Haddad é alvo de investigação criminal por alterar agenda em trote a Villa

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A Procuradoria de São Paulo decidiu abrir um procedimento investigatório criminal contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT), por conta da alteração de agenda oficial no episódio em que o petista tentou provar a parcialidade do comentarista da Joven Pan Marco Antonio Villa.

O pedido de investigação é assinado pelo procurador de Justiça coordenador Mário Antonio de Campos Tebet e pela promotora de Justiça assessora Rita de Cássia Bergamo. Tebet, em 2015, enquanto procurador geral de Justiça, mandou arquivar uma ação em que um prefeito do DEM era acusado de comprar pneus para a frota de veículos municipal da loja de seu próprio sogro.

No caso de Haddad, o procurador entendeu que o ex-prefeito “inseriu de maneira maliciosa e astuta, declaração não verdadeira em sua agenda oficial, publicada no portal da Prefeitura”.

A ação poderia ser enquadrada no artigo 313-A do Código Penal, que prevê de dois a 12 anos de prisão e multa:

Art. 313-A. Inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000). Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000).

O procurador pediu a notificação de Haddad e manifestação de sua defesa sobre “o que julgar cabível” em até 15 dias.

O ex-prefeito também enfrenta uma ação civil pública pelo mesmo motivo.

No ano passado, Haddad decidiu substituir sua agenda oficial por uma cheia de compromissos inspirados nas agendas de outros políticos, como o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A ideia era expor que Marco Antonio Villa faria críticas simplesmente por ser tratar de um prefeito petista. No Facebook, Hadda revelou o trote.

“Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de um tal de Marco Antonio Villa, da Jovem Pan. Ultimamente, ele tem comentado minha agenda pública com o conhecimento de quem nunca administrou um boteco. Acho graça. Mas, hoje, para que os ouvintes tenham uma pálida ideia deste embuste, resolvemos substituir, por algumas horas, a minha agenda pela de outro político, apenas para vê-lo comentar. uma vez na vida, o dia-a-dia de quem ele lambe as botas. Peço desculpas se ofendo alguém pelo procedimento, mas sendo caluniado todos os dias por esse projeto de intelectual, imagino que os cidadãos tenham o direito de saber quem desonra o jornalismo”, escreveu.

Ao Estadão, a assessoria de Haddad escreveu que “a Procuradoria está equivocada porque não houve a divulgação de uma agenda falsa. Divulgou-se apenas uma agenda no padrão de políticos tradicionais, como o presidente da República ou o governador do Estado, que não detalham seus compromissos internos. Nisso que se resumiu a ação. Tão logo esclarecido foi publicada a íntegra da agenda. O ex-prefeito Fernando Haddad desconhece qualquer procedimento ou inquérito do Ministério Público sobre este assunto.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se preparem petistas, todos

    Se preparem petistas, todos serão a bola da vez. Pensaram que era só o ze dirceu.

    Se depender do mp paulista, Haddad tá ferrado…

    Até o mundo mineral já sabe que mp paulista há muito tempo deixou de ser um orgão imparcial.

    1. Do jeito que andam as coisa

      Esse país passou a categoria de párea ridículo entre os ridículos. É capaz de um juíz acatar a acusação, condenar Haddad e jogá-lo na masmorra. Estamos caminhando a passos largos para a idade média.

  2. Ainda bem que o ridiculo não mata……

    Se não teriamos uma hecatombe nos nossos poderes(um doce sonho?…..) quer dizer que  se alguem de um executivo qualquer, se engana ou não cumpre a sua agenda, deve ser preso imediatamente……por que não fusilado?Essa galera enlouqueceu…..chama a ambulancia do hospicio…. 

  3. Um partido de toga

    A inviabilização do PT pela justiça não conhece limites. A justiça está aparelhada e serve a um único líder. Aquele do norte. Quem pensa que o temeroso manda no Brasil se engana redondamente. O Brasil voltou a condição de colônia, com todas as leis rasgadas e usurpadas. As leis americanas são as que vigoram. Temer, o traidor, não traiu a Dilma. Traiu o Brasil. Traiu a sua pátria, se é que traidor tem pátria. Esses procuradores patetas não se ruborizam de criar um fato insignificante desses. É literalmente o rabo abanando o cachorro. Como se não houvesse mais nada de importante para um procurador do estado, pago com os impostos do povo, se preocupar. 

  4. Caça aos petistas

    São patéticos de tanta parcialidade. SP tem tantos problemas, tantos indicios que pesam contra o santo Alckmin e seu governo, o Capez continua tranquilo depois da corrupção na merenda e vão atras de uma brincadeira que fez Haddad, sem consequência grave para ninguém. 

  5. LAWFARE

    Caso típico de constrangimento pelo judiciário. Haddad verá mais disso pela frente. Agora todo procuradorzinho de merda é agente político cheio de convicção e mais um soldado para derrotar o PT. Querem inviabilizar o Haddad (e o Lula) eleitoralmente, é óbvio

    Tudo na vida tem um lado bom. Espero que o dessas ridículas ações seja obrigar a esquerda a se unir e assim enfrentar essa baixaria que se avoluma. Já deveria ter feito isso já no tempo do mensalão. Alguem questionou a prisão perpétua do J. Dirceu? A mesma literatura que permitiu a condenação sem prova não permitiria tambem uma ação contra o plenário que o condenou?

    Ou…..o assalto golpista acabará com o Brasil antes disto? 

  6. O golpe continua! Haddad saiu

    O golpe continua! Haddad saiu fortalecido da Prefeitura, considerado pela ONU como o melhor prefeito do mundo, e é um forte nome à Presidência em 2018, caso Lula seja impedido de participar. Já passou da hora do Partido dos Trabalhadores partir para cima deste bando de procuradores fascistas e convocar a população às ruas para a defesa da democracia. Estamos com Haddad!!!!

    1. listando uns da fina flor chave de cadeia

      Para cada Haddad temos: FORA TEMER, o seu comparsa arrecadador que se demitiu, o saad falando bem de qualquer pum do usurpador, o Kassab ministro e traidor da Presidenta Dilma, o pato skaf, o beto richa do estado agrícola, jatene da beira do Amazonas, e etc.

      Sei não comparando o estado islâmico é composto de clérigos, os mascates aqui imigrados são os verdadeiros destruidores, covardes pois poderiam…….

  7. Honesticídio de Haddad. Devia

    Honesticídio de Haddad. Devia ter sido cínico como Marco Antonio Villa, dizendo desde o começo que a agenda da prefeitura naquele dia apenas seguia o padrão da do governador, “por exemplo”.

    Mas crime? O fato é que não há crime em publicar a agenda padrão em lugar da detalhada.

  8. E depois….

    não querem a lei de abuso de autoridade.

    Recursos públicos jogados fora!

    Qual o salário desse procurador e promotora?

    Toda a reportagem deveria trazer o custo desses funcionários perdularios. 

  9. 2 X Villas

    Resposta baste plausivel e lógica. A se confirmar – o que me parece bem provavel – o perturbado professor Villas se encalacra duas vezes:

    1) Primeiro, mostra que ele não lia o site oficial do prefeito;

    2) Segundo, que, lendo qualquer coisa que pareça ser real, não tinha o minimo critério para atacar o ex-prefeito; tanto assim que atacava “apontamentos de agenda”, desqualificando-os completamente, quando tais apontamento eram na verdade de outro governante, do partido que diz (ele, Villa)  apoiar.

  10. 2 X Villas

    Resposta baste plausivel e lógica. A se confirmar – o que me parece bem provavel – o perturbado professor Villas se encalacra duas vezes:

    1) Primeiro, mostra que ele não lia o site oficial do prefeito;

    2) Segundo, que, lendo qualquer coisa que pareça ser real, não tinha o minimo critério para atacar o ex-prefeito; tanto assim que atacava “apontamentos de agenda”, desqualificando-os completamente, quando tais apontamento eram na verdade de outro governante, do partido que diz (ele, Villa)  apoiar.

  11. Hadad está na mesma situação

    Hadad está na mesma situação em que já ficaram Gleisi e o marido, e há pouco o parlamentar Lindbergh Farias. 

    Cada um, a seu tempo, mal estiveram em destaque na vida pública, sentiram na pele o ódio dos adversários, a começar pela imprensa, que detesta petistas.

    Visto que em todos esses casos tão similares, quem aparece para sacramentar uma qualquer ação é sempre um magistrado com a mesma linha de raciocinio dos políticos, fazendo política também. Depois de Moro tudo e possível, inclusive mover ações contra quem tem vida ilibada, com história impecável, exemplo para o mundo. Haad entrou e saiu do poder com a mesma cara e coragem de homem de respeito e responsa. Agora, esse Villa é um verdeiro bossal, empregado da Cultura para denegrir imagens de petistas, sem o mínimo pudor. 

  12. seria..

    Obtencao de vantagem: expor o pseudo-intelectualismo de Marco Antonio Villa

    Dano causado: Marco Antonio Villa teve seu pseudo-intelectualismo exposto

  13. O MP tem toda razão

    Afinal de contas o prejuízo aos cofres públicos com tal brincadeira é inestimável . 

    Enquanto isso , um requisição da Justiça suiça solicitando informações sobre a corrupção da ALstom nas licitações do metrô paulista ficou dormindo na gaveta de um procurador por mais de um ano ……..

    Gente nojenta !

      1. Prezada Ana, moro em São

        Prezada Ana, moro em São Paulo desde o nascimento, posso falar com conhecimento: São Paulo só tem bons paulistas, os de verdade e os tucanos, melhores que os de verdade. Atualmente são maioria no estado, elegem em 1º turno qualquer candidato desde que seja “bom”. Há algum preso ? Não !  Indiciado ? Não !  E santos, tem ? Todos ! Mas nem tudo aqui é só alegria, tem um bando que aporta vindo lá de cima, portanto não são paulistas, que só quer bolsa-família, só quer filho para aumentar a bolsa, e nada de trabalhar. Empregada doméstica ? Faxineira ? As atrevidas querem ganhar salário mínimo ! Só nos resta a esperança de que, ao menos na capital, o novo alcaide acabe com essa raça, ou ao menos a esconda. E saiba de mais uma, o ex-alcaide, que só fez bobagem como abrir a Paulista aos domingos, diminuir velocidade em marginais e pista para bicicletas, desempregado que está e criminoso que é, chefiará a facção FDSDE, Família do Sudeste.

          1. Queira me perdoar, Pedro, mas

            Queira me perdoar, Pedro, mas se você não entendeu a ironia é porque não é paulista, e nesse caso também está perdoado. Mas se você é paulista, é dos bons, só que do grupo dos santos tucanos. Abs.

          2. Ironia

            Confesso que li seu comentário sem querer ler. E, se errei, peço desculpas. No entanto, para mim, seu texto continua esquisito. Além disso, vc é contumaz quanto a errar nomes.

          3. Esquisito é o que não

            Esquisito é o que não entendemos. Para mim, esquisitíssimo é São Paulo eleger Doria em vez de Haddad.

  14. LAWFARE

    Pessoal, isso é LAWFARE…

    Não importa se o investigado/denunciado irá ser ou não condenado ao final… O que importa é enquadrar o “inimigo” em qualquer artigo do Código Penal que seja mais ou menos pertinente ao “crime” cometido por ele e deixar a mídia fazer o jogo sujo de repetir diuturnamente que fulnao ou cicrano responde a processo tal e qual e que se está investigando isso ou aquilo…

    Enquanto se toca este barco, a reputação do “inimigo” é chamuscada e destruída aos poucos, formando-se o convencimento da opinião pública e a condenação antecipada do indivíduo…

    Tudo vai parecer LEGAl, tudo vai parecer “FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES”… mas, no fundo, o objetivo é só DESTRUIR o inimigo perante uma sociedade facilmente manipulável…

    Vejam:

    http://www.englishexperts.com.br/forum/significado-de-lawfare-t55368.html

    https://jornalistaslivres.org/2016/10/movimentos-sociais-prestem-atencao-essa-expressao-em-ingles-lawfare/

  15. Mário Antonio de Campos Tebet

    Mário Antonio de Campos Tebet e Rita de Cássia Bergamo, vão procurar o que fazer e que justifique os altos salários que a sociedade lhes paga sem que verdadeiramente mereçam.

    Sugestão:

    Existe um imenso número de variados crimes mais graves, praticados por facções criminosas conheidas, que vão desde o tráfio de drogas, passando por roubo a bancos e carros fortes.

    Deixem de fazer proselitismo político e e façam o que lhes é cobrado pela sociedade.

    QUEM LHES PAGA O SALÁRIO É A SOCIEDADE E NÃO O PSDB, capicce?

  16. Qual o intrumento processual

    Qual o intrumento processual adequado para requerer ao meretissimo procurador a procurar uma rola e sentar em cima dela urgentemente? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador