Defesa de Jefferson pede que ele não vá para cadeia devido ao seu estado de saúde

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Estadão

Roberto Jefferson poderá morrer se for preso, diz defesa
 
Réu que denúnciou o esquema foi o primeiro a apresentar recurso nesta leva de embargos; defesa pede que ele seja perdoado devido ao seu estado de saúde

Na primeira leva de mensaleiros que devem ir para a cadeia, o ex-deputado Roberto Jefferson pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o perdão judicial ou ao menos para não ser preso e cumprir uma pena alternativa. Se for preso, argumentam os advogados, Jefferson poderá morrer.

O novo recurso de Jefferson é o primeiro da leva de embargos que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, adiantou que seriam meramente protelatórios. Os recursos devem ser rejeitados, o que abrirá caminho para a prisão imediata de Jefferson e outros 12 condenados que não têm direito a novo julgamento.

Condenado a 7 anos e 14 dias pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson alega que suas declarações à época foram fundamentais para a descoberta do esquema do mensalão e consequente punição dos envolvidos. Apesar disso, sua pena foi reduzida em um terço. A defesa sustenta que, em razão de sua ajuda, a punição poderia ser perdoada ou reduzida em pelo menos dois terços.

“Não há qualquer razão para que não se tenha ofertado ao embargante o perdão judicial nos moldes previstos pela própria Lei de Regência. O que mais se poderia exigir das declarações do embargante?”, questiona a defesa.

Caso não seja perdoado, Jefferson pede para não ir para a cadeia, cumprir pena alternativa ou, em última hipótese, para cumprir a pena em casa. “Tendo em vista o gravíssimo estado de saúde em que ele se encontra”, alegam os advogados, a pena imposta a Jefferson deveria ser substituída por pena alternativa “por uma questão legal e, acima de tudo, humanitária”. Caso contrário, afirma a defesa, a prisão seria para Jefferson “verdadeira pena de morte!”.

Conforme laudo médico apresentado pelos advogados, Jefferson é “portador de Síndrome Metabólica” caracterizada por diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial sistêmica e histórico de obesidade. Além disso, em 2012, Jefferson passou por tratamento para combate a câncer no pâncreas. Desde então, Jefferson toma remédios para diabetes, remédios para pressão e suplementos vitamínicos.

“Ressaltamos que o uso diário das medicações prescritas assim como o acompanhamento médico regular pela equipe assistente são fundamentais para a manutenção da estabilidade clínica do paciente, sob risco de agravamento potencialmente de seu quadro”, afirmam os médicos que o atendem.

Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. lei de gerson

    4 milhoes do partido,correios? reseguro do brasil? tem que ter ar condicionado e mordomosss mais de um 24 horas por dia não é considerado um heroi pelo ministro marco aurelio????

  2. É difícil comentar, pois

    É difícil comentar, pois embora tenha pena do ser humano, ao mesmo tempo, acredito que a justiça tem que ser feita. No presente caso ele delatou e não apresentou provas. Apresente as provas contudentes da sua delação, isso talvez amenize o sentimento de vingança e prevaleça a solidadriedade.

  3. que soltem todos os presos adoentados!

    o sistema publico de saude será o responsavel pela saude do prisioneiro!  deixa-lo fora para ser tratado com o dinheiro de origem desconhecida seria um premio!  

  4. Esse deve se arrepender do

    Esse deve se arrepender do dia em que inventou o Mensalão para a midia. O minuto da fama não vale tudo o que se passou depois. 

  5. Coitado do Bob!

     

    Coitado do Bob Jeferson.

     

    Inventou um termo o tal de “mensalão”, para tirar de si as atenções sobre corrupção e no fim foi a sua cova.

  6. A prisão é muito pouco!

     O homem que sem provas, inventou o mensalão, após ser pego em mal feitos nos Correios, que causou imensos sofrimentos que trouxeram mortes e doenças em pessoas que sabemos , decentes, merece muito mais que cadeia. Caiu sempre em contadições e teve o apoio de Ministros que, com certeza, conhecem melhor seu caráter do que nós. Sujeito pequeno, rasteiro, por mim, a prisão é muito pouco! Não importa a doença. Doença maior ele causou ao meu país e à pessoas dignas, que até hoje sofrem com a injustiça que ele ocasionou! Aliás no seu semblante e no modo como fala, sempre esteve escrito o tipo de ser que ele é. Só não reparou quem não quis.

    1. E… Complementendo.

      O que fez Jefferson pelo nosso país? Com que contribuiu enquanto se locupletava como político?  Em contrapartida, alguém pode negar o que fizeram, Genoino, Dirceu, Gushiken, Palocci, Delúbio e tantos outros que tiveram suas almas e  honra maculadas por conta desse farsante? Jefferson não é digno de viver em sociedade!

  7. O pior que tudo que Bob Jeff

    O pior que tudo que Bob Jeff denunciou ficou comprovado na CPI do Correios e no julgamento do STF. Embora, como os mafiosos,  seja um safado, ladrao que denuncia ladra merece 100 anos de perdao.  Embora as mafias sejam diferentes, e’ inescapavel a comparacao de Roberto Jefferson com o italiano Tommaso Buscetta. Ou nao?

     

    1. Incomparável sim! Dom Tomaso

      Incomparável sim! Dom Tomaso Buschetta entregou a máfia para salvar a sua vida, num ato de covardia estrema. Já Bob Jafferson entregou (e se entregou) por pura vaiade e ciumes, ódio de José Dirceu e promessas de muitas horas no PIG.

  8. De uma coisa eu tenho

    De uma coisa eu tenho certeza, se esse triste personagem publico morrer em casa ou na prisão o seu destino sera seguramente o inferno.

  9. Para mim, isso é muito

    Para mim, isso é muito complicado. Essa AP já desgraçou a vida de tanta gente que penso que qto mais réus, independentemente, de coloração partidária, puderem ir sendo afastados do circo,  melhor.  Se é verdade ( e mesmo que não seja ), que Roberto Jefferson, esteja muito doente, não vejo razão – além do ódio e da paranóia punitivista que assolam o plenário do STF e que, via mídia, espalham-se pelo país inteiro – para que vá para cadeia.

    A gente passa a vida toda aprendendo a lutar contra aplicação de penas corporais, salvo em casos em que, de fato, o criminoso, represente perigo para a sociedade e, de repente, justamente, de dentro da mais alta Corte de Justiça do País, sai esse clamor, esse furor carcerário. 

    Em úlima análise, qual foi o crime de Robero Jefferson, gente? Lançar um factóide contra José Dirceu, nada além disso. Disputa políica, pura e simples. Acreditou que Zé Dirceu é que tivesse denunciado o esquema dos Correios e aí partiu pro ataque. O tal de video havia diso produzido pelo pessoal do MPF& Cachoeira e aí, chegamos aqui…

    Com quantos factóides nós lidamos ao longo das campanhas? É sempre o mesmo roteiro, aparece um dossiê,um vídeo, uma ligação telefônica…, a Mídia  escandaliza, espalha… o PSOL  faz o discurso moralista,representa e o MPF denuncia… Caramba, qtas milhares de vezes, a gente já viu isso? O que aconteceu com esse factóide, foi o surgimento do novo ator, o STF, que topou participar e ainda inventou de incrementar a estratégia… Aí, ferrou. Ministros do Supremo Tribunal Federal não só participando, ativamente, do jogo político rasteiro, como, funcionando como árbitro do conflito em que é parte. O crime não foi o do Roberto Jefferson ( não estou falando de Caixa 2; esse já era, está prescrito ); o crime é de quem tentou transformar Caixa 2 de campanha em peculato, corrpução ativa e passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro… Bem, a Mídia nativa é golpista por natureza, foi estabelecida para controlar o Estado, portanto, está fazendo o seu papel ( dentro lei, diga-se, de passagem, pq aqui imprensa pode tudo, gostemos ou não ); O MPF, tem obrigação de fazer a denúncia e acusar sem dó nem piedade, ou seja, está cumprindo sua função; Robero Jefferson, como parlamentar, com imunidade, tb cumpre sua obrigação na disputa política, enfraquecer e/ou desqualificar o adversário que, sentindo-se ofendido, tem o direito de, querendo, processá-lo…. E o STF??? Sua função seria a de arbitrar o conflito. O que faz o STF, por sua própria cona e risco pq, sabiam, desde o início, tratar-se de Caixa 2 de Campanha? Emepnha-se numa luta insana, para transformar Caixa 2 em outros crimes e obter condenações a qq custo, sabe-se lá a serviço de quem. Essa tentativa do plenário do STF é a página mais vergonhosa da História do País, até pq, deixou clara a incompetência de nossos magistrados até para dar Golpe. Os fundamentos foram de uma imbecilidade ímpar e, onde não havia possibilidade de debate jurídico ( de teses, como preferirem ), entrava a agressão pessoal e/ou omissão. Os réus foram atacados, magistrados foram atacados, poderes constituídos, advogados, delegados, juízes, órgãos de fiscalização e controle colocados sob suspeita… A sociedade foi atacada pelo plenário do STF e isso tudo pq e a mando de quem?

    O menos importante dessa AP é o destino dos réus; que aliás, já pagaram por crimes que possam vir a cometer nos próximos 20 anos. O que importa nessa AP é saber a serviço de quem estavam ou estão os que se empenharam em colocar a República como um elefante se equilibrando sobre uma bola. Os que tomaram parte nessa patranha colocaram a República equilibrando-se no destino de 20 pessoas. Hoje o status de República Democrática do Brasil, depende do encarceramento de 20 pessoas; caso isso não ocorra, o STF desintegra e a República desaba… Isso udo pq, meia dúzia de magistrados, atendendo a interesses estranhos, foram covardes e vaidosos o suficiente, para não entregar suas togas na hora de decidir contra seu próprio País. Ainda bem que são togas, se fossem fuzis…

     

     

  10. AO JEFFERSON, AQUILO QUE LHE PERTENCE

     

    Prefiro mil vezes, ver os pusilânimes do stf que sujeitaram-se em montar essa ópera-bufa, na cadeia. Na verdade, esses senhores participaram da mais vergonhosa patranha perpetrada por um bando de togados.

    Com isso, asseguraram à suas biografias um cantinho nalgum valo de aterro sanitário nos confins do inferno, digo, do País.

    Orlando

     

  11. Alguem sabe dizer o que foi

    Alguem sabe dizer o que foi aquela ronxa no olho do Bob Jerfeson, em pleno período de delação.

    Sempre o ogerizei quando via a cara dele na tela do PIG.

  12. Por mim, jamais veria uma

    Por mim, jamais veria uma foto desse homem, nem vivo e mt menos morto, pois sempre mostrou o seu caráter de ladrão,  charlatão e delator de algo que não existiu, mas foi muito bem capitaneado pela nossa indígna imprensa. Como a Cristiana, tb imagino o que foi feito para  aceitação desse circo pelo STF, qual a “história” contada . Será que algum dia saberemos ?

    Nem me importo se ele vai ou não p/ o xilindró,( talvez 1 mezinho já estaria de bom tamanho)  pois creio que já está pagando por toda a inveja  e o mal que fez a algumas pessoas,  como o José Dirceu, o Genoíno , Gushiken, entre outros, além de todo o Partido dos Trabalhadores.

     

  13. Desmentir.

    Na situação deplorável em que deve se encontrar (imagino!) deveria, ao menos, cometer um ato digno: desmentir o que disse de inverdade!

  14. Roberto Jefferson

    Falta-me coragem ou sobra-me compaixão, mais a primeira do que a segunda, uma combinação das duas, quem sabe?. 

    De qualquer maneira, tenho de reconhecer o pensamento algo escabroso, mas que não pude evitar: 

    “Roberto Jefferson poderá morrer se for preso”?

    Irá tarde.

    Irá tarde.

    …………………………………………………………………………..

    Ademais, morrerá (e morreremos) todos, de qualquer forma.

    O que Roberto Jefferson fez na Câmara dos Deputados durantes seus vários mandatos além de defender interesses privados e “dar para receber em troca”? 

    Sua participação na defesa do lobby da indústria de armas, por exemplo, é inesquecível. 

    Seu apoio ostensivo e agressivo ao governo Collor de Mello (com quantos “éles” se faz uma Casa da Dinda?), outra referência de destaque. No quesito, a bem da verdade, ao menos (se por mérito de fidelidade ou por compromissagem excessiva, isso já não sei) não deixou o companheiro da vez “na estrada”. 

    Homem da burocracia partidária, da cúpula do petebismo de Ivete, dos programas sensacionalistas de tardes remotas na TV do Rio de Janeiro, da advocacia criminal, da retórica luxuosa, o que, afinal, justificaria o deferimento do pedido pra lá de dissimulado de clemência? 

    Genoíno é tratado como é, apesar do estado de saúde. Por que razão o Sr. Jefferson, dantesca e hamletiana figura, deve ser tão resguardado? 

    Que venha em campo a tropa de choque, os seus remanescentes, à época dos acontecimentos que resultaram no impeachment collorido, para defendê-lo. 

    Hoje, são os jornais ridiculamente neutros que fazem de conta que Bob ajudou o Brasil. 

    Descanse em paz. 

     

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador