Janot, a síndrome de abstinência de um ex-PGR, por Luis Nassif

Quando Rodrigo Janot saiu da Procuradoria Geral da República, e deixou de ser centro das atenções da imprensa, sua vida desmoronou. As mudanças foram percebidas pelos poucos amigos que conservou em Brasília e pelos parentes em Belo Horizonte. Entrou em crise profunda, mostrando-se inconformado com a perda de visibilidade.

Aceitou lecionar na Colômbia – país latino-americano ao sul dos Estados Unidos – e abriu uma conta no Twitter. E tratou de aprofundar a participação na Atlantic Council, o centro de lobby norte-americano especializado em oferecer miçangas, cargos em seu Conselho Deliberativo à indiarada do continente sul.

No Twitter, tratou de disparar críticas contra sua sucessora Raquel Dodge, a quem dedica um ódio pertinaz e anterior à sua nomeação. Durante a campanha pela lista tríplice do Ministério Público Federal, aliou-se à Globo para uma jogada de baixo nível, acusando Dodge de boicotar a Lava Jato com uma proposta que não alterava uma transparência sequer o Power Point de Deltan Dallagnol.

Não bastou. E eis que o bravo Janot, o homem que se especializou na micro-micro-gestão do MPF, resolveu se candidatar a um dois dois cargos do Conselho Superior do Ministério Público. Cujas eleições serão nos próximos dias.

Vieram as especulações. Sua intenção seria confrontar Dodge nas reuniões do Conselho; seria retomar o protagonismo perdido.

Que nada! A intenção única foi a de lhe dar a oportunidade de desistir, uma semana depois, e poder informar a toda a categoria que o motivo da desistência é sua tonitruante carreira internacional, com um “crescimento vertiginoso” dos convites para palestras.

Apreciem melhor esse primor de nota:

“Durante o período que passei nos EUA, os convites se avolumaram. Tal circunstância me levou a reexaminar responsável e detidamente as agendas das atividades de subprocurador-geral, conciliadas com a de conselheiro, a da carreira acadêmica que venho trilhando desde o fim do mandato de procurador-geral e a dos chamamentos para as palestras, as duas últimas, sob a ótica desse crescimento vertiginoso. Ficou claro para mim que precisaria fazer uma escolha.”

“No atual momento, me parece mais útil ocupar os espaços fora da instituição para denunciar os ataques sistemáticos contra o modelo de combate à corrupção consolidado pela Lava Jato é a opção mais acertada para um ex-PGR”. 

O Brasil merece isso? Merece. É um país que há muito tempo perdeu totalmente a dimensão do ridículo.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • "Aceitou lecionar na Colômbia

    "Aceitou lecionar na Colômbia – país latino-americano ao sul dos Estados Unidos – e abriu uma conta no Twitter. E tratou de aprofundar a participação na Atlantic Council, o centro de lobby norte-americano especializado em oferecer miçangas, cargos em seu Conselho Deliberativo à indiarada do continente sul."

      KKKKKKKKKK!!! Nassif, Nassif... quando você é bom, é ótimo; quando é mau, é espetacular, hehehehe...

  •   Bom, se até o Moro, com

      Bom, se até o Moro, com aquele inglês no mínimo cômico, pode fazer  - AHAM - palestras no exterior (as dele são de verdade, ao contrário das de um Lula ou um Clinton), por qual motivo Rodrigo Janus, digo, Janot não poderia?

      De qualquer modo, o ego é mesmo traiçoeiro. Agora Janus, digo, Janot pode alegar ter aberto mão de algo em vez de se ver reduzido sem qualquer consolo ao seu tamanho verdadeiro, algo entre um grampo de cabelo e um cupim.

  • ex.

    Triste fim para um golpista.

    Os golpistas merecem isto? Merecem.

    Merecem mais. Queimar juntinhos no fogo do inferno, por ex. Todos juntos, sejumoros, tremeres, jucas, supremos de phrangos, laércios, fegaces, milicos, cunhas, globos, zóias, estadinhos, falhas, com o kapeta, com tudo!

    • Não adianta a turma se

      Não adianta a turma se esforçar, caro Emerson, assim como não há golpe sustentável, nenhum dos protagonistas golpistas conseguirá mais do que o fundo lodoso dos poços da história. O pessoal do dólar usa e joga fora: cadê a Janaína Paschoal, por exemplo?

  • Nassif, se Mefistófeles
    Nassif, se Mefistófeles existe, não sei...... Mas algumas pessoas, como Joaquim Barbosa, Janot, Dallagnol, Moro, Barroso, Fachin, Carmen Lúcia, delegada Érika, delegado ìgor e assemelhados, dispensa~m a existência real do tentador, por trazê-lo, inteiro e na essência dentro de si mesmos....
    .
    O Mefistófeles que devora a alma de Janot me parece particularmente cruel. De comum e mediano funcionário público, primeiro mendiga a atenção até de Lula, para ganhar o prêmio maior - o que o fez ter uma reação de fúria ao afirmar com revolta e nojo "que nada devia ao Lula".....
    .
    Como todo ser covarde, frio, calculista, lembro perfeitamente que começou sua atuação discreto, testando até onde poderia ir, cometendo suas maldades "com leveza", a ponto de Dilma reconduzi-lo, o que foi um erro absurdo é claro, mas não deixa de ser verdade que o sr. Rodrigo Janot se escondia bem em sua discrição.
    .
    Foi no segundo mandato, com a Lava Jato disparando em tom, poder, força, autoridade absolutos, que a máscara caiu, e toda a indignidade de Janot veio à luz, como uma fome, um fome como poucas vezes eu tinha visto em alguém, fome de PODER e FAMA, a coisa dos "tapinhas nas costas" dos colegas de trabalho, os afagos da Globo, dos jornalões, os cartazes com que era recebido nas ruas, com o apoio às suas ações.
    .
    Posso até ver seu Mefistófeles interno, lá de seu inconsciente perturbado, atiçando-o, perversamente: "Vai Janot, o país está sem controle, faz o que quer, amigão! Você e o Moro "tão podendo", manda ver, coloca os empreiteiros na cadeia, Pallocci na cadeia, arranca deles o prêmio maior, o molusco, o analfabeto, o babaca do Lula...."
    .
    E um Janot extasiado, enfeitiçado, o ser mediano alçado a um dos dois homens mais poderosos do país, recebido por figurões dos EUA, sua paixão enrustida, fazendo parte de um golpe de Estado, o ghozo imenso de depor uma presidente e botar o outro na cadeia. É pouco ou quer mais...?
    .
    Servidores públicos de carreira se esquecem facilmente o que e quem são.... se esquecem que lhes falta carisma, genialidade, aquela "coisa especial" que faz de um artista, um intelectual, um político, terem uma carreira que "é para a vida toda"..... São "homens de exceção", e essa é a trágica e perversa armadilha que os Mefistófeles internos dessa gente lhes prega: fazem-nos se "esquecer de quem são de verdade".... Não lembram o óbvio - que a eternização do homem comum só pode ocorrer em uma circunstância: quando presta serviços ao seu povo, ao seu país, banhados de verdade, justiça, sabedoria, conhecimento, enfim, o que realmente "permanece para sempre".... Por isso, só para citar UM exemplo, Sobral Pinto tornou-se de "um advogado a mais", num SÍMBOLO ETERNO de didnidade, sobriedade, justiça..... Que herança deixou Rodrigo Janot.......?
    .
    É a resposta a essa pergunta (que suspeito que ele saiba, bem lá no fundo de sua alma....) que o atormenta, que o faz cair nesse papel tão absurdamente ridículo, de ter que "falar bem de si mesmo"......
    .
    Pobre Janot...... Seu Mefistófeles, sádico como todos os demonios, deve estar a sorrir, bem agora.....

  • O Brasil é bem maior que isso.

    Impressionante! Não tem uma única pessoa dentre as operadoras dessa investida de agora do golpe do dólar contra estados nacionais, que não seja pequena. Acho bem coerente. Afinal só para entrar no golpe a pessoa já precisa ser mirrada e mesquinha, tão mínima que se dobre às pessoas que cuidam de uma moeda tão porcaria quanto a que se tornou esse dólar, pessoas também de uma pequenez inconteste.

    (***)

    Acabei de ler uma notícia dando conta de que um juiz de Petrópolis, via Facebook, incita as pessoas a agredirem a Sen. Gleisi Hoffmann. Não fosse o crime de incitação ao crime suficiente para esse juiz perder seu cargo, precisa ver só o jeito dele se expressar... uma pobreza só.

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/juiz-sugere-que-algum-brasileiro-de-cusparada-no-meio-da-fuca-ou-chute-no-abundante-traseiro-de-gleisi/

  • Golpista patético vai dar palestra pra quem?

    Ele e Moro agradam a CIA e aos fascistas, já viu fascista tendo atividade cultural? Imagina público de fascista ir a palestra???

  • Eugênio Aragão ... tudo que vc falou dele ...

    Taí.. comprovado! Vai derreter que nem um picole no asfalto quente. Castigo para golpistas. Outros irão. Só termos um pouquinho de paciência! O menino do Rio já virou pó. Que castigo hein .. Muitos não acreditam, mas o Altíssimo existe sim. Ele só não faz as coisas no nosso tempo! 

  • Andre élebê .. esse Nassif é o cão chupando manga!

    Deixa ele nervoso pra ver! Nem chá de capim cidreira  acalma o homi... 

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago