Barroso exige retirada de Lula de propagandas do PT à presidência

Ministro do TSE ameaça suspender propagandas eleitorais da coligação “O Povo Feliz de Novo”, atendendo pedido do MPE
Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – Atendendo a um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, exigiu a retirada das imagens de Lula da propaganda eleitoral presidencial da coligação “O Povo Feliz de Novo”, formada pelo PT, PCdoB e PROS, sob ameaça de suspender as transmissões da coligação no rádio e na televisão.
A reclamação do MPE é que os partidos estariam desrespeitando a decisão da maioria do plenário do TSE, proferida no dia 1º de setembro, quando negou o registro de candidatura do ex-presidente. “Mesmo após o transcurso de uma semana da decisão, as propagandas eleitorais da coligação continuam a apresentar Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República, tanto de forma direta quanto indireta”.
Na decisão deste domingo (9), Barroso destacou que o TSE, por 5 a 2, suspendeu também a propaganda com a imagem de Lula como candidato. “As sucessivas veiculação de propaganda eleitoral em desconformidade com o decidido revelam que a atuação da coligação se distanciou dos compromissos por ela assumidos, a exigir uma atuação em caráter mais abrangente”, argumentou.
Entretanto, o mesmo Tribunal aceitou um recurso da defesa do ex-presidente para que fossem impedidas apenas propagandas de atos de campanha mostrando Lula como candidato. Ou seja, Lula poderia continuar participando das propagandas, contanto que não mais como presidenciável e o pedido do MPE abre margem para colocar em dúvida o marketing político do partido ao dizer que a apresentação do ex-presidente como candidato estaria acontecendo “tanto de forma direta quanto indireta”.
O que determina que Lula continua sendo apresentado como candidato do PT de forma “indireta”?
Ainda neste domingo, os advogados de Lula entraram com um pedido no TSE, entregue à presidente da Corte Eleitoral, Rosa Weber pedindo a prorrogação, até o dia 17 de setembro, para o partido apresentar um novo candidato.
A data limite concedida pelo Tribunal no dia 1º de setembro são de dez dias corridos, após o julgamento, logo terminará nesta terça-feira, dia 11. O PT alega que todos os partidos têm, por lei, até o dia 17 para realizar trocas, logo o prazo apertado poderá se configurar como “outra quebra de jurisprudência”.
Redação

Redação

View Comments

  • Barroso mais um funcionário exemplar do sistema Globo

    onde a gente vomita? Eles não vão precisar fraudar as urnas, tudo caminha pra tirarem o PT das eleições :(

  • Lula foi presidente do país
    Lula foi presidente do país por oito anos, quer dizer que o PT está proibido de mostrar a sua administração durante aquele período?

    Sinceramente, é uma das decisões mais contraditórias dessa eleição porca que estamos vivenciando......

  • Justiça: BarrOco terá que fugir pra Miami, rs.
    Esqueceu que devia escolher a calma? Ah, tem coisa mais importante que a calma, cumprir ordens de seus chefes - Globélica e DOJ. Vai acabar virando requisito, tendo o atual STF como precedente, a total pusilanimidade, hipocrisia e subserviência a interesses particulares, para a escolha de novo/as ministro/as.
    Ah, e muitas pitadas de "psicopatia e mau sentimento", além de nenhum respeito à constituição, ao povo e à história do país. A lista de ingredientes é um pouco pior, mas é prudente não dizer toda a verdade enquanto estamos num estado de exceção, afinal, a toga e a baioneta estão apontadas para quem ousa dizer que o rei está nu, ou que o país está sob intervenção de um conluio judicial-militar-midiático com apoio e orientação dos USA. Xii, fala mais baixo que ninguém desconfiou ainda, rs.
    Nunca imaginei que daria razão a Gilmar Mendes em alguma coisa, mas a triste figura de BarrOco conseguiu mais essa derrota para a democracia. Sr. BarrOco, uma das pessoas mais deprimentes da história recente, não está à altura do cargo nem do país, em breve mais um turista brasileiro em Miami, contando moedinhas em seu porão.

    Sampa/SP, 09/09/2018 - 17:14

  • Cada fato similar à este me

    Cada fato similar à este me lembra do "acidente" do Ministro Teori.

    Quem investigou é quem está tomando o poder. ;)

  • Lula a ficha caiu

    Lula deve estar arrependido até a alma de ter se entregue à PF em SBC. Agora ele entende o por que não dveria ter feito o que fez. Depois de tudo o que já aconteceu depois que o Barroso decide isso ai e principalmente depois das declarações do Gal. do exército, acabou qualquer fio de esperança dele ser candidato e o pior libertado. O Brasil acaba definitivamente de ingressar nas trevas.

  • Depois da exceção a censura.

    Recadinho para o censor pavoneado e apavorado :

    Bate panela! Pode bater! Quem tira o povo da miséria é o PT.

    Bate panela! Pode bater! Quem tira o povo da miséria é o PT...

     

     

  • O problema mais grave do
    O problema mais grave do judiciário que quase ninguém fala, é: quem julga os juízes? Deus? Eles mesmos?

  • Globo é uma arma de guerra.
    Globo é uma arma de guerra.

    Acho que a ordem vêm de algo mais ameaçador e coberto de CAMUFLAGEM, se é que me entendem.

  • Ainda não vi o MPF e o TSEj

    Ainda não vi o MPF e o TSE censurarem Jair Bolsonaro em razão do atentado cometido por um evangélico fanático estar sendo usado politicamente. Também não vi ambos limitarem o tempo eleitoral adicional que ele está ganhando da Rede Globo. E vocês?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

7 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

11 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago