Associações de procuradores e juízes se juntam para criticar Lula

Foto: Agência Senado
Jornal GGN – Entidades de classe que representam juízes e procuradores em nível nacional se juntaram para criticar o ex-presidente Lula, com declarações que reforçam a ideia fabricada pela grande mídia de que o petista prega desobediência à Justiça.
Em entrevista ao Estadão, o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Roberto Veloso, disse que “a lei deve ser respeitada e quem zela pelo cumprimento da lei é o Poder Judiciário.”
“Ficamos extremamente preocupados quando alguém diz que não vai cumprir uma decisão judicial. E o ex-presidente Lula ainda terá oportunidade de muitos recursos, então esse tipo de argumento infelizmente não é bem-vindo nem pela magistratura nem pelo Ministério Público”, acrescentou.
Em resposta, o advogado de Lula, Cristiano Zanin, informou ao Estadão que “o presidente da AJUFE não foi fidedigno às palavras de Lula. Ele jamais se recusou a cumprir decisões judiciais por mais injustas que fossem. O ex-Presidente sempre respeitou as instituições e os depoimentos coletados em ações judiciais reforçaram atos concretos praticados durante o seu governo para fortalecê-las. Isso não lhe retira o direito de criticar decisões judiciais proferidas no âmbito de processos marcados por flagrantes nulidades e desrespeito à lei (…).”
Ainda assim, o jornal registrou a opinião do presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, que disse que é “natural que o réu reaja, fique insatisfeito, o que não é normal e extrapola o bom senso é ataque constante orquestrado ao Poder Judiciário e as agressões pessoais ao julgador.”
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, disparou que “atacar a Justiça é atacar também a democracia”.
“Não existe perseguição nenhuma, há um trabalho isento feito pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal. O Brasil possui judiciário técnico, isento. O STF, que é atacado em alguns momentos por membros do PT por conta de julgamentos que prejudicaram lideres aqui e ali, é formado majoritariamente por ministros indicados pelos dois ex-presidentes do PT (Lula e Dilma Rousseff). Hoje são 7 dos 11 ministros. Isso não faz nenhum sentido”, avaliou Robalinho, que sempre que pode sai em defesa dos procuradores de Curitiba.
Zanin também apontou que “membros do Poder Judiciário e o Ministério Público não deveriam se unir por meio de associações corporativas para tratar de casos concretos em julgamento, até porque isso é incompatível com o Estado Democrático de Direito e com as garantias fundamentais que tais entidades dizem defender em seus respectivos estatutos.”
Ainda de acordo com o jornal, as associações pretendem formar uma “frente” em defesa de interesses do Judiciário, que inclui derrubar qualquer projeto de lei sobre abuso de autoridade.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • associações....

    Resultado de Anistia de 1979. 40 anos de Redemocratização. 30 anos de Constituição Cidadã. É uma zona só. Cada grupelho, cada quadrilha organizada e apadrinhada ao Poder Público, brigando por seu quinhão na carcaça apodrecida do Estado. Torna-se uma luta de todos contra todos. O Povo assistindo bovinamente. Nossa Farsesca República Democrática tocada a urna eletrônica com botão colorido para Analfabetos pooderem dizer amém à sua escravidão obrigatória. Pobre país limitado

  • A perseguição a Lula pelo poder judiciário

    O presidente Lula tem o direito de criticar um juiz que lhe persegue de forma escandalosa e vil, basta acompanhar e ler a decisão que o condenou e as entidades corporativistas tendem a fechar os olhas para a realidade dos fatos. Há de certo um complo no ambito do poder judiciário para destruis a vida do maior lider politico brasileiro e isto é inaceitável. Dizer que os juizes e procuradores defendem a lei é uma afronta a nossa inteligencia< pois o que mais está ocorrendo são as diversas violações a lei e ao direitos da pessoa humana em diversos casos do juiz de Curitiba e em especial ao caso do ex-presidente>

  • Que moral?

    Que moral tem uma associação que defende o "direito"de os juizes ganharem penduricalhos ilegais e imorais que levam o salário ao dobro do que limita a constituição? E as dezenas de atos descumprindo a constituição? Crimes como a escuta ilegal de presidenta ou de advogados de defesa.

    E lembrem-se: a condenação farsesca do LULA é uma tragédia.

  • Caro Nassif
    Associações de

    Caro Nassif

    Associações de procuradores, OAB, CFM, CRM, maçons, Febraban, PF, CNI, cia, fbi,  empresários, casa grande, donos das grande mídias, ditos jornalistas, FFAA, setores reacionários da classe média, grupos católicos, evangélicos, espiritas, entre outros, querem a cabeça do Lula, servidas numa bandeja, tudo em nome de um Brasil melhor.

    A lista é grande.

    Nem Jesus foi tão perseguido assim.

    Saudações

     

     

  • A mídia tem que aceitar o Lula

    Enquanto não aceitarem que Lula é um grande líder político, amado por milhões de brasileiros.

    A mídia ira sofrer por não aceitar a verdade.

    Enquanto querem destruí-lo a qualquer custo, só irão sofrer tanto quanto o Lula está sofrendo

    de tanta perseguição.

  • São as corporações defendendo
    São as corporações defendendo a si mesmas. Os sindicatos que não ousam dizer seus nomes.
    Essa é uma das razões porque o judiciário disputa cabeça a cabeça com os políticos o título de mais mal visto pela população.
    Notem que eles não defendem o direito, muito democrático, de um réu ou de qualquer um criticar o judiciario. Não basta julgar mal, querem também a imunidade á crítica. É o suprassumo do pensamento fascista.

  • E o povo se

    E o povo se ferrando...

    Funcionários públicos federais terão aumentos na GEAPE, seu plano de saúde...

    E eles insistindo para o público interno - esse brasileiro trouxa que aceita tudo - que está tudo bem, que os juizes estão sempre certos e aplicando divinamente a lei, sendo que lá fora o conceito de suas excelências caiu para o mesmo patamar do bom e ótimo do Temer...

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

3 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

7 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago