Condições na PF são adequadas, mas Lula reclama do isolamento, diz senador

Foto: Ricardo Stuckert
Jornal GGN – Após vistoriar as condições da carceragem da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba, onde Lula está preso desde o dia 7 de setembro, o senador Humberto Costa (PT) informou que as condições físicas são “adequadas”, mas ressaltou que todos os membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado estão preocupados com o “isolamento” imposto ao ex-presidente.
“O presidente frisa o tempo inteiro o problema do isolamento, da condição de estar como se estivesse numa solitária. Ele tem contato apenas com advogados e família, e hoje quebramos essa rotina. O presidente quer que haja a possibilidade de ele ter acesso a outras pessoas e outras pessoas terem acesso a ele”, disse Costa.
“As instalações são adequadas, mas o ex-presidente está completamente isolado, praticamente confinado como se fosse numa solitária. Ele é bem tratado por todos, mas está muito longe do que a gente acha que poderia ser as condições para ele”, acrescentou.
De acordo com Costa, o presidente do Senado será cobrado para que tenha uma “postura mais ativa para permitir no sentido de que nós que somos figuras públicas tenhamos a possibilidade de visitar ele com frequência, assim como podemos visitar qualquer unidade prisional do País.”
Após a visita, o grupo deve produzir um relatório que será apresentado à Comissão e discutido com os demais senadores algumas recomendações para melhorar a situação do ex-presidente, condenado no caso triplex.
De acordo com o senador Capiberibe, Lula “precisa ter diálogo com mais pessoas. É um preso político que tem hoje 30 a 35% da preferência do eleitorado brasileiro. Não é um preso comum, é um preso político.”
“Vamos pleitear no relatório (para que as visitas sejam mais assíduas)”, disse.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

Recent Posts

Caso Tio Paulo: Sobrinha vai responder por tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver

Justiça mandou soltar a acusada, presa preventivamente desde 16 de abril; Polícia Civil pede investigação…

1 hora ago

Acorda Brasil! A hora e a vez da nossa soberania, por Izaías Almada

Ainda é tempo de barrar a insânia e as intenções golpistas iniciadas em 08 de…

2 horas ago

Programa ‘Nova Economia’, da TV GGN, discute a crise do agronegócio

Nassif entrevista o economista agrícola Jean Marc e o especialista em reestruturação financeira Luís Alberto…

2 horas ago

Governo Lula transforma lógica de emendas parlamentares a seu favor

Ao assumir, governo enfrentou obstáculo de findar Orçamento Secreto, mas mantendo apoio dos parlamentares. Hoje,…

2 horas ago

É a segurança, estúpido!, por Roberto Kant de Lima e Lenin Pires

A cada quinzena nossos pesquisadores estarão neste espaço analisando acontecimentos e propostas que dizem respeito…

2 horas ago

Polícia dos EUA usa força para desmobilizar acampamento de estudantes pró-Palestina

Uma onda de protestos contra Israel tomou as maiores universidades dos EUA nas últimas semanas.…

3 horas ago