Áudio mostra tom de ameaça da Lava Jato contra testemunha

Jornal GGN – Os procuradores da Operação Lava Jato afirmaram que não coagiram a ex-cozinheira do sítio de Atibaia, acompanhada de seu filho de 8 anos. O juiz Sérgio Moro também ignorou a acusação da testemunha. Agora, um novo áudio revela que procuradores tiveram uma abordagem com ameaça a outra testemunha do sítio de Atibaia.
Os procuradores e/ou delegados da Polícia Federal não são identificados no áudio, apenas a testemunha, indicada pelo nome de Edvaldo. O pedreiro já havia relatado que se sentiu constrangido pelas perguntas dos procuradores e que o ameaçaram de ter problemas caso mentisse. A Lava Jato nega irregularidades.
Mas o diálogo indica que os investigadores tentaram tirar informações de Edvaldo Vieira, em visita surpresa à casa da testemunha e supostamente sem mandado judicial, sobre a relação da testemunha com o sítio de Atibaia, se já havia trabalhado no local.
O depoente afirma aos investigadores que não trabalha e não trabalhou no sítio e que tampouco conhece a família Bittar ou João Suassuna, dona da propriedade. É quando um segundo investigador presente afirma: “Sr. Edivaldo, quero deixar o Sr. bem tranquilo. Mas, por exemplo, se a gente chamar o senhor oficialmente para depor daqui a alguns dias e você chegar lá pra mim e falar uma coisa dessas…”.
A declaração mostra que o procurador não somente adotou o tom de ameaça, como também admite que a tomada de depoimento, naquele momento, não era oficial. “Dessas, sobre o que?”, perguntou Edivaldo. “Eu apresento uma série de documentações, ai fica ruim para o senhor, entendeu?”, completou o investigador da Lava Jato.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • procuradores de maldades, de confusão, de terror

    Quais os reais interesses deste tipo de gente com atividade e mentalidade de meganha. Ao invés de usar a inteligência para montar sua peça, ficam resvalando cotidianamente em atitudes de cloaca, causando terror e inquietude a pessoas simples. A c ada dia jogam o país para baixo, a sujeira de suas atitudes deveria envergonhar a si e a seus familiares. 

  • irregularidades de montão...

    porque abordagem e recomendações desse tipo às possíveis testemunhas somente são permitidas para casos de flagrante delito quando a recusa em colaborar com o Estado justifica este tipo de tratamento

    isso é aí é 100% abuso de autoridade e tortura psicológica

    • mas vem do que a gente já cansou de colocar aqui...

      já na investigação eles consideram o Lula condenado

      e por isso que se revoltam e ficam violentos quando as coisas não batem com a sentença já pronta

  • Houvesse um mínimo de

    Houvesse um mínimo de seriedade, ética, verdade e limpeza e essa gente estaria se-desprocurando-no-fundo-de-alguma-cela, né, dona dodge polara? Né, dona carmencita que não cria coragem e vergonha para pautar a prisão em 2a. instância e, muito menos, julgar as suspeições contra o desMoronado no moquifo-cnjotazinho. Haja asco!

  • Esses audios são antigos,

    Esses audios são antigos, rodaram a internet inteira,

     

    dizer que eram desconhecidos é meia verdade.....

  • Nessa moda de fake news, a gravação deixa dúvidas

    mas se for verdadeira, é um horror.

    Parabéns a quem conseguiu gravar (se for verdadeiro). Fake news há por todos os lados. Não digo que seja (aos aparessados),mas toda a cautela é pouco.

  • Ah! não achei coação.

    Não achei, e ponto. Quem tiver suas preconcepções, que ache. E, novamente, pros apressados, sabem como é a tortura numa Alemanha pro grupo Baad Meinhof? Isolam numa sala absolutamente silenciosa, a pessoa fica à beira da loucura. Mas não tamos numa Noruega, Dinamarca, nós mesmos no cotidiano praticamos automaticamente, sem sentir, que estamos sendo autoritários (isso é incorporado por toda a gente, enfim, na nossa "cultura" é detestável abuso, autoritarismo, tais coações, induções). Um dia evoluiremos, dlaqui a muuuito tempo.

    • O aúdio é bem extenso e na

      O aúdio é bem extenso e na versão que eu ouvi teve algumas "recomendações"....

       

      Veja bem, você é um trabalhador do povo e bate na sua porta sem motivo algum "otoridades" dizendo que é melhor voce fazer isso ou aquilo, isso é o que?

  • Tamos precisando de um Recep

    Tamos precisando de um Recep Tayyip Erdoğan urgente aqui "NESSA PORRA" para dar um jeito nesses bandidos que se autointitulam de justiça.

Recent Posts

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

10 minutos ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

21 minutos ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

2 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

2 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

2 horas ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

3 horas ago