Haddad é alvo de investigação criminal por alterar agenda em trote a Villa

Jornal GGN – A Procuradoria de São Paulo decidiu abrir um procedimento investigatório criminal contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), por conta da alteração de agenda oficial no episódio em que o petista tentou provar a parcialidade do comentarista da Joven Pan Marco Antonio Villa.

O pedido de investigação é assinado pelo procurador de Justiça coordenador Mário Antonio de Campos Tebet e pela promotora de Justiça assessora Rita de Cássia Bergamo. Tebet, em 2015, enquanto procurador geral de Justiça, mandou arquivar uma ação em que um prefeito do DEM era acusado de comprar pneus para a frota de veículos municipal da loja de seu próprio sogro.

No caso de Haddad, o procurador entendeu que o ex-prefeito “inseriu de maneira maliciosa e astuta, declaração não verdadeira em sua agenda oficial, publicada no portal da Prefeitura”.

A ação poderia ser enquadrada no artigo 313-A do Código Penal, que prevê de dois a 12 anos de prisão e multa:

Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000). Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000).

O procurador pediu a notificação de Haddad e manifestação de sua defesa sobre “o que julgar cabível” em até 15 dias.

O ex-prefeito também enfrenta uma ação civil pública pelo mesmo motivo.

No ano passado, Haddad decidiu substituir sua agenda oficial por uma cheia de compromissos inspirados nas agendas de outros políticos, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A ideia era expor que Marco Antonio Villa faria críticas simplesmente por ser tratar de um prefeito petista. No Facebook, Hadda revelou o trote.

“Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de um tal de Marco Antonio Villa, da Jovem Pan. Ultimamente, ele tem comentado minha agenda pública com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco. Acho graça. Mas, hoje, para que os ouvintes tenham uma pálida ideia deste embuste, resolvemos substituir, por algumas horas, a minha agenda pela de outro político, apenas para vê-lo comentar. uma vez na vida, o dia-a-dia de quem ele lambe as botas. Peço desculpas se ofendo alguém pelo procedimento, mas sendo caluniado todos os dias por esse projeto de intelectual, imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo”, escreveu.

Ao Estadão, a assessoria de Haddad escreveu que “a Procuradoria está equivocada porque não houve a divulgação de uma agenda falsa. Divulgou-se apenas uma agenda no padrão de políticos tradicionais, como o presidente da República ou o governador do Estado, que não detalham seus compromissos internos. Nisso que se resumiu a ação. Tão logo esclarecido foi publicada a íntegra da agenda. O ex-prefeito Fernando Haddad desconhece qualquer procedimento ou inquérito do Ministério Público sobre este assunto.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Se preparem petistas, todos

    Se preparem petistas, todos serão a bola da vez. Pensaram que era só o ze dirceu.

    Se depender do mp paulista, Haddad tá ferrado...

    Até o mundo mineral já sabe que mp paulista há muito tempo deixou de ser um orgão imparcial.

    • Do jeito que andam as coisa

      Esse país passou a categoria de párea ridículo entre os ridículos. É capaz de um juíz acatar a acusação, condenar Haddad e jogá-lo na masmorra. Estamos caminhando a passos largos para a idade média.

  • Ainda bem que o ridiculo não mata......

    Se não teriamos uma hecatombe nos nossos poderes(um doce sonho?.....) quer dizer que  se alguem de um executivo qualquer, se engana ou não cumpre a sua agenda, deve ser preso imediatamente......por que não fusilado?Essa galera enlouqueceu.....chama a ambulancia do hospicio.... 

  • Esse MP/SP, é de  "Corar",

    Esse MP/SP, é de  "Corar", até os Delegados Aécistas da Lava-Jato !!!!!

  • Um partido de toga

    A inviabilização do PT pela justiça não conhece limites. A justiça está aparelhada e serve a um único líder. Aquele do norte. Quem pensa que o temeroso manda no Brasil se engana redondamente. O Brasil voltou a condição de colônia, com todas as leis rasgadas e usurpadas. As leis americanas são as que vigoram. Temer, o traidor, não traiu a Dilma. Traiu o Brasil. Traiu a sua pátria, se é que traidor tem pátria. Esses procuradores patetas não se ruborizam de criar um fato insignificante desses. É literalmente o rabo abanando o cachorro. Como se não houvesse mais nada de importante para um procurador do estado, pago com os impostos do povo, se preocupar. 

  • Caça aos petistas

    São patéticos de tanta parcialidade. SP tem tantos problemas, tantos indicios que pesam contra o santo Alckmin e seu governo, o Capez continua tranquilo depois da corrupção na merenda e vão atras de uma brincadeira que fez Haddad, sem consequência grave para ninguém. 

  • Depois dessa quem tinha

    Depois dessa quem tinha alguma dúvida sobre a perseguição política ao PT não deveria ter mais.

    Patético! 

  • LAWFARE

    Caso típico de constrangimento pelo judiciário. Haddad verá mais disso pela frente. Agora todo procuradorzinho de merda é agente político cheio de convicção e mais um soldado para derrotar o PT. Querem inviabilizar o Haddad (e o Lula) eleitoralmente, é óbvio

    Tudo na vida tem um lado bom. Espero que o dessas ridículas ações seja obrigar a esquerda a se unir e assim enfrentar essa baixaria que se avoluma. Já deveria ter feito isso já no tempo do mensalão. Alguem questionou a prisão perpétua do J. Dirceu? A mesma literatura que permitiu a condenação sem prova não permitiria tambem uma ação contra o plenário que o condenou?

    Ou.....o assalto golpista acabará com o Brasil antes disto? 

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

5 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

6 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

6 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

7 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

8 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

8 horas ago