Gilmar Mendes contra o governo e o PT. O corporativismo, a covardia e a parcialidade tornou-se  a marca dos ministros do STF. Penso que no Plenário do STF, a maioria dos ministros concordará com a decisão de Mendes e manterá a suspensão de Lula para Ministro da Casa Civil. Quem conhece o sistema corrupto, arbitrário, autoritário e violento sabe que nada do que está acontecendo neste país é surpreendente ou espantoso . O ódio, o preconceito, a violência, o racismo contra negros e indios, a inveja,e o sexismo estão latentes na sociedade Brasileira, a internet é um retrato fiel da sociedade brasileira. A divisão da sociedade brasileira  existe há muito tempo, uma parcela desta sociedade desconhece o que seja Democracia, Socialismo e Comunismo, muitos são manipulados como massa de manobra de interesses políticos e econômicos de grupos que querem o Poder a qualquer custo. A elite econômica e a classe média têm a mentalidade escravocrata.

  • resisitir é preciso...
    mas

    resisitir é preciso...

    mas não com meias verdades ou falácias...

    vamos ao essencial, respeitar o verdadeiro estado democratico de direito,

    o direito gasrantista, e não o direito punitivo...

    esqueçam as superficilaidades.

    a essencia é resistir ao golpe....

    o resto é diversionismo... papo furado...

     

  • Declarações e notas nada
    Declarações e notas nada resolvem. É preciso ações concretas. Está cada vez mais claro que esses movimentos têm uma hierarquia oculta, possivelmente com conexões no exterior. A velocidade com que chegaram a porta da casa do Teori so é possível com uma organização forte e estruturada para mobilizar as pessoas rapidamente. As ameaças de morte a um ministro do STF postadas em redes sociais são mais do que suficientes para ensejar a abertura de inquérito imediatamente. P

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago