Defesa de Jefferson pede que ele não vá para cadeia devido ao seu estado de saúde

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Estadão

Réu que denúnciou o esquema foi o primeiro a apresentar recurso nesta leva de embargos; defesa pede que ele seja perdoado devido ao seu estado de saúde

Na primeira leva de mensaleiros que devem ir para a cadeia, o ex-deputado Roberto Jefferson pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o perdão judicial ou ao menos para não ser preso e cumprir uma pena alternativa. Se for preso, argumentam os advogados, Jefferson poderá morrer.

O novo recurso de Jefferson é o primeiro da leva de embargos que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, adiantou que seriam meramente protelatórios. Os recursos devem ser rejeitados, o que abrirá caminho para a prisão imediata de Jefferson e outros 12 condenados que não têm direito a novo julgamento.

Condenado a 7 anos e 14 dias pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson alega que suas declarações à época foram fundamentais para a descoberta do esquema do mensalão e consequente punição dos envolvidos. Apesar disso, sua pena foi reduzida em um terço. A defesa sustenta que, em razão de sua ajuda, a punição poderia ser perdoada ou reduzida em pelo menos dois terços.

“Não há qualquer razão para que não se tenha ofertado ao embargante o perdão judicial nos moldes previstos pela própria Lei de Regência. O que mais se poderia exigir das declarações do embargante?”, questiona a defesa.

Caso não seja perdoado, Jefferson pede para não ir para a cadeia, cumprir pena alternativa ou, em última hipótese, para cumprir a pena em casa. “Tendo em vista o gravíssimo estado de saúde em que ele se encontra”, alegam os advogados, a pena imposta a Jefferson deveria ser substituída por pena alternativa “por uma questão legal e, acima de tudo, humanitária”. Caso contrário, afirma a defesa, a prisão seria para Jefferson “verdadeira pena de morte!”.

Conforme laudo médico apresentado pelos advogados, Jefferson é “portador de Síndrome Metabólica” caracterizada por diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e histórico de obesidade. Além disso, em 2012, Jefferson passou por tratamento para combate a câncer no pâncreas. Desde então, Jefferson toma remédios para diabetes, remédios para pressão e suplementos vitamínicos.

“Ressaltamos que o uso diário das medicações prescritas assim como o acompanhamento médico regular pela equipe assistente são fundamentais para a manutenção da estabilidade clínica do paciente, sob risco de agravamento potencialmente de seu quadro”, afirmam os médicos que o atendem.

Redação

Redação

View Comments

  • lei de gerson

    4 milhoes do partido,correios? reseguro do brasil? tem que ter ar condicionado e mordomosss mais de um 24 horas por dia não é considerado um heroi pelo ministro marco aurelio????

  • É difícil comentar, pois

    É difícil comentar, pois embora tenha pena do ser humano, ao mesmo tempo, acredito que a justiça tem que ser feita. No presente caso ele delatou e não apresentou provas. Apresente as provas contudentes da sua delação, isso talvez amenize o sentimento de vingança e prevaleça a solidadriedade.

  • que soltem todos os presos adoentados!

    o sistema publico de saude será o responsavel pela saude do prisioneiro!  deixa-lo fora para ser tratado com o dinheiro de origem desconhecida seria um premio!  

  • Esse deve se arrepender do

    Esse deve se arrepender do dia em que inventou o Mensalão para a midia. O minuto da fama não vale tudo o que se passou depois. 

  • Coitado do Bob!

     

    Coitado do Bob Jeferson.

     

    Inventou um termo o tal de "mensalão", para tirar de si as atenções sobre corrupção e no fim foi a sua cova.

  • jJeferson

    O MAIS TRISTE E QUE ESSA FIGURA E UM MODELO DA MAIORIA DOS MEMBROS DO
    SEU PARTIDO  PTB E TAMBEM INFELIZMENTE DO CONGRESSO NACINAL

  • A prisão é muito pouco!

     O homem que sem provas, inventou o mensalão, após ser pego em mal feitos nos Correios, que causou imensos sofrimentos que trouxeram mortes e doenças em pessoas que sabemos , decentes, merece muito mais que cadeia. Caiu sempre em contadições e teve o apoio de Ministros que, com certeza, conhecem melhor seu caráter do que nós. Sujeito pequeno, rasteiro, por mim, a prisão é muito pouco! Não importa a doença. Doença maior ele causou ao meu país e à pessoas dignas, que até hoje sofrem com a injustiça que ele ocasionou! Aliás no seu semblante e no modo como fala, sempre esteve escrito o tipo de ser que ele é. Só não reparou quem não quis.

    • E... Complementendo.

      O que fez Jefferson pelo nosso país? Com que contribuiu enquanto se locupletava como político?  Em contrapartida, alguém pode negar o que fizeram, Genoino, Dirceu, Gushiken, Palocci, Delúbio e tantos outros que tiveram suas almas e  honra maculadas por conta desse farsante? Jefferson não é digno de viver em sociedade!

  • Acho que deveriam mantê-lo na

    Acho que deveriam mantê-lo na prisão, pois hidrofobia é transmissível...

Recent Posts

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

45 minutos ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

1 hora ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

1 hora ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

1 hora ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

2 horas ago

O Direito de Julgar no vale tudo do mundo, por Marcelo Henrique

Com que “direito” têm estas inúmeras e incontáveis, pessoas, iguais a nós, de declararem suas…

2 horas ago